Quase todo mundo já passou pelo perrengue de ter um pneu do carro furado, não é mesmo? Não tem jeito, quem tem carro um dia ou outro vai ter arregaçar as mangas e fazer força para colocar o estepe. Mas você sabia que existem vários tipos de macaco para carros?
Para quem não sabe, macaco é uma ferramenta que se encaixa sob o veículo e, com a rotação de uma alavanca, ergue a carroceria e a roda. Além de tirar o pneu do contato com o piso, o macaco serve de apoio enquanto o carro está sem a roda.
Tipos de macaco para carros
Os tipos de macaco para carro podem ser divididos em três grupos:
Macacos mecânicos
Os macacos mecânicos são os mais robustos e baratos. Por serem compactos e leves, são equipamento de segurança obrigatório de quase todos os carros. Os macacos mecânicos mais comuns são o do tipo “joelho” e o macaco “sanfona”, também conhecido como “tijolinho”. Sua capacidade é menor: no máximo 1,5 tonelada.
Em ambos há alavancas que rotacionam uma cremalheira e uma canaleta que se encaixa sob o veículo. Para usá-los, basta colocar a alavanca no macaco e posicioná-lo no local indicado no automóvel, perto da roda. Em seguida, é só girar a alavanca para erguê-lo lentamente.
Macacos hidráulicos
Os macacos do tipo hidráulico contam com um pistão com óleo que se encarrega de “fazer a força” sem demandar muito esforço do usuário e de maneira rápida. Grandes e pesados, normalmente são usados em borracharias, centros automotivos e oficinas. Suportam até 50 toneladas de peso, o suficiente para suspender um caminhão.
Os macacos hidráulicos mais conhecidos são o “garrafa” e o “jacaré”. O primeiro é compacto e pode ser até levado dentro do carro. Já o “jacaré” é maior e mais parrudo e tem uso mais restrito. Existe também sua versão miniatura, o “jacarezinho”, que fica em uma maleta plástica que pode ser transportada no interior do veículo.
Macacos elétricos
Os elétricos apresentam desempenho superior e não exigem esforço algum do usuário. Os macacos elétricos podem ser plugados diretamente no acendedor de cigarros ou na bateria do veículo. Seu desempenho é superior ao dos tipos mecânicos e hidráulicos, levantando uma roda do piso com rapidez e sem esforço.
Seu funcionamento é automático e existem modelos por controle remoto. Também permitem o uso manual, quando o carro apresenta pouca ou nenhuma energia. Apresentam força capaz de erguer até três toneladas.
O pneu furou! O que fazer?
Agora que você já conhece os tipos de macaco para carros, mãos à obra.
Como dito acima, esta situação acaba acontecendo uma hora. A boa notícia é que nem sempre você precisa sujar as mãos para trocar o pneu furado. Os serviços de atendimento 24 horas das seguradoras e das concessionárias de rodovias oferecem troca de pneus de forma gratuita.
Entretanto, nem sempre é possível esperar a chegada do socorro. Para quem tem pressa, basta seguir as instruções abaixo para fazer a troca de forma rápida e segura. E não se esqueça de manter o estepe sempre calibrado!
Passo a passo
- O primeiro passo é parar o veículo em um local plano e pouco movimentado, como o acostamento da pista. O piso deve ser rígido, como asfalto, concreto ou terra firme, e sem pedras soltas;
- Desligue o carro, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou a ré) para travar as rodas;
- Em seguida, acione o pisca alerta e coloque o triângulo de segurança a 30 metros do automóvel;
- Antes de colocar o macaco, afrouxe os parafusos das rodas, mas não os retire totalmente;
- Posicione o macaco no local de ancoragem do veículo, normalmente isso está na própria lataria e próxima ao pneu a ser trocado. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário;
- Mantenha a base do macaco totalmente apoiada no solo e só então comece a levantá-lo;
- Com a roda suspensa, termine de soltar os parafusos e remova o pneu furado;
- Coloque o estepe e encaixe os parafusos em formato de cruz, colocando um e o outro na abertura oposta;
- Quando os parafusos ficarem firmes, baixe o macaco e aperte-os novamente com os pés apoiados na chave de roda;
- Leve o pneu furado para conserto ou, se for o caso, troque-o por um novo.
Última atualização em 20/10/2022