Skip to main content

Em quantas vezes consigo parcelar meu seguro?

Por 25 de maio de 2015maio 17th, 2021Mobilidade
imagem de dinheiro para texto sobre como parcelar meu seguro

Contratar um seguro para o seu carro é a forma mais inteligente de mantê-lo protegido em diversas situações como roubo, furto e acidente. Mas, é claro que tudo fica ainda melhor quando dá para parcelar meu seguro. 

Afinal, o benefício de manter o seu veículo bem cuidado pode ser dividido em pequenas parcelas. Isso ajuda a não vão apertar o seu orçamento do mês.

Se você está para fechar o seu seguro auto e quer saber quais são as vantagens de parcelar, fique com a gente! 

Se sua dúvida é como parcelar meu seguro, vamos explicar tudo sobre como você fazer isso e dar dicas para você não perder a vigência. 

Cotação online de Seguro Auto

É vantagem parcelar meu seguro?

A sua questão é contratar um seguro, mas não pesar no orçamento? Então, a opção de parcelamento do valor do prêmio (o total que é pago pelo seguro) deve sim ser considerado como uma boa opção. 

Afinal, parcelar é uma maneira prática de manter as finanças mensais em equilíbrio (e o seu bolso agradece).  

As condições de pagamento e parcelamento do valor do seguro auto são de critério de cada seguradora

Porém, separamos algumas condições mais comuns:

  • Há seguradoras que oferecem seguro compreensivo (aquele que engloba várias coberturas numa mesma apólice). Nesse caso, geralmente costumam trabalhar com um parcelamento que pode chegar em até 10 vezes;
  • As parcelas para seguros mais simples, como o seguro contra roubo e furto, podem chegar a até 12 vezes sem juros. 

Como posso parcelar meu seguro?

As seguradoras trabalham, basicamente, com três modalidades de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito. E quem optar por qualquer uma delas, poderá pagar o valor do seguro de forma parcelada. 

Como vimos anteriormente, o número de parcelas pode variar de seguradora para seguradora. Esse número também pode ser alterado de acordo com o tipo de seguro

Se parcelar meu seguro é a sua escolha, basta decidir em quantas vezes. Para isso, vale a pena  considerar a forma que mais se encaixa no seu dia a dia e no seu orçamento mensal. 

Mas, quem for parcelar o valor do seguro, deve ficar atento e levar em consideração alguns pontos importantes, que veremos a seguir:

Pagamento parcelado do seguro tem juros?

Bom, este é um ponto importante que deve ser avaliado com cuidado. Mas, nem sempre a opção de parcelar meu seguro incidirá no pagamento de juros. 

Para encontrar as melhores oportunidades, no momento da cotação do seguro junto à sua corretora, verifique quais são as alternativas. Normalmente, as variações estarão condicionadas à modalidade de pagamento e ao número parcelas escolhidos.

Por exemplo: se o contratante do seguro usar o cartão de crédito ou débito automático poderá ficar livre da incidência de juros. 

Para essas modalidades, é possível encontrar entre as seguradoras parcelamentos que variam entre seis e 10 vezes sem juros, chegando até 12 vezes!

Já no caso de pagar com boleto, o mais comum é haver o acréscimo de juros. Isso porque as seguradoras cobram pela emissão deste documento. Desta forma, independentemente do número de parcelas, o segurado terá de desembolsar um pouco mais a cada mês.

Para saber quais seguradoras podem lhe oferecer as condições de parcelamento mais vantajosas, peça uma cotação online de seguro auto com a Bidu

Ao receber os resultados, basta clicar no botão “mais opções de parcelamento”. Assim, fica mais fácil escolher a alternativa que melhor se encaixa em suas necessidades.

E quem vai pagar Seguro Auto à vista?

Quem opta por pagar o seguro à vista fica livre do acréscimo de qualquer valor adicional como multas e juros. 

Ainda nesta modalidade, vale a pena verificar também se é possível obter descontos. Fique atento!

Quais os cuidados devem ser tomados no parcelamento do seguro?

Pagar o seguro parcelado implica em alguns pontos de atenção. 

Quem usar o cartão de crédito ou débito tem a vantagem de saber que a quitação do seguro ocorrerá sempre em dia. Basta repassar à seguradora os dados do cartão de crédito ou da conta bancária uma única vez. Aí então as cobranças serão feitas automaticamente, no dia acordado.

Mas, quem escolher o boleto bancário, deve ficar atento. Isso porque essa opção exige que seja realizada uma ação para que o pagamento seja efetuado. 

Por isso, quem esquecer ou pagar o boleto em atraso pode ter de lidar com algumas implicações. Entre elas está ter a cobertura do seu seguro reduzida por inadimplência.

Isso significa que, em caso de sinistro, o segurado terá direito à uma cobertura na proporção do valor pago até aquele momento.

Não paguei o parcelamento, como calcular a vigência do seguro? 

A redução da vigência por inadimplência será calculada, percentualmente, de acordo com a tabela presente nas Condições Gerais do Seguro

Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar neste exemplo. Se o segurado quitou 50% do valor do seguro até o momento em que ficou inadimplente, ele terá uma cobertura referente a 120 dias.

É importante saber que as seguradoras sempre utilizam esse mesmo referencial de cálculo como base. Mas se você não é muito bom de conta, fique tranquilo. Os clientes da Bidu Corretora podem entrar em contato para que este cálculo seja feito, especificamente, em cada caso.

Vigência do seguro e parcelamento é a mesma coisa?

Quem adere a opção de parcelar meu seguro pode ter esta dúvida. Afinal, a vigência fica condicionada ao número de parcelas de um seguro? 

A resposta é não! Essas são duas coisas bem diferentes: 

A vigência do seguro está relacionada ao período que o seguro irá oferecer proteção ao seu veículo. Este período é previamente firmado em contrato, mas o mais comum é que a vigência da apólice dure por um ano.

Já a quantidade de parcelas para a quitação do valor do seguro diz respeito somente ao período em que o segurado irá fazer o pagamento do prêmio. Ela pode variar de seguradora para seguradora e, também, de acordo com o tipo de seguro.

Portanto, vigência do seguro é uma coisa bem diferente da quantidade de parcelas definidas para o pagamento do prêmio. Fique atento!

Para não fechar um seguro com dúvidas, na hora de contratar um seguro auto, conte com uma ajuda especializada para ter todo o suporte necessário: da cotação, à assinatura da apólice

A Bidu Corretora pode lhe ajudar! Clique aqui e saiba como contratar seguro auto parcelado

 

Última atualização em 04/02/2020