Skip to main content

Reparos em casa: fazer você mesmo ou contratar alguém?

Por 2 de outubro de 2023agosto 13th, 2024Residencial e Lazer
seguro residencial cobre casas de leilão

Nada como ter a casa em ordem para curtir esse cantinho especial na companhia de família, amigos e até mesmo sozinho. Mas, para isso, é preciso estar sempre atento às necessidades que vão além das tarefas domésticas diárias como, por exemplo, fazer a limpeza dos cômodos, deixando-os organizados – uma medida que faz bem até para a saúde mental!

Fazer reparos em casa é uma constante e, verdade seja dita, nem sempre é possível dar conta de tudo. Sim, há serviços que pela complexidade, entre outros fatores, precisam ser feitos por profissionais especializados.

Mas quais são as tarefas que a gente mesmo pode fazer e quando é indicado contar com mão de obra qualificada para fazer os reparos em casa?

 Vamos descobrir agora mesmo!

Cotação online de Seguro Residencial

 

Reparos em casa: Serviços simples X serviços complexos

Seja a casa nova ou antiga, sempre haverá necessidade de pequenos ou grandes reparos.

A questão é entender quando o próprio morador pode fazer o conserto ou quando deve contratar um especialista que, vale dizer, pode bater à porta pelas mãos de um seguro residencial, uma opção que oferece coberturas para diversas necessidades.

Habilidades individuais à parte, o desafio é manter a casa em ordem e por isso fazer os reparos é sempre necessário para evitar problemas maiores e, claro, para viver em um ambiente agradável e funcional.

Indicação de suporte profissional para fazer reparos em casa

Entre as mais frequentes situações em que é indicada a ajuda profissional, é possível citar:

Vazamento

Situação comum que ratifica a necessidade de contar com um profissional especializado, afinal a avaliação técnica é determinante para descobrir o motivo do vazamento. É uma demanda que merece atenção não apenas em virtude do desperdício de água como, também, pelos estragos que o acúmulo do líquido pode causar nos ambientes e tubulações.

Problemas elétricos

O risco à segurança dos moradores, à rede elétrica e também aos aparelhos eletrônicos é motivo mais do que suficiente para a contratação de um eletricista. Trata-se de um serviço que não pode ser negligenciado e nem realizado por amadores.

Eletrodomésticos

Nem sempre é fácil detectar o problema apresentado por um eletrodoméstico, por isso é importante contar com a avaliação de um profissional. Há casos em que essa análise pode ser determinante até mesmo para saber se vale fazer o conserto da peça ou se é o caso de pensar na compra de uma nova.

Instalação de pisos

Embora exista aquele que se aventura nesse reparo em casa, achando que um piso quebrado é facilmente substituído, trata-se de um serviço que merece o olhar atento de quem entende do negócio. Isso porque uma simples rachadura no chão pode ser, por exemplo, sinal de que há algum problema com a fundação.

Reparos em casa feitos em casa pelo próprio morador

Há quem tenha habilidade para fazer reparos em casa, sem contar que a internet apresenta dicas que podem facilitar ainda mais o processo.

Mas, para além da pesquisa, é imprescindível ter bom senso para saber se de fato determinado serviço pode ser feito com qualidade, sem riscos de piorar a situação.

Em geral, os reparos de casa que podem ser feitos pelo próprio morador são: 

  • Instalação de luminárias e troca de lâmpadas; 
  • Montagem de móveis; 
  • Aplique de papel de parede
  • Instalação de torneiras; 
  • Preenchimento de pequenos buracos na parede; 
  • Pintura de paredes; 
  • Desentupimento de pias; 
  • Instalação de quadros na parede, entre outras atividades.

Esses e outros reparos não são perigosos de serem executados e, para muitas pessoas, são simples. Porém, há aqueles que precisam de apoio profissional mesmo diante de tarefas consideradas fáceis e sem riscos.

Em casos assim, é indicado colocar na ponta do lápis os valores gastos para a realização dos reparos e também fazer uma cotação do seguro residencial, pois é um produto que pode contar com diversos tipos de coberturas, de acordo com o perfil do morador e das necessidades do imóvel.

Cotação online de Seguro Residencial

 

 

Última atualização em 02/10/2023

Deixe uma resposta