Skip to main content

Trânsito não é palhaçada… mas pode ser ensinado por palhaços!

Por 26 de agosto de 2015abril 20th, 2021Mobilidade
Conscientização por meio de ações dos Terapeutas do Trânsito

Quem se lembra de Robin Williams no famoso filme “Patch Adams”? A obra conta a história do médico que passou a incorporar uma linguagem mais divertida, se vestindo de palhaço para ajudar a entregar mais alegria e amizade em seus diagnósticos. Serviu como influência para a criação de grupos como os Doutores da Alegria, por exemplo, que atuam em hospitais no mundo inteiro.

Não é a toa que falamos hoje que o problema do trânsito nas cidades é uma doença. Grande parte dos motoristas e pedestres estão viciados em condutas desrespeitosas, tanto para o outro como para si mesmos. Além disso, os diagnósticos são claros, já que o fator humano é a maior causa dos acidentes de trânsito no Brasil. No mundo, a OMS estima que 1,9 milhões de pessoas devem morrer por acidentes no trânsito, transformando essa na quinta maior causa de morte.

Por isso mesmo o Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) e o Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização de São Paulo (Sindseg-SP) se uniram com a ONG Terapeutas do Trânsito. Com ações em diversas cidades de São Paulo, a ONG procura conscientizar os cidadão para os graves problemas de trânsito.

Ação dos Terapeutas do Trânsito para conscientização

Terapeutas do Trânsito em ação nas ruas de São Paulo

A ONG – que nasceu como Psicólogos do Trânsito – irão às ruas justamente para disseminar a importância de dirigir com cuidado, prestar atenção nas leis de trânsito e o respeito ao cidadão, seja ele motorista, pedestre, motociclista ou ciclista… com muita alegria, claro!

As ações começaram no dia 24 de agosto, nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo. Você pode conferir as próximas datas e locais no calendário abaixo:

Próximas ações:

  • 28/08: Osasco
  • 08/09: Mogi das Cruzes
  • 11/09: Sorocaba
  • 15/09: São José do Rio Preto
  • 17/09: Ribeirão Preto
  • 21/09: Piracicaba
  • 23/09: Campinas
  • 28/09: São José dos Campos
  • 29/09: Taubaté

A iniciativa faz parte da campanha Transitando Seguro (já falamos dela nesse post sobre como fazer revisão veicular). Palhaçadas podem ajudar a construir um trânsito melhor!