Skip to main content

Como é calculado o preço do seguro de meu veículo?

Por 25 de maio de 2015maio 18th, 2021Mobilidade
imagem de chave de carro para texto sobre preço do seguro e seguro auto jovem

Chega a hora de renovar ou fazer um seguro novo do seu carro. Pode parecer simples, entretanto, antes de apresentadas as cotações com os valores, o cálculo do seguro auto envolve um enorme cruzamento de informações e variáveis. Quer saber como funciona o preço do seguro? Então me acompanhe!

Cotação online de Seguro Auto

Com calcular o preço do seguro

Para determinar o preço final do seguro, conhecido como prêmio, as seguradoras fazem uma avaliação do risco de lhe ter como cliente. Quanto maior o risco, maior o preço. Em alguns casos, as companhias podem desistir de segurar o veículo se constatarem um risco muito elevado.

Para determinar o risco, é feito um questionário com as especificações do carro, informações e hábitos do cliente. É o Questionário de Risco, uma parte fundamental para o cálculo do seguro auto que deve conter apenas dados verdadeiros e corretos. Se identificar alguma inconsistência, a seguradora pode cancelar o seguro e, em caso de fraude no sinistro, até processar judicialmente o cliente.

O “peso” de cada informação do seu perfil não é igual em todas as seguradoras. A mesma marca ou modelo de carro pode possuir uma quantidade de sinistros diferente em duas seguradoras, o que faz com que o risco seja maior e o valor do seu prêmio fique mais alto em uma do que na outra. E são diversas variáveis que interferem no cálculo do seguro auto. Conheça algumas delas:

Modelo do Veículo

O modelo do carro é um dos principais itens na cotação. Não é regra, mas quanto maior o valor de seu veículo, mais caro você pagará pelo seu seguro, pois maior será a indenização a ser paga pela seguradora em caso de roubo, incêndio ou colisão. Além disso, como dito acima, cada seguradora atribui um risco específico por modelo, a depender do comportamento de sua carteira própria.

Local de Residência

O CEP do local de pernoite do veículo também é fundamental na precificação do seguro. Se o endereço tem muitos roubos ou furtos, o custo será mais alto. O mesmo vale para o CEP do trabalho. Uma região muito movimentada ou sujeita a alagamentos resultará em um custo de seguro mais alto.

Grandes áreas urbanas tendem a ter taxas mais altas de criminalidade e, portanto, as seguradoras consideram os moradores de tais áreas com mais risco de sofrer um roubo que moradores que residem em cidades menores.

Idade e Experiência

Quanto mais jovem ou inexperiente o segurado, maior a probabilidade de colisão. Este é um dado estatístico que leva em conta a média de ocorrências por faixa etária de segurados. E, condutores entre 18 e 25 anos estão entre os de maior risco no cálculo do seguro auto.

Da mesma forma, quanto menor for o tempo de habilitação, maiores as chances de colisão. Por estes motivos, seguro de veículos conduzidos por pessoas mais jovens e inexperientes tende a ter um preço maior do que os realizados para pessoas com mais idade e/ou tempo de habilitação.

Sexo e Estado Civil

Sexo e estado civil também são de grande importância para calcular seguro auto. Estatisticamente, as mulheres e as pessoas casadas e com filhos de até 18 anos são mais prudentes e se expõem a menores riscos do que outras que sejam solteiras e não tenham filhos. Uma mãe de duas crianças e casada vai pagar menos no seguro do que outra mulher com a mesma idade, que possua o mesmo carro e more no mesmo CEP, mas seja solteira e não tenha filhos.

Garagem e rastreadores

Um carro que fica estacionado na rua está muito mais exposto e sujeito a sinistros do que outro que fica em garagem fechada dia e noite, não é mesmo? As seguradoras sabem disso e levam a informação em conta na hora do cálculo do seguro auto.

Entretanto, existem casos em que o custo anual com o aluguel de uma garagem é muito maior do que a diferença no preço do seguro por estacionar na rua. Antes de contratar o seguro, vale a pena comparar o valor do prêmio com ou sem garagem.

O mesmo vale para os rastreadores. Muitas vezes, em modelos muto visados, a instalação de um aparelho rastreador faz grande diferença no cálculo do seguro auto. O equipamento de segurança é tão eficiente que algumas seguradoras oferecem sua instalação gratuita como condição para aceitação do risco.

Histórico de ocorrências

Todas as seguradoras consultam diversas bases de dados no momento de precificar o seguro. Quanto mais ocorrências de colisão, roubo, pontuação em carteira ou incidência de sinistros do segurado ou condutor, maior o seu risco e, portanto, maior o preço do seguro de seu veículo.

Clientes com restrições no CPF ou nome incluso nos sistemas de proteção ao crédito também tendem a pagar mais caro. Além do risco maior de atraso no pagamento das parcelas do seguro, pessoas em dificuldades financeiras são mais propensas a realizarem fraudes contra as seguradoras como forma de obter capital para quitar as dívidas.

Uso do Veículo

Quanto maior o uso do veículo, maiores as chances de colisão ou roubo. Veículos de uso comercial ou usados para o transporte de passageiros – como táxis ou transporte por aplicativo – tendem a ter o preço do seguro auto mais elevado justamente por possuírem uso intenso.

O mesmo vale para carros que são usados para ir à faculdade, por exemplo. Além dos furtos e roubos serem mais frequentes nas redondezas de universidades, muitas vezes o segurado sai para se divertir com os amigos após as aulas, o que eleva o risco de sinistro.

Franquias e Cobertura

Quanto maior a franquia, que é a quantia a ser paga pelo segurado em caso de acionamento do seguro para reparo de colisão, menor o preço do seguro. Por outro lado, quanto maiores as coberturas para danos materiais e morais, maior o preço do seguro.

A quantidade de serviços, como cobertura completa para vidros, faróis, lanternas e retrovisores, carro reserva por um tempo maior do que sete dias ou extensão da garantia de carros zero quilômetro, entre outros, também influenciam o cálculo do seguro auto.

Para saber o preço do seguro para carro, faça uma cotação de seguro auto online. Compare preços, coberturas e assistências.

Confira nosso vídeo explicando mais sobre perfil de seguro auto e preço do seguro

Não é possível ter um preço fixo para seguros que avaliam o perfil, pois cada um tem um perfil diferente com riscos diferentes para as seguradoras. Mas fizemos uma tabela de seguro de carros com alguns preços para você ter uma ideia.

Obter um cálculo de seguro auto é fácil. Basta fazer uma simulação de seguro auto para ter acesso aos valores do seguro para o seu perfil.

 Saiba mais sobre o seguro por assinatura.

+ Entenda o que é o seguro auto completo

 Última atualização em 03/05/2021