Os aplicativos de transportes, como Uber e 99, são uma mão na roda e isso vale até para quem tem carro e prefere, em diversas ocasiões, fazer as viagens como passageiro, não como motorista.
Seja para aproveitar o tempo de viagem adiantando até reuniões online, seja para economizar mesmo, usar esses apps facilita a vida, sim, mas é preciso estar atento aos horários de pico no Uber, por exemplo.
Estamos falando daqueles horários em que é quase impossível utilizar o serviço em virtude da chamada tarifa dinâmica. Sabe aquele valor mais alto que é cobrado do passageiro e que sobe conforme aumenta a demanda por viagens?
E, acredite: muitas vezes, nos horários de pico do Uber, o preço chega a ser dez vezes mais alto.
Para que seja possível sair fora dessa situação, tirando o melhor proveito desses serviços de transporte, a gente preparou este conteúdo completinho. Confira!
Quais são os horários de pico do Uber?
Antes de tudo, já guarda aí quais são os horários de pico do Uber para fugir da tarifa dinâmica:
- 1ª Hora do rush: entre 7h e 9h
- 2ª Hora do rush: entre 17h e 19h
- Sábado à noite: entre 20h e 22h (em capitais)
- Domingo de manhã: entre 10h e 12h (áreas de litoral)
Reparou que até nos fins de semana tem horário de pico para esses aplicativos?
Isso ocorre pois, além de menos carros disponíveis, há aumento na procura por viagens para as baladas, elevando o preço das viagens, quer dizer, disparando.
Aos domingos, então, quando menos motoristas ainda saem para as ruas, muitas vezes os preços ficam mais altos o dia inteiro, entrando em cena a famosa tarifa dinâmica.
Por dentro da tarifa dinâmica
Sabe como funciona a tarifa dinâmica? A gente explica usando exemplos, tá?
Primeiro cenário: imagina uma região da cidade que tenha 100 carros disponíveis no Uber e 90 usuários solicitando o serviço pelo app. Tudo perfeito, com oferta de carro maior do que a procura. Adios, tarifa dinâmica!
Segundo cenário: pode ser o fim do expediente de trabalho, o término das aulas na faculdade, a saída de um show, uma tempestade no fim da tarde, enfim, de um minuto para o outro 500 pessoas solicitam corridas pelos apps, mas há apenas 100 motoristas disponíveis. O que ocorre? Ela, a tarifa dinâmica, que eleva o preço das corridas nos aplicativos de transporte.
Dicas para pagar menos nas corridas
- Antecipe-se. Quando possível, solicite sua viagem antes dos horários de pico do Uber;
- Caso não seja possível e o preço já esteja um pouco mais alto, não hesite em chamar. A tendência é sempre aumentar mais;
- Sempre compare os preços entre os aplicativos de transporte, como Uber, 99, In Driver, entre outros. Nem sempre todos estão com preços elevados;
- Caso os valores estejam demorando para baixar, consulte também os aplicativos de táxi. Muitas vezes é mais barato e rápido;
- Fique atento aos códigos promocionais dos aplicativos;
- Divida a viagem com um amigo ou colega de trabalho;
- Preste atenção no ponto de partida. Muitas vezes, apenas atravessando uma avenida, você evita um retorno distante e engarrafado;
- Use benefícios de cartão de crédito e programas de pontos;
- Cadastre-se no Uber Pass para conseguir viagens mais baratas.
Categorias mais em conta
Vale também sempre comparar as categorias dos apps. Tanto a 99 quanto a Uber contam com categorias com valores mais acessíveis e que tendem também a ter maior contingente de motoristas à disposição, que são a 99Pop e a Uber X.
Essas duas categorias, quando aliadas aos códigos promocionais, tendem a ter corridas com valores muito atrativos.
Outra categoria, como a 99Poupa, oferece até 30% de desconto em corridas realizadas em horários alternativos, aqueles fora dos horários de pico do Uber.
Já a Uber Juntos oferece a possibilidade de dividir a tarifa da corrida com pessoas que estão indo, mais ou menos, para os mesmos lugares.
Quando o passageiro mantém uma média de avaliações alta (acima de 4,9), pode receber um upgrade para Uber VIP. Nessa categoria os valores das corridas são os mesmos que o X, mas é possível viajar em veículos mais confortáveis e com motoristas mais bem avaliados.
O que não fazer no Uber
O mínimo de educação e cordialidade é fundamental quando qualquer tipo de serviço é usado. Entretanto, não é raro os passageiros criarem problemas durante as viagens.
Aqui estão as principais queixas dos motoristas de apps:
- Deixar o motorista esperando
- Sujar ou molhar o carro
- Consumir bebida alcoólica durante a corrida
- Comer algo de cheiro forte no carro
- Bater a porta com força
- Pedir para o motorista esperar enquanto vai a algum lugar
- Colocar o local de partida/destino errado
- Pedir para transportar mais gente do que cabe no carro
- Ser grosseiro
Qual a sua experiência com o uso desses aplicativos de transporte? Ou prefere mesmo só sair com carro próprio?
Conta para a gente! Também estamos à disposição quando o assunto é seguro de carro ou moto. Afinal, sair de casa com o seu veículo só com o seguro auto como companheiro
Última atualização em 10/09/2024