Skip to main content

Quais as diferenças entre seguro residencial e comercial?

Por 15 de fevereiro de 2024fevereiro 28th, 2024Sem categoria
como funciona o seguro de vida empresarial

Ter mais tranquilidade em situações emergenciais ou em algum tipo de imprevisto é um dos benefícios do seguro residencial e comercial, este último também é tratado no mercado como seguro condomínio.

Mas será que, além do nome, existem diferenças entre o seguro residencial e o comercial? Confira com a gente!

Cotação online de Seguro Residencial

Seguro residencial e seguro comercial/condomínio

Seja qual for o tipo de imóvel, dentro ou fora de um condomínio, o seguro pode fazer toda a diferença. E falando em diferença, vamos descobrir a partir de agora o que cada seguro – residencial e comercial – oferece.

Seguro residencial X seguro comercial

A principal característica que difere o seguro residencial do comercial ou de condomínio é o fato de ser um seguro opcional e individual.

O seguro residencial é aquele produto que permite ao segurado curtir mais a casa ou apartamento – e o que tem dentro deles – com tranquilidade, já que cobre possíveis incidentes, de diversos perfis e magnitudes, protegendo o imóvel e os bens.

Além de cobrir danos causados por incêndio, queda de raio, explosão, fumaça, o seguro residencial ainda oferece várias outras coberturas. Entre elas estão, por exemplo, roubo e furto, vidros, acidentes pessoais, responsabilidade civil familiar, vazamentos de tubulações, perda ou pagamento de aluguel a terceiros etc.

Vale dizer que cada seguradora do mercado apresenta vasto leque de opções de coberturas e o cliente avalia as que se encaixam com o seu perfil e necessidades.

Outra informação indispensável: para além de tornar a casa mais segura, o seguro residencial oferece ao cliente mais estabilidade financeira. Isso porque o segurado não será pego de surpresa com despesas inusitadas de reparo, manutenção, reformas ou mesmo aquisição de novos itens caso o fato gerador de tais custos faça parte da cobertura.

Já o seguro comercial/condomínio é obrigatório, seja para edifícios residenciais ou comerciais e mistos. Nessas situações, a responsabilidade de contratação do seguro cabe ao síndico. O assunto é tão sério que o condomínio pode ser processado por perdas e danos, além de ser obrigado a ressarcir os moradores, caso não tenha o seguro.

Uma informação que pouca gente sabe: para condomínio horizontal, o seguro cobre apenas áreas comuns. Já para condomínios verticais, cobre danos estruturais.

O valor do seguro comercial é dividido entre os inquilinos e normalmente está incluído nas cotas mensais do condomínio.

O seguro residencial com o comercial

Para ter o imóvel protegido, contar com o seguro residencial é uma opção – até para quem mora em condomínio.

Isso porque, como já falamos acima, o seguro comercial cobre danos causados às áreas comuns ou à estrutura (dependendo do tipo do condomínio, horizontal e vertical), mas não protege os bens do morador (TV, eletrodomésticos etc.) caso ocorra, por exemplo, um incêndio.

O Seguro Residencial traz proteção patrimonial e financeira, tranquilidade para os moradores e rapidez na solução de problemas.

Imagine, por exemplo, os transtornos para consertar um vazamento – e tudo o que chega junto com uma situação assim.

Seria preciso buscar profissionais da área para avaliar o cenário, apresentar orçamentos etc. Sem contar o custo da manutenção…

Com o seguro residencial basta entrar em contato com a seguradora, com o número da apólice em mãos – por telefone ou aplicativos. O atendimento é ágil e as visitas técnicas não costumam demorar também.

Na Bidu

O seguro residencial é um produto que você pode usar sempre, o segurado só precisa respeitar o limite das coberturas que estão no contrato, assim como das assistências.

Mais: diferente do que muita gente pensa, cabe em todo tipo de bolso.  Sabia que pode custar, em média, entre R$ 9,90 e R$ 50 por mês? Esses valores mudam em virtude de fatores como o tipo de apólice e de imóvel e coberturas.

Aqui, na Bidu, é possível fazer uma cotação online agora mesmo. É rápido e seguro. Aproveita para sanar todas as dúvidas no nosso blog! Tem muita informação sobre o seguro residencial.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 15/02/2024

Deixe uma resposta