É tanta torneira, de vários preços, tamanhos e modelos que a primeira pergunta que vem à cabeça quando nos deparamos com uma prateleira cheia delas é: qual a melhor?
Não existe a melhor, existe a mais funcional pra cada caso, pra cada casa.
Em meio a essa infinidade de opções, vamos listar alguns modelos, materiais e funcionalidades das torneiras mais usuais.
Cotação online de Seguro Residencial
Do que as torneiras são feitas
A torneira pode ser feita de metal ou de plástico ABS. Essas são as matérias que compõe as dezenas de modelos vendidos no mercado.
Metal: o latão é o mais resistente à corrosão, mas há torneiras também feitas de aço inoxidável, liga de cobre ou zinco, O acabamento externo mais comum é o cromado, o que mais conserva o brilho e beleza da peça.
Plástico ABS: geralmente custam menos que as torneiras de metal, até porque são menos resistentes, O plástico ABS é branco, mas existem modelos que são pintados com tintas de cores metalizadas, aumentando as chances de combinar com sua pia da cozinha, banheiro ou lavabo.
Tipos de torneira
Torneira convencional
A torneira convencional possui um só registro que realiza o controle de saída de água.
Torneira misturadora
A torneira misturadora tem dois comandos independentes (água quente e água fria). É você quem manipula os dois registros, podendo misturar as duas águas se preferir.
Torneira monocomando
A torneiras monocomando, como o próprio nome sugere, dispõe de um comando, ou seja, você controla a quantidade de água e a temperatura que ela sai. Geralmente, é o jeito que você manipula a torneira que controla a saída de água, pressão e temperatura. Tudo ao mesmo tempo.
Torneira termostática
A torneira termostática tem um dispositivo que permite controlar a saída de água, de forma que fique constante em temperatura e quantidade definidas.
Torneira com sensor infravermelho
As torneiras com sensores infravermelhos são bastante usadas em estabelecimentos comerciais, como em lavado de restaurante ou bar. Isso porque ela possui um sistema que funciona só quando se aproxima a mão. Perfeito para a economia de água!
Torneira com temporizador
As torneiras com temporizador possuem um sistema eletrônico que controla a saída de água. O jato tem o tempo definido e desliga sozinho em determinados segundos.
Arejador
Peça importante e funcional nas torneiras é o arejador. Algumas torneiras já vêm com arejador de fábrica, mas você pode também comprar a peça avulsa. Ela fica na ponta da bica da saída de água e adiciona ar ao jato, diminuindo o volume liquido de saída em até 50%, garantindo água suficiente para o uso.
Torneira para lavanderia
Vai de gosto, mas na lavanderia, não é importante que tenha uma torneira bonita. Ali, a funcionalidade da peça é o fundamental. Torneiras de tanque têm no mínimo 15 cm de comprimento horizontal para que o jato de água mire bem o meio do tanque.
Torneira que decora
Para alguns, é fundamental que, além de jorrar água, a torneira seja um espetáculo decorativo. Inúmeros modelos, uma mais brilhante que a outra, com design incríveis. Por isso a escolha da torneira é tão importante quanto qualquer outro item de decoração, convém que combine com o estilo que tem o seu banheiro ou cozinha, e para isso não faltam opções no mercado.
Tamanhos e dimensões
Para não errar na escolha da torneira, preste atenção à altura da torneira em relação à cuba, ao abrir a torneira, o jato deve cair direto no ralo, Detalhes como esse são primordiais para que sua funcionalidade não seja prejudicada.
A torneira da pia da cozinha deve ter uma distância mínima de 30 cm entre o bico da torneira e o ralo. Imagine que você precisa de espaço para lavar loucas, panelas, alimentos, então isso exige um bom espaço.
O tamanho da torneira do banheiro deve ser proporcional ao tamanho da cuba/lavatório. Além disso, é fundamental que caiba suas mãos, em movimento, confortavelmente abaixo do jato de água. Verifique se água não vai escorrer pela lateral quando a torneira estiver ao canto da cuba.