Você vai buscar o seu carro zero quilômetro na concessionária e ele está lhe esperando imaculado, brilhando, sem um risco ou sujeira. Para quem gosta de carro é uma das melhores sensações que se pode ter em vida. O interior cheira a novo, sem nada de odores desagradáveis, manchas nos bancos ou marcas nos painel. Se fosse possível mantê-lo assim para sempre seria muito bom, não? Pois saiba que dá! Você já ouviu falar em detalhamento automotivo?
Zero quilômetro novamente com Detalhamento Automotivo
O detalhamento automotivo é também conhecido como car detailing, lavagem detalhada ou lavagem técnica. É um serviço que está crescendo bastante nos últimos anos e que vai muito além da lavagem convencional dos postos ou lava-rápidos. Em alguns casos, o carro pode demorar até uma semana para ficar pronto. E sai como se tivesse passado por um túnel do tempo, praticamente igual a quando deixou a concessionária. Seu custo varia entre R$ 100 e R$ 1.500, dependendo dos serviços executados e do tamanho do veículo.
Avaliação inicial
O detalhamento automotivo começa com uma análise minuciosa realizada pelo profissional, conhecido como detalhador ou detailer. O primeiro passo é avaliar o estado da pintura. É medido o desgaste do verniz, verificada a ocorrência de retoques na pintura e a qualidade deles, além da quantidade de riscos e suas profundidades. Pequenos amassados também são checados.
Em seguida é avaliado o grau de sujeira do motor e da parte inferior do veículo, inclusive as rodas. Por fim, o interior é analisado para verificar o estado dos revestimentos, plásticos, comandos, bancos de couro, carpete, cintos de segurança e forro do teto, além do porta-malas e do compartimento do estepe. Com todas as informações coletadas, o detalhador sabe quais intervenções serão necessárias.
Tudo dividido
Normalmente, as empresas de detalhamento automotivo dividem os serviços oferecidos em módulos ou estágios, cada um com um preço. O primeiro inclui apenas uma lavagem da carroceria e limpeza do interior. O segundo normalmente adiciona limpeza do motor e parte inferior e assim vai, agregando mais opções. Entre elas está a higienização do interior, descontaminação de vidros e carroceria, polimento técnico, vitrificação e proteção da pintura.
Serviços extras no Detalhamento Automotivo
Muitos detalhadores oferecem o serviço de DSP (desamassamento sem pintura, o popular martelinho de ouro) e pequenos retoques de pintura e para-choques. Além disso também oferecem recuperação de rodas danificadas e restauração de revestimentos em couro, inclusive com troca da coloração original. O polimento de faróis de policarbonato – que ficam opacos com o tempo – também costuma ser disponibilizado, assim como aplicação ou retirada de películas nos vidros.
Lavagem completa
No estágio mais completo, a lavagem detalhada começa com a desmontagem dos bancos, painéis de portas e carpetes. Dependendo do grau de sujeira, a parte externa tem para-choques, faróis, lanternas, borrachas, frisos e emblemas retirados para uma limpeza mais profunda. Os componentes internos seguem para limpeza em separado enquanto a carroceria começa a receber os cuidados.
Brilhando de cima a baixo
O carro é colocado em um elevador e tem suas rodas retiradas e lavadas separadamente por dentro e por fora. Toda a parte inferior (escapamento, assoalho, suspensão e sistema de freios) e o cofre do motor recebem produtos descontaminantes para a retirada de vestígios de óleo, pó de pastilhas de freios, fuligem e encardidos.
O motor é limpo com o mínimo de água para não haver perigo de molhar componentes elétricos. Depois de limpo, seus componentes do motor proteção contra ressecamento e oxidação.
A carroceria então é lavada – com máquinas de alta pressão e atenção especial aos vincos e frestas – e seca com panos de microfibra de alta absorção. Quando solicitado, o serviço de DSP é feito logo após a lavagem. Os vidros, faróis, lanternas e peças plásticas passam pelo processo de retirada de manchas de chuva ácida.
A pintura é descontaminada com uma clay bar, uma barra de uma espécie de argila que consegue penetrar nos poros do verniz e retirar a sujeira que a lavagem convencional não alcança. Em seguida, as partes plásticas e de borracha são cobertas com fita adesiva para não serem danificadas durante a etapa de polimento técnico.
Sujeira extraída
Enquanto isso, bancos e carpetes passam pela máquina extratora (um aspirador que espirra um produto específico para limpeza de tecidos e em seguida aspira a sujeira que se solta). No caso de revestimento em couro, são aplicados produtos que limpam e hidratam a forração. Caso seja necessário, a restauração do couro é feita nesta etapa.
Os componentes plásticos e emborrachados são esfregados com panos macios para evitar riscos. Peças que são frequentemente manipuladas, como alavanca de câmbio e seta, botões e comando, além do volante, recebem atenção especial. Frestas, cantos e vãos são limpos com a ajuda de pincéis de detalhamento automotivo.
Polimento técnico
Quando faz a avaliação inicial, o detalhador já detecta qual será o tipo de polimento técnico necessário. Em caso de pinturas mais antigas e castigadas por riscos, começa com a fase de corte com polidores mais abrasivos e boinas de polimento mais grossas. Em seguida vem a fase de refino, com um polidor mais fino, boina de espuma e que visa retirar as marcas deixadas pela etapa de corte. Por fim, é feito o lustro, com o objetivo de realçar o brilho da pintura e dar uma proteção.
Barreira contra a sujeira
A última etapa do detalhamento automotivo é a vitrificação e proteção da pintura. Um produto desenvolvido com nanotecnologia e altíssimo poder de repelência de água e sujeira é aplicado na carroceria. Ele cria uma barreira que mantém a carroceria limpa e protegida de pequenos riscos, manchas e fezes de pássaros. Rodas e revestimentos internos também podem receber o vitrificador.
Depois da vitrificação, alguns detailers oferecem aos clientes uma película protetora adesiva, fina, transparente e ultra resistente. Elas impedem que a carroceria seja riscada ou atingida por pequenas pedras e detritos. As mais caras até se regeneram e voltam ao estado inicial quando sofrem pequenos danos.
Novo de novo
Conforme o tipo de serviço, o detalhamento automotivo pode demorar de um a sete dias para ser executado. Em casos de reparos no carro na pintura ou rodas, o prazo pode ser ainda maior. Mas a espera vale a pena, pois o resultado é impressionante, especialmente se o carro estiver com aspecto judiado. A lavagem detalhada também é uma opção mais econômica para quem não pode trocar, mas quer andar de carro com visual de novo.
Com um carro novinho com o detalhamento automotivo, não dá para ficar sem seguro auto. Faça uma cotação de seguro de carros online e proteja seu veículo.
Última atualização em 17/04/2020