Contratar um seguro para o seu carro é a forma mais inteligente de mantê-lo protegido em diversas situações como roubo, furto e acidente. Mas, é claro que tudo fica ainda melhor quando dá para parcelar meu seguro.
Afinal, o benefício de manter o seu veículo bem cuidado pode ser dividido em pequenas parcelas. Isso ajuda a não vão apertar o seu orçamento do mês.
Se você está para fechar o seu seguro auto e quer saber quais são as vantagens de parcelar, fique com a gente!
Se sua dúvida é como parcelar meu seguro, vamos explicar tudo sobre como você fazer isso e dar dicas para você não perder a vigência.
É vantagem parcelar meu seguro?
A sua questão é contratar um seguro, mas não pesar no orçamento? Então, a opção de parcelamento do valor do prêmio (o total que é pago pelo seguro) deve sim ser considerado como uma boa opção.
Afinal, parcelar é uma maneira prática de manter as finanças mensais em equilíbrio (e o seu bolso agradece).
As condições de pagamento e parcelamento do valor do seguro auto são de critério de cada seguradora.
Porém, separamos algumas condições mais comuns:
- Há seguradoras que oferecem seguro compreensivo (aquele que engloba várias coberturas numa mesma apólice). Nesse caso, geralmente costumam trabalhar com um parcelamento que pode chegar em até 10 vezes;
- As parcelas para seguros mais simples, como o seguro contra roubo e furto, podem chegar a até 12 vezes sem juros.
Como posso parcelar meu seguro?
As seguradoras trabalham, basicamente, com três modalidades de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito. E quem optar por qualquer uma delas, poderá pagar o valor do seguro de forma parcelada.
Como vimos anteriormente, o número de parcelas pode variar de seguradora para seguradora. Esse número também pode ser alterado de acordo com o tipo de seguro.
Se parcelar meu seguro é a sua escolha, basta decidir em quantas vezes. Para isso, vale a pena considerar a forma que mais se encaixa no seu dia a dia e no seu orçamento mensal.
Mas, quem for parcelar o valor do seguro, deve ficar atento e levar em consideração alguns pontos importantes, que veremos a seguir:
Pagamento parcelado do seguro tem juros?
Bom, este é um ponto importante que deve ser avaliado com cuidado. Mas, nem sempre a opção de parcelar meu seguro incidirá no pagamento de juros.
Para encontrar as melhores oportunidades, no momento da cotação do seguro junto à sua corretora, verifique quais são as alternativas. Normalmente, as variações estarão condicionadas à modalidade de pagamento e ao número parcelas escolhidos.
Por exemplo: se o contratante do seguro usar o cartão de crédito ou débito automático poderá ficar livre da incidência de juros.
Para essas modalidades, é possível encontrar entre as seguradoras parcelamentos que variam entre seis e 10 vezes sem juros, chegando até 12 vezes!
Já no caso de pagar com boleto, o mais comum é haver o acréscimo de juros. Isso porque as seguradoras cobram pela emissão deste documento. Desta forma, independentemente do número de parcelas, o segurado terá de desembolsar um pouco mais a cada mês.
Para saber quais seguradoras podem lhe oferecer as condições de parcelamento mais vantajosas, peça uma cotação online de seguro auto com a Bidu.
Ao receber os resultados, basta clicar no botão “mais opções de parcelamento”. Assim, fica mais fácil escolher a alternativa que melhor se encaixa em suas necessidades.
E quem vai pagar Seguro Auto à vista?
Quem opta por pagar o seguro à vista fica livre do acréscimo de qualquer valor adicional como multas e juros.
Ainda nesta modalidade, vale a pena verificar também se é possível obter descontos. Fique atento!
Quais os cuidados devem ser tomados no parcelamento do seguro?
Pagar o seguro parcelado implica em alguns pontos de atenção.
Quem usar o cartão de crédito ou débito tem a vantagem de saber que a quitação do seguro ocorrerá sempre em dia. Basta repassar à seguradora os dados do cartão de crédito ou da conta bancária uma única vez. Aí então as cobranças serão feitas automaticamente, no dia acordado.
Mas, quem escolher o boleto bancário, deve ficar atento. Isso porque essa opção exige que seja realizada uma ação para que o pagamento seja efetuado.
Por isso, quem esquecer ou pagar o boleto em atraso pode ter de lidar com algumas implicações. Entre elas está ter a cobertura do seu seguro reduzida por inadimplência.
Isso significa que, em caso de sinistro, o segurado terá direito à uma cobertura na proporção do valor pago até aquele momento.
Não paguei o parcelamento, como calcular a vigência do seguro?
A redução da vigência por inadimplência será calculada, percentualmente, de acordo com a tabela presente nas Condições Gerais do Seguro.
Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar neste exemplo. Se o segurado quitou 50% do valor do seguro até o momento em que ficou inadimplente, ele terá uma cobertura referente a 120 dias.
É importante saber que as seguradoras sempre utilizam esse mesmo referencial de cálculo como base. Mas se você não é muito bom de conta, fique tranquilo. Os clientes da Bidu Corretora podem entrar em contato para que este cálculo seja feito, especificamente, em cada caso.
Vigência do seguro e parcelamento é a mesma coisa?
Quem adere a opção de parcelar meu seguro pode ter esta dúvida. Afinal, a vigência fica condicionada ao número de parcelas de um seguro?
A resposta é não! Essas são duas coisas bem diferentes:
A vigência do seguro está relacionada ao período que o seguro irá oferecer proteção ao seu veículo. Este período é previamente firmado em contrato, mas o mais comum é que a vigência da apólice dure por um ano.
Já a quantidade de parcelas para a quitação do valor do seguro diz respeito somente ao período em que o segurado irá fazer o pagamento do prêmio. Ela pode variar de seguradora para seguradora e, também, de acordo com o tipo de seguro.
Portanto, vigência do seguro é uma coisa bem diferente da quantidade de parcelas definidas para o pagamento do prêmio. Fique atento!
Para não fechar um seguro com dúvidas, na hora de contratar um seguro auto, conte com uma ajuda especializada para ter todo o suporte necessário: da cotação, à assinatura da apólice.
A Bidu Corretora pode lhe ajudar! Clique aqui e saiba como contratar seguro auto parcelado.
Última atualização em 04/02/2020