Dá para sentir até o cheiro do seu carro novo, sentado em seu sofá, dentro de casa. A chegada da realidade virtual (RV) promete mudar o ritmo das concessionárias e tudo o que entendemos por test drive.
Utilizando tecnologias virtuais, a Ford está um passo a frente nos estudos de realidade aumentada que objetivam levar o consumidor a uma experiência virtual na hora de se decidir pela compra de um automóvel.
Sim, a Ford, aquela mesma que registou uma patente do carro com sala de estar e onde os engenheiros falaram que o carro autônomo dá sono.
Imagine só: você dirigindo seu carro pelo deserto. Pelo mangue, pelas praias, pelas trilhas de uma montanha, ou até mesmo em área urbana em horário de pico.
Tudo isso sem precisar sair da sua sala e do seu conforto. Isso será possível e não tarda a chegar não, viu? A expectativa da Ford é que os hologramas digitais estejam disponíveis “dentro da próxima década”.
O futuro está mais próximo do que a gente pensa. E conveniência é a palavra de ordem do bom marketing. O consumidor contemporâneo apresenta posturas muito diferentes do homem do século passado já não é novidade.
Esse novo consumidor investe em experiências e quer consumir produtos que conversem com ele, que está atento a detalhes que atendem a seus interesses particulares. Saímos de um tempo de padronização dos veículos e entramos na era da personalização.
Hoje, com tantas opções de compras disponíveis na internet e experiências proporcionadas pelas novas tecnologias, sabemos que os consumidores não são mais tão fiéis às marcas.
O que importa é adquirir o produto que for mais conveniente a ele, o consumidor. Daí o auge do marketing de experiências.
E a Ford sai à frente ao estudar essas mudanças de comportamento e identificar oportunidades que atendam às exigências e expectativas desse homem pós-moderno ao poder proporcionar um test drive sem sair de casa.
É também uma ousadia, porque, por outro lado, uma boa experiência de compra de um automóvel sempre esteve atrelada à questão emocional do cliente no ponto de venda.
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Ao realizar o test drive, o condutor toca no carro, sente seu cheiro, coloca as mãos no volante do objeto de consumo. E sabemos que tudo isso influencia, e muito, para a tomada de decisão de compra.
Cria uma conexão entre o cliente e o objeto, através dos sentidos, como o toque. Mas tudo bem, isso não quer dizer que a realidade virtual vai substituir por completo a visita às lojas.
Ao menos não num primeiro momento. A ideia é que o interessado em um carro da Ford possa experimentar vários modelos de carros em diferentes cenários, e logo depois, trate de comprar um deles, na loja física. Ao menos num primeiro momento.
Com as mudanças que vem acontecendo e a importância da conveniência, podemos mesmo chegar a esse tempo em que compramos até carro somente pela internet.
Essas novas propostas tecnológicas também começam a ter investimento da BMW e outras marcas devem vir na sequência.
Você conseguiria comprar um carro dessa forma? Sem protótipo físico, sem conduzir o carro novo pelas ruas da cidade. E ao mesmo tempo, que experiência incrível pode ser testar seu carro pelas dunas de um deserto, não é mesmo?
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