O que é um semi reboque? Você sabe a diferença entre semi reboque e reboque?
Embora com nomes parecidos, ambos possuem características e funções distintas no transporte de cargas.
Uma das principais diferenças é que o reboque fica apenas engatado no veículo automotor – que pode ser um carro ou um caminhão, por exemplo. Já o semi reboque, além de ser engatado, também fica apoiado na carroceria do veículo – que pode ser um utilitário ou um caminhão.
Este é o jeito mais simples de entender as diferenças entre reboque e semi reboque. Mas é claro que também é preciso conhecer suas utilidades. Afinal, quando usar um reboque ou um semi reboque? E a resposta certa é que tudo vai depender do tipo de carga e do peso que será carregado.
Quer saber mais? Vamos explicar todos os detalhes que você precisa entender a seguir.
O que é um Reboque?
Antes de tudo, vamos entender melhor o que é um reboque. Reboque é uma unidade independente, que funciona como um transportador de carga quando está engatado em um veículo motor.
Embora não possua motorização, é capaz de se equilibrar sozinho em virtude de sua composição padrão de dois ou mais eixos.
Um reboque é articulado por um veículo que pode ser um carro – as chamadas carretinhas são as mais conhecidas – , por um caminhão, ou, caminhão trator. Essa unidade de carga também pode ser engatada na parte traseira de um semi reboque, funcionalidade mais usada na área rural.
O que é um Semi Reboque?
Já um semi reboque, semi-reboque ou semirreboque (as três possibilidades de escritas são encontradas), também é uma unidade de carga independente. Entretanto, o semi reboque deve ser acoplado a um veículo utilitário ou caminhão, pois além de ser engatado, ele também fica apoiado sobre o veículo de transporte.
O semi reboque possui de um a três eixos e, por isso, não possui equilíbrio próprio.
Qual a diferença entre Reboque e Semi Reboque?
Como vimos acima, tanto o reboque, como o semi reboque são consideradas unidades de cargas independentes, que precisam de um veículo motor para serem articuladas.
A principal diferença entre eles está na forma como ficam acoplados no veículo:
- Reboque fica apenas engatado ao veículo motor;
- Semi reboque fica engatado e apoiado ao veículo motor.
Para que servem os Reboques e Semi Reboques?
Existem diversos tipos de reboques e semi reboques. De modo geral, é possível entendê-los da seguinte forma:
- Reboque – como ele é acoplado ao veículo motor apenas por um engate, suporta menos peso. Em contrapartida, oferece uma maior mobilidade e menos impacto à carga;
- Semi reboque – como essa unidade mantém um maior contato com o veículo motor, sua capacidade de movimentação fica mais limitada. Entretanto, é capaz de transportar cargas mais pesadas.
Quais as diferenças entre tipos de Reboque e Semi Reboques:
O semi reboque pode ser encontrado adaptado para diversas funcionalidades e perfis de cargas. Alguns tipos de semi reboques são:
- Aberto: utilizado no transporte de cargas que não precisam de proteção, sendo este o tipo mais comum;
- Fechado: tipo de um container, que oferece proteção às ações ambientais;
- Frigorífico: tipo de container que oferece controle de temperatura, além de vedação;
- Basculante: empregado no transporte de cargas como grãos e demais produtos que são descarregados por despejo;
- Tanque: ideal para o transporte de líquidos;
- Cegonheira: simples ou duplas, servem para transportar veículos;
- Porta-containers: para transporte de containers;
- Carga Zorra: para transporte de peças pesadas, como tratores, hélices eólicas ou peças de avião.
Carretinha é Reboque ou Semi Reboque?
As chamadas “carretinhas” são unidades acopladas aos veículos de passeio ou utilitários. Elas são opções funcionais para quem precisa transportar um volume de carga que excede a capacidade do bagageiro.
Antes de engatá-las, é preciso verificar no manual do proprietário se o fabricante do modelo faz alguma recomendação ou especificação quanto ao engate de trailers, carretinhas ou qualquer outro tipo de reboque.
O motorista também deve observar se o peso da carga é condizente com a capacidade máxima do seu veículo. Não esqueça que o número de passageiros também deve ser considerado.
Outro cuidado no uso da carretinha – ou qualquer outro tipo de reboque – é que o peso será absorvido no eixo traseiro do veículo, deixando a parte da frente mais instável. Isso significa que o motorista precisa ter atenção redobrada na direção, freando de maneira progressiva, para evitar qualquer acidente entre o veículo motor e a unidade de carga.
Além disso, o veículo que está puxando um reboque ou carretinha é considerado como um veículo pesado – essa regra também vale para os semi reboques. Isso significa que os limites de velocidade tolerados ficam abaixo dos carros de passeio.
O que diz a lei sobre o Reboque
Existem algumas regras de trânsito específicas para o uso de reboques e carretinhas. Apesar de não possuir motor próprio, eles devem receber emplacamento e documentação uma vez que são considerados como unidades independentes.
Embora estejam livres do pagamento de IPVA, reboques e carretinhas precisam ser licenciados.
Os reboque e carretinhas também devem receber equipamentos como:
- Para-choque;
- Para-lama,
- Lanternas,
- Setas,
- Faixas sinalizadoras reflexivas,
- Freios de estacionamento;
- Estepe (facultativo);
- Engate com ligação de energia para conectar o sistema de sinalização.
Para poder dirigir um veículo com reboque, o motorista precisa de uma CNH de categoria B.
Entretanto, se o peso bruto do veículo com reboque exceder 3500 kg, a categoria de CNH exigida passa a ser a C.
Já no caso dos condutores de veículos com semi reboques – com mais de 6 mil Kg – e traillers acoplados, precisam estar habilitados na categoria E.
Fique atento: caso o motorista não siga essas regras, pode ter o veículo apreendido em caso de fiscalização e receber multa grave.
Seguro Semi Reboque: como funciona?
Já vimos neste texto as diferenças entre reboques e semi reboques. E na hora de fazer um seguro, o que o motorista precisa saber?
Quem é proprietário de carreta deve ficar atento com relação à contratação de seguro para o semi reboque. Isso porque ele não é coberto no seguro do cavalo mecânico, sendo considerado à parte.
Contudo, algumas seguradoras estendem a Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V) do rebocador aos semi reboques atrelados a ele. Isso significa que em caso de um acidente causado por um rebocador e no qual a colisão ocorrer em um dos semi reboques causando danos a terceiros, a apólice a ser acionada será a do rebocador.
Entretanto, existem algumas outras questões sobre coberturas e serviços que precisam ser checados no momento da contratação para um seguro para semi reboque.
- Assistência 24 horas – a maioria das seguradoras não oferecem cobertura;
- Para semi reboque ou reboque a contratação é apenas de casco, sem cobertura para a carga que será transportada;
- Se o acidente for causado por mal acondicionamento de carga, a seguradora pode fazer a negativa do processo.
Seguro automotivo
O seguro auto é fundamental para quem não dispensa andar com proteção no seu veículo. Para entender os tipos de seguros e coberturas, peça uma cotação online de seguro aulo, para comprar os melhores preços e contratar sem nenhuma complicação.
Última atualização em 15/08/2019