Skip to main content

Quais são os horários de pico nos apps tipo Uber?

Por 29 de setembro de 2022Mobilidade
melhor carro para uber

Quem usa aplicativos de transportes, como Uber e 99, sabe que em determinados horários fica quase impossível utilizar o serviço. É a chamada tarifa dinâmica, que sobe conforme aumenta a demanda por viagens. Muitas vezes, nos horários de pico do Uber, o preço chega a se multiplicar por até 10 vezes.

Cotação online de Seguro Auto

Como acontece a tarifa dinâmica?

Imagine uma região que tenha 100 carros disponíveis e 90 usuários solicitando o serviço. Tudo perfeito, com oferta maior do que a demanda. De repente, como em um passe de mágica, o cenário muda totalmente.

Fim do expediente de trabalho, término das aulas na faculdade, saída de um show, uma tempestade no fim da tarde. De um minuto para o outro, são 500 usuários solicitando corridas e apenas 100 motoristas disponíveis. Assim surge o preço dinâmico dos aplicativos de transporte.

Quais são os horários de pico do Uber?

  • 1ª Hora do Rush: entre 7h e 9h;
  • 2ª Hora do Rush: entre 17h e 19h;
  • Sábado à noite: entre 20h e 22h (em capitais);
  • Domingo de manhã: entre 10h e 12h (no litoral).

Chegou fim de semana e todos querem diversão

Inclusive os motoristas. Assim, como menos carros disponíveis e uma demanda aquecida pelas baladas, o preço das viagens dispara. Aos domingos, quando menos motoristas ainda  saem para as ruas, muitas vezes os preços ficam mais altos o dia inteiro. Aí não há muito o que fazer.

Dicas para pagar menos nas corridas

  • Antecipe-se. Quando possível, solicite sua viagem antes dos horários de pico do Uber;
  • Caso não seja possível e o preço já esteja um pouco mais alto, não hesite em chamar. A tendência é sempre aumentar mais;
  • Sempre compare os preços entre os aplicativos de transporte, como Uber, 99, In Driver, entre outros. Nem sempre todo estão com preços elevados;
  • Caso os valores estejam demorando para baixar, consulte também os aplicativos de táxi. Muitas vezes é mais barato e rápido;
  • Fique atento aos códigos promocionais dos aplicativos;
  • Divida a viagem com um amigo ou colega de trabalho;
  • Preste atenção no ponto de partida. Muitas vezes, apenas atravessando uma avenida, você evita um retorno distante e engarrafado;
  • Use benefícios de cartão de crédito e programas de pontos;
  • Cadastre-se no Uber Pass para conseguir viagens mais baratas.

Categorias mais em conta

Sempre compare as categorias. Tanto a 99 quanto a Uber contam com categorias com valores mais acessíveis e que tendem também a ter maior contingente de motoristas à sua disposição, que são a 99Pop e a Uber X.

Essas duas categorias, quando aliadas aos códigos promocionais, tendem a ter corridas com valores muito atrativos, que muitas vezes são até mais baixos que as passagens de ônibus da sua cidade.

Outra categoria, como a 99Poupa, oferece até 30% de desconto em corridas realizadas em horários alternativos, aqueles fora dos horários de pico do Uber. Já a Uber Juntos oferece a possibilidade de dividir a tarifa da corrida com pessoas que estão indo, mais ou menos, para os mesmos lugares. Assim, você pode conhecer pessoas novas e ainda aproveitar para rachar a tarifa, conseguindo um 99 ou Uber mais barato.

Quando você mantém uma média de avaliações alta (acima de 4,9), você pode receber um upgrade para Uber VIP. Nessa categoria os valores das suas corridas são os mesmos que o X, mas você viaja em veículos mais confortáveis e com motoristas mais bem avaliados.

O que não fazer no Uber

O mínimo de educação e cordialidade é fundamental quando utilizamos qualquer tipo de serviço. Entretanto, não é raro os passageiros criarem problemas durante as viagens. Veja abaixo as principais queixas dos motoristas:

  1. Deixar o motorista esperando
  2. Sujar ou molhar o carro
  3. Consumir bebida alcoólica durante a corrida
  4. Comer algo de cheiro forte no carro
  5. Bater a porta com força
  6. Pedir para o motorista esperar enquanto vai a algum lugar
  7. Colocar o local de partida/destino errado
  8. Pedir para transportar mais gente do que cabe no carro
  9. Ser grosseiro

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 29/09/2022

 

Deixe uma resposta