Skip to main content

Devo fazer seguro com uma corretora ou com meu banco?

Por 10 de agosto de 2016abril 22nd, 2021Mobilidade
Seguro é melhor contratar pelo banco ou pela corretora?

Se você tem uma conta bancária, provavelmente já deve ter recebido alguma ligação do seu gerente oferecendo serviços e produtos com os quais o banco trabalha. São, geralmente, carteiras de fundos, aplicações, crédito ou mesmo seguros, sendo os de auto, vida e previdência os mais comuns.

Aí você pode ficar com a dúvida: será que devo contratar um seguro com o meu banco mesmo, ou procurar um corretor de seguros para me ajudar a fazer isso?

Claro que, por comodidade, você pode até aceitar o produto que o seu gerente está oferecendo e fechar um seguro com seu banco mesmo, pelo  telefone, sem procurar outras opções… mas esse caminho pode não ser o mais recomendável.

Obviamente o banco não vai te oferecer um seguro pirata. Geralmente as instituições bancárias possuem uma seguradora ou trabalham em parceria com uma, comercializando os produtos dela.

Esse é o primeiro ponto em que é importante prestar atenção: um banco geralmente irá te oferecer um seguro de uma única seguradora. Numa corretora de seguros, no entanto, você consegue comparar os produtos de diversas seguradoras, ampliando o leque de opções que você poderá contratar.

Numa corretora, você consegue também identificar melhor as coberturas e benefícios disponíveis em planos diferentes de uma mesma seguradora. Dessa forma você não fica engessado em um plano único oferecido pelo gerente da sua conta.

Outra diferença básica entre o gerente de banco e o corretor de seguros é que o primeiro não tem a mesma expertise na área que o segundo. E é bastante lógico pensar dessa forma, aliás.

Enquanto o gerente do banco tem que cuidar dos assuntos financeiros, previdenciários, gerenciamento de contas, carteiras de seguro, investimentos e muito mais coisas, o corretor de seguros terá seu conhecimento muito mais focado nas seguradoras e tipos de seguros que você pode contratar, podendo te orientar com mais profundidade e informações muito mais detalhadas.

Além disso, você também deve levar em consideração o que acontece depois de contratar o seguro. A contratação em si é só o primeiro passo de todo o processo de ser segurado. É no pós-venda que podem aparecer problemas com sua apólice, mudanças que podem gerar endossos, ou os famigerados sinistros.

Uma corretora de seguros é o local responsável por te ajudar a resolver seus problemas com seguros, de acordo com a SUSEP e demais órgãos regulamentadores. Ela vai te ajudar tanto durante a compra do seu seguro como também no seu pós-venda, facilitando o seu contato com a seguradora. Se você bater seu carro, com certeza o seu corretor vai te ajudar e resolver o seu problema de forma ágil e simples.

Quer saber mais sobre seguro? Conheça a Bidu Corretora clicando aqui!

Deixe uma resposta