Skip to main content

Seguros para imóveis: Diferença Entre Residencial, Condomínio, Fiança, Habitacional e Empresarial

Por 24 de agosto de 2017julho 25th, 2024Residencial e Lazer
imagem de um bairro visto de cima com a legenda: diferenças entre os seguros para imóveis

Imprevistos podem acontecer com qualquer um de nós. Seja ele pequeno, como perder a chave do carro, ou grande, como a parede de casa desmoronar. Nos dois casos, e em muitos outros, ter um seguro pode te ajudar bastante.

A maioria dos seguros para carros oferece assistência de chaveiro. O seguro residencial pode cobrir os seus prejuízos numa situação tão complicada como um desmoronamento.  Para isso, existe o seguro de patrimônio, que protege o que você construiu com bastante esforço.

Seguros para seu carro, sua casa, seu celular, sua moto ou sua empresa, são a proteção do seu bem e também a garantia da sua tranquilidade.

É muito fácil confundir diversos seguros que parecem cobrir a mesma coisa, principalmente aqueles que são destinados para algum tipo de imóvel. Porisso, vamos explicar a diferença entre os seguros de imóveis: Seguro Residencial, Seguro Condomínio, Seguro Empresarial, Seguro Aluguel e Seguro Habitacional.

Seguro Residencial

O Seguro Residencial protege a estrutura e o conteúdo da sua casa Ele pode ser contratado para segurar um apartamento ou uma casa de alvenaria, madeira ou mista, no meio urbano ou rural, moradia habitual ou de veraneio.

O seguro para residência é o seguro mais customizável  no mercado, porque você tem toda liberdade para escolher as coberturas e o valor das indenizações. E diferente do que muitos pensam, ele não custa caro, já que não costuma superar 1% do valor do imóvel. Veja abaixo alguma das coberturas oferecidas.

  • Roubo e furto: Garantia de indenização no caso de roubo ou furto qualificado (aquele com rompimento de barreiras).
  • Responsabilidade Civil Familiar: Cobre danos causados a terceiros por familiares e dependentes do segurado.
  • Desmoronamento: Cobertura contra danos causados por desmoronamento parcial ou total ocorridos de forma imprevisível.

Para fazer o melhor seguro residencial, conheça as coberturas disponíveis. Você também pode contar com a Assistência 24 horas: um pacote de serviços que te ajudam em imprevistos do dia a dia.

O seguro residencial é super importante para todo tipo de imóvel, inclusive para os que ficam em condomínios fechados. Algumas pessoas acabam achando que o  seguro condomínio cobre  danos ocorridos no interior da residência, mas isso não é verdade.

Como ter um seguro residencial?

Proteja o seu imóvel agora mesmo. Faça uma cotação de seguro residencial e conheça os benefícios que ele pode oferecer para você.  Começar minha cotação >>

Seguro Condomínio

O seguro condomínio é obrigatório por lei, seja para condomínios verticais (prédios residenciais, comerciais, mistos, apart-hotéis, shopping, etc) e para condomínios horizontais (casas), sendo obrigação do síndico realizar a contratação.

O objetivo dele é garantir a proteção da edificação e áreas de uso comum, como hall de entrada, playground, elevador e outros.

As coberturas mínimas necessárias para contratação protegem contra incêndio, queda de raio e explosão. É possível também contratar coberturas adicionais que garantem proteção extra. Veja abaixo alguma delas.

  • Danos morais: Cobre danos materiais e corporais causados a terceiros conforme previsto na cobertura de responsabilidade civil do condomínio.
  • Responsabilidade civil da guarda de veículos: Protege veículos nas dependências do condomínio contra incêndio, roubo e danos causados ao veículo ao serem conduzidos por funcionário do condomínio.
  • Quebra de vidros: Garante indenização no caso de quebra de vidros de janelas, balcões, prateleiras e espelhos das áreas de uso comum.

Para residências e empresas localizadas em condomínios, é interessante que tenham um seguro específico que proteja o conteúdo do apartamento ou conjunto, já que o seguro de condomínio protege apenas as áreas de uso coletivo.

Seguro Empresarial

O seguro empresarial é destinado para empresas de pequeno porte, médio ou grande porte, seja ela de ramo industrial, comercial ou prestadora de serviço. Várias empresas podem contratar este seguro, podendo ser desde um salão de beleza até uma fábrica de alimentos.

A principal finalidade do seguro de empresa é proteger a sua estrutura (prédio ou imóvel), conteúdo (valores, bens patrimoniais, etc) e a responsabilidade civil que a empresa possui sobre os seus funcionários.

Como cada negócio é diferente, as coberturas e indenizações contratadas também mudarão conforme o empreendimento. Veja algumas das coberturas disponíveis para o seguro empresarial.

  • Despesas fixas: Garante o pagamento das contas fixas da empresa (água, salários, impostos, etc) em caso de incêndio, explosão ou fumaça.
  • Despesas com instalação: Caso a empresa tenha que se mudar definitivamente para outro local devido a ocorrência de um sinistro (risco coberto pela apólice), a seguradora pagará as despesas com as instalações.
  • Subtração de valores: Garante indenização de valores roubados ou furtados da empresa, mediante ameaça contra o segurado ou rompimento de barreiras com vestígios.
  • Responsabilidade civil empregador: Cobre os danos causados aos colaboradores devido acidentes repentinos durante o trabalho.

Cada seguradora determina como poderá ser contratado o seguro empresarial. Algumas delas oferecem pacotes de seguros específicos para cada tipo de empresa. Conheça o Seguro Empresarial oferecido pela Bidu.

Seguro Aluguel ou Fiança Locatícia

O Seguro Aluguel ou Fiança Locatícia é a garantia que o locador (proprietário do imóvel) receberá o aluguel e obrigações contratuais caso o locatário (inquilino) não puder pagar por algum motivo coberto em apólice. Esse seguro deve ser contratado pelo locador do imóvel (que é o segurado), sendo obrigação do inquilino realizar o pagamento.

Este seguro substitui a exigência de um depósito de aluguel. Ela é feita como a presença do fiador ou do depósito de caução nos contratos de locação de imóveis urbanos, sendo eles residenciais, comerciais ou não residenciais. A contratação se dá por meio de uma apólice anual ou pelo mesmo prazo da locação.

Além do pagamento do aluguel, o segurado pode contratar coberturas adicionais que cobrem danos causados pelo inquilino ao imóvel, despesas judiciais, impostos (como o IPTU), despesas com o condomínio, assistência 24 horas e outros.

O seguro de aluguel traz vantagem para ambas as partes. O locador tem a garantia do recebimento do aluguel, rapidez no recebimento do valor e coberturas adicionais. Já o locatário não tem a preocupação de procurar um fiador e sofrer com taxas altas, evita o depósito imediato (geralmente 3 vezes o valor do aluguel) e conta com o parcelamento do seguro. Entenda mais sobre Seguro Aluguel ou Seguro Fiança.

Seguro Habitacional

O Seguro Habitacional assegura que o financiamento do imóvel será quitado. Por lei, toda compra feita pelo Sistema Financeiro de Habitação precisa ter o seguro habitacional, sendo contratado pela instituição financeira e pago junto com as parcelas do financiamento.

A sua principal finalidade é garantir que no caso de morte ou invalidez permanente do mutuário (pessoa que fez o financiamento), as parcelas do financiamento serão quitadas pela seguradora. Nesta situação, o seguro traz a tranquilidade dos dependentes do mutuário que não ficarão com a dívida e da instituição financeira que não ficará sem receber.

O seguro habitação também assegura indenização ou reconstrução no caso de danos físicos ao imóvel: incêndio, queda de raio, desmoronamento total ou parcial, destelhamento, inundação, alagamento e explosão.

Comparação dos Seguros Para Imóveis

Para facilitar o entendimento dos seguros, veja abaixo a principal finalidade de cada um.

Tipo de seguro Finalidade
Seguro Residencial Proteger a estrutura da residência, conteúdo e habitantes.
Seguro Condomínio Proteger as áreas de uso em comum do condomínio.
Seguro Empresarial Proteger a estrutura da empresa, conteúdo e responsabilidade civil.
Seguro Aluguel Garantir ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel em caso que o inquilino não possa pagar. Ele substitui o fiador.
Seguro Habitacional Garantir o pagamento das parcelas restantes do financiamento de residência em caso de morte ou invalidez do mutuário.

É importante contratar o seguro específico para o seu patrimônio, seja ele uma empresa ou residência. Assim você garante que estará coberto da maneira correta caso venha precisar acionar o seguro.

Aqui na Bidu fazemos o seguro residencial para você proteger o seu imóvel. Faça uma cotação agora mesmo.