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Conheça os tipos de macaco para carros

Por 20 de outubro de 2022agosto 5th, 2024Mobilidade
tipos de macaco para carros

Quase todo mundo já passou pelo perrengue de ter um pneu do carro furado, não é mesmo? Não tem jeito, quem tem carro um dia ou outro vai ter arregaçar as mangas e fazer força para colocar o estepe. Mas você sabia que existem vários tipos de macaco para carros?

Para quem não sabe, macaco é uma ferramenta que se encaixa sob o veículo e, com a rotação de uma alavanca, ergue a carroceria e a roda. Além de tirar o pneu do contato com o piso, o macaco serve de apoio enquanto o carro está sem a roda.

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Tipos de macaco para carros

Os tipos de macaco para carro podem ser divididos em três grupos:

Macacos mecânicos

Os macacos mecânicos são os mais robustos e baratos. Por serem compactos e leves, são equipamento de segurança obrigatório de quase todos os carros. Os macacos mecânicos mais comuns são o do tipo “joelho” e o macaco “sanfona”, também conhecido como “tijolinho”. Sua capacidade é menor: no máximo 1,5 tonelada.

Em ambos há alavancas que rotacionam uma cremalheira e uma canaleta que se encaixa sob o veículo. Para usá-los, basta colocar a alavanca no macaco e posicioná-lo no local indicado no automóvel, perto da roda. Em seguida, é só girar a alavanca para erguê-lo lentamente.

Macacos hidráulicos

Os macacos do tipo hidráulico contam com um pistão com óleo que se encarrega de “fazer a força” sem demandar muito esforço do usuário e de maneira rápida. Grandes e pesados, normalmente são usados em borracharias, centros automotivos e oficinas. Suportam até 50 toneladas de peso, o suficiente para suspender um caminhão.

Os macacos hidráulicos mais conhecidos são o “garrafa” e o “jacaré”. O primeiro é compacto e pode ser até levado dentro do carro. Já o “jacaré” é maior e mais parrudo e tem uso mais restrito. Existe também sua versão miniatura, o “jacarezinho”, que fica em uma maleta plástica que pode ser transportada no interior do veículo.

Macacos elétricos

Os elétricos apresentam desempenho superior e não exigem esforço algum do usuário. Os macacos elétricos podem ser plugados diretamente no acendedor de cigarros ou na bateria do veículo. Seu desempenho é superior ao dos tipos mecânicos e hidráulicos, levantando uma roda do piso com rapidez e sem esforço.

Seu funcionamento é automático e existem modelos por controle remoto. Também permitem o uso manual, quando o carro apresenta pouca ou nenhuma energia. Apresentam força capaz de erguer até três toneladas.

O pneu furou! O que fazer?

Agora que você já conhece os tipos de macaco para carros, mãos à obra.

Como dito acima, esta situação acaba acontecendo uma hora. A boa notícia é que nem sempre você precisa sujar as mãos para trocar o pneu furado. Os serviços de atendimento 24 horas das seguradoras e das concessionárias de rodovias oferecem troca de pneus de forma gratuita.

Entretanto, nem sempre é possível esperar a chegada do socorro. Para quem tem pressa, basta seguir as instruções abaixo para fazer a troca de forma rápida e segura. E não se esqueça de manter o estepe sempre calibrado!

Passo a passo

  1. O primeiro passo é parar o veículo em um local plano e pouco movimentado, como o acostamento da pista. O piso deve ser rígido, como asfalto, concreto ou terra firme, e sem pedras soltas;
  2. Desligue o carro, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou a ré) para travar as rodas;
  3. Em seguida, acione o pisca alerta e coloque o triângulo de segurança a 30 metros do automóvel;
  4. Antes de colocar o macaco, afrouxe os parafusos das rodas, mas não os retire totalmente;
  5. Posicione o macaco no local de ancoragem do veículo, normalmente isso está na própria lataria e próxima ao pneu a ser trocado. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário;
  6. Mantenha a base do macaco totalmente apoiada no solo e só então comece a levantá-lo;
  7. Com a roda suspensa, termine de soltar os parafusos e remova o pneu furado;
  8. Coloque o estepe e encaixe os parafusos em formato de cruz, colocando um e o outro na abertura oposta;
  9. Quando os parafusos ficarem firmes, baixe o macaco e aperte-os novamente com os pés apoiados na chave de roda;
  10. Leve o pneu furado para conserto ou, se for o caso, troque-o por um novo.

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Última atualização em 20/10/2022

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