Skip to main content

Comprar casa sem entrada: confira 7 dicas antes de tomar essa decisão

Por 25 de maio de 2022Residencial e Lazer
comprar casa sem entrada

Não tá conseguindo economizar e deseja adquirir um imóvel? Calma, nem tudo está perdido. Saiba que existe a possibilidade de comprar casa sem entrada. Contudo, se recomenda uma organização e conhecimento sobre as modalidades disponíveis a fim de evitar possíveis perrengues.

Por isso, sugerimos algumas dicas para te ajudar antes de escolher o imóvel dos seus sonhos. Acompanhe!

Cotação online de Seguro Residencial

É possível comprar casa sem entrada?

Sim, é possível comprar casa sem entrada. Porém, não é uma tarefa das mais fáceis conseguir essa alternativa, uma vez que é visto como um empréstimo de alto risco.

Em geral, a entrada costuma representar 20% ou 30% do valor total do imóvel. O processo é realizado com instituições financeiras, que recebem o financiamento como garantia. Isso ocorre para evitar que haja inadimplência do consumidor. Assim, quanto maior for a entrada, menor vai ser o valor do parcelamento (e juros!), diminuindo a chance de calote.

No entanto, há a possibilidade de comprar casa sem entrada. Como? Listamos algumas dicas para explicar como isso funciona, além de algumas questões para se ficar em alerta. Veja no tópico a seguir.

7 dicas para comprar casa sem entrada

Para entender mais sobre o assunto, elencamos algumas dicas importantes para a pessoa saber antes de comprar um imóvel sem entrada. Acompanhe!

Para quem seria indicado

Ao escolher comprar casa sem entrada, saiba que há poucas modalidades que aceitam essa possibilidade. Uma delas, envolve um programa do Governo Federal voltado às famílias de baixa renda, como o Casa Verde e Amarela – que substituiu o Minha Casa Minha Vida.

Caso não se enquadre nessa opção, outro meio usual é negociar diretamente com as construtoras, o que pode demandar uma análise mais detalhada de seu perfil.

Ainda que não tenha uma graninha para dar como entrada, faça uma boa análise se esse seria o melhor caminho. A depender da situação, esperar mais um pouco para juntar o montante que necessita para a entrada, pode sair mais em conta a longo prazo.

Conheça as alternativas

Para entender melhor sobre como comprar casa sem entrada, vamos explicar um pouco mais a respeito de cada modalidade. Confira:

  • Construtora: lembra do financiamento com uma instituição financeira? Pois é, o sistema é semelhante com a existência da análise de crédito. Neste caso, se faz um acordo com uma construtora, sendo necessário que o saldo do FGTS tenha, pelo menos, 20% do valor total do imóvel. Em geral, há facilidades de pagamento oferecidas, como adquirir uma casa ainda na planta, não finalizada para a moradia.
  • Sistema de Financiamento Habitacional (SFH): é um programa de financiamento do Governo Federal que conta com a Caixa Econômica Federal como intermediária. Nesta modalidade, é preciso que o custo parcelado seja equivalente a 80% do valor total do imóvel, com o FGTS podendo cobrir o restante. Tem taxas de juros menores e impõe como regra ser voltado a apenas pessoas físicas.
  • Casa Verde e Amarela: o programa habitacional do governo disponibiliza várias vantagens para pessoas de baixa renda. É uma alternativa que serve para facilitar o acesso à moradia com um preço possível de pagarem, incluindo o financiamento de 100% do imóvel. Entretanto, existem alguns critérios para serem aprovados no benefício, como ter mais de 18 anos, não declarar nenhum imóvel próprio e utilizar a casa para morar.

Faça uma organização das finanças

Sim, comprar casa sem entrada requer uma organização das finanças do futuro proprietário. O motivo? Imagine assinar um acordo e não conseguir cumprir à risca o pagamento das parcelas do financiamento. Este modelo, com prestações a longo prazo, exige um controle dos gastos para não atrasar o pagamento.

Por isso, uma organização das receitas e despesas é essencial. Saiba definir os gastos considerados como prioridades (alô, financiamento) e verificar o que seria desnecessário a fim de cortar nos custos mensais. Para isso, use uma planilha ou um aplicativo financeiro para anotar todos os gastos. Assim, não se perde em dívidas e paga as parcelas em dia.

Saiba o risco da inadimplência

Ao não conseguir manter o pagamento nas datas combinadas, as consequências não serão nada positivas: pode surgir juros e multas nas parcelas. Ou seja, um risco considerável de fechar o mês no vermelho. Isto é, cria uma dificuldade em bancar o financiamento, assim como o perigo de ver o nome parar nos órgãos de créditos.

Como dica, vale fazer uma reserva financeira, um extra que serve para lidar com despesas inesperadas para não ficar inadimplente.

Não tenha pressa para adquirir o imóvel

Tá com pressa? Pois então repense em comprar casa sem entrada. Por se tratar de um processo mais demorado e burocrático, o proprietário pode levar um certo tempo até estar morando na casa nova. Seja pela questão da negociação com uma construtora ou aprovação no programa do governo, reflita sobre o quanto poderia aguardar pelo imóvel.

Tenha certeza que essa modalidade seja a mais adequada

Ter o seu objetivo bem definido contribui na hora da escolha ao comprar casa sem entrada. Por exemplo, se está adquirindo um imóvel para morar com a família ou sair da casa dos pais, talvez não seja o melhor caminho. Lembra da pressa? Pois é, o processo pode demorar, inclusive na construção da residência.

No entanto, se deseja investir em imóveis ou, até mesmo, garantir uma casa de veraneio, vale pensar na alternativa de financiamento. É claro, desde que o seu perfil se encaixe em alguma das modalidades, o que pode não ser o caso para famílias de baixa renda.

Ao não ter entrada, espera-se que haja menos taxas de juros no pagamento, além de um parcelamento mais longo, concedendo a chance do proprietário quitá-lo em alguns anos.

Pesquise muito antes de comprar

Sim, após fazer uma análise de seus objetivos e estar ciente de sua realidade financeira, não deixe de se informar o máximo que for possível sobre o tema. Quer um exemplo? Use um simulador de financiamento para testar valores e prazos, auxiliando em seu planejamento financeiro para o futuro.

Pesquise sobre modalidades e benefícios para identificar qual tipo de financiamento seria o mais ideal ao que estiver buscando.

Certo, agora que já sabe sobre como comprar casa sem entrada, que tal garantir o imóvel com um seguro residencial personalizado às suas necessidades? Faça uma cotação com a Bidu, é rápido e fácil!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 25/05/2022

 

Deixe uma resposta