Skip to main content

Seguro de vida como investimento: entenda como otimizar o seu produto

Por 18 de abril de 2023Vida e Saúde
seguro de vida ou investimento

O seguro de vida é um produto que protege financeiramente você e a sua família por imprevistos que possam acontecer.

Engana-se quem pensa que a apólice serve apenas para os casos de morte do segurado. Mais de 25% das suas coberturas podem ser beneficiadas ainda em vida. Sendo assim, essa e outras vantagens fazem com que o seguro de vida como investimento seja levado em consideração.

Se você ainda tem dúvidas, acompanhe esse artigo que você terá uma nova percepção.

Cotação online de Seguro de Vida

Protegendo o seu patrimônio

A principal forma de avaliarmos o seguro de vida como investimento é ter a noção dele como uma proteção para o seu patrimônio.

Independente da sua composição familiar atual, seja ela já estabelecida ou ainda em formação, esse produto fará a diferença quando o assunto é resguardar o que está sendo construído por você e os seus entes.

Essa oportunidade é mais satisfatória, segundo especialistas financeiros, quando pelo menos 10% dessa renda e remuneração familiar. Ou seja, do seu patrimônio, esteja investida em um capital do seguro de vida.

Assim, você aplica uma quantia, ainda que pequena, na conjuntura dos benefícios que o seguro de vida pode oferecer.

Benefícios do seguro de vida

Apesar de não ser algo tão popular, muitas pessoas já têm o conhecimento de que o seguro de vida é um produto que presta o serviço de restituição financeira. Isso não apenas na condição de morte do seu segurado, que é a cobertura básica da apólice, como já citamos anteriormente.

O seguro de vida possui coberturas bem específicas para serem utilizadas nos imprevistos familiares como um todo, são as chamadas coberturas adicionais ou complementares, como:

Reembolso por despesas médicas

A partir da contratação dessa cobertura, você receberá parte ou total do valor investido com despesas médico-hospitalares e odontológicas, por motivos de incidentes possíveis e descritos no seu contrato.

Doenças graves

Problemas de saúde mais graves, como cânceres e acidentes vasculares, infelizmente, são muito comuns de acontecer e podem surgir de maneira inesperada. Mas, esse momento pode ser tratado de uma maneira mais leve quando financeiramente você está protegido e o seguro de vida garante essa indenização.

Invalidez permanente parcial ou total

Caso o segurado sofra alguma perda ou redução de suas atividades funcionais, de forma definitiva ou não, para membros e órgãos, o seguro de vida garante uma indenização para que você não fique desamparado financeiramente também.

Assistência funeral

Em um momento tão complicado como é a perda de alguém querido, contar com uma ajuda financeira para realização de um funeral pode ser um caminho menos doloroso. Para essa cobertura há a possibilidade de contratação da cobertura de maneira individual ou coletiva, incluindo outros membros da família. 

Como você pode perceber, a partir da contratação dessas coberturas adicionais o seguro de vida pode ser visto como um investimento para você ter mais tempo de reorganizar a sua vida e seguir com essas novas etapas.

Mapa mental do seguro de vida

Uma forma interessante de você avaliar o seguro de vida como investimento é fazendo o seu próprio mapa mental sobre esse produto.

Caso você não conheça essa técnica, os mapas mentais são ferramentas que ilustram as suas ideias e traçam uma relação sistematizada das informações que você possui sobre determinado tema. Assim, você pode tomar uma decisão, ou adquirir um conhecimento, de maneira mais acertada e organizada.

É como se você mapeasse o caminho dos motivos que o seguro de vida pode ou não ser benéfico e ideal para a construção dos seus objetivos.

Por exemplo, você compreende que estamos expostos, de maneira voluntária ou não, a riscos e desafios que a vida pode nos condicionar. Ninguém quer sofrer um acidente de carro e ter os movimentos restritos e, por isso, parar de trabalhar e de gerar renda para os cuidados e sobrevivência da família, mas sabemos que isso pode acontecer.

A pandemia do novo coronavírus é uma outra ilustração desses imprevistos. Tivemos uma percepção muito mais tangível de como somos vulneráveis e sem controle dos incidentes e consequências disso.

Ou seja, apesar de parecer bem óbvio que o seguro de vida é um produto que se apresenta como um caminho ideal para quem quer se proteger financeiramente de tudo isso, é muito importante que você tenha o conhecimento do quanto vale, não falando de custos, mas sim de investimento, você dedicar parte do seu orçamento para este produto.

Como ter um seguro de vida como investimento?

Aqui na Bidu oferecemos uma plataforma digital simples e confiável para que você possa encontrar o seu seguro de vida como investimento.

A partir de uma cotação gratuita você terá acesso a diferentes ofertas entre as principais seguradoras do mercado, e, em poucos cliques, já pode contar com as proteções ideais para você e a sua família.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 18/04/2023

 

Deixe uma resposta