Está na hora de trocar os pneus do carro? Já pensou na possibilidade de contar com os pneus ecológicos? Do que é feito o pneu ecológico? Será que vale a pena usar? E a durabilidade?
São muitas as perguntas que surgem quando o assunto é pneu ecológico.
Aliás, muitas pessoas mal conhecem o produto e quando ouvem falar a respeito costumam ter inúmeras dúvidas.
Em um mundo que cada vez mais discute as questões ambientais, falar em pneu ecológico é uma necessidade. Cada vez mais surgem preocupações relacionadas à poluição do planeta e emissão de gases poluentes.
Com base nesse cenário, inúmeros segmentos da indústria têm feito mudanças ao lançarem seus produtos. E no setor automobilístico não foi diferente: foram criados os pneus ecológicos.
O que são Pneus Ecológicos?
Também conhecidos como pneus verdes, os pneus ecológicos contribuem para que os veículos reduzam o consumo de combustível. Desta forma, há também uma diminuição da poluição, caracterizando uma ação de respeito ao meio ambiente.
Você pode estar se perguntando: como o pneu ecológico reduz o uso de combustível?
Isso ocorre pois são pneus que apresentam menor resistência ao rolamento. Essa é uma característica que não compromete a aderência em piso seco. Segundo os especialistas, a frenagem e a dirigibilidade em pisos assim – e também em pisos molhados – são melhores com os pneus ecológicos.
Do que é feito Pneu Ecológico?
Um dos principais componentes presentes na fabricação do pneu ecológico é o petróleo.
Na verdade, são pneus produzidos com materiais derivados do petróleo e adição, principalmente, de sílica, material derivado da areia.
Já a borracha do pneu tradicional é um material viscoelástico. Por isso, a aderência desse tipo de pneu varia de acordo com o calor – a temperatura média de equilíbrio é de cerca de 80° centígrados, podendo chegar aos 100°.
Daí a importância e atuação dos componentes do pneu ecológico. Eles têm o propósito de combater o calor produzido na banda de rodagem, gerando menor desgaste do pneu e exigindo menos do motor. Resultado? Maior economia de pneu e, claro, de combustível.
Preço dos Pneus Ecológicos: compensa?
Quanto ao quesito preço, o mercado apresenta grande variedade. Em muitos casos, esse tipo de pneu pode ser um pouco mais caro em relação ao pneu tradicional.
É válido saber que existe boa distribuição desse tipo de pneu em nosso país. O discurso costuma ser um só: a diferença de preço é sempre compensada pela economia dos próprios pneus e, obviamente, do combustível.
Prós e contras do Pneu Ecológico
Os pneus ecológicos surgiram em virtude da necessidade de diminuir a poluição e de economizar combustível.
Para atingir esses objetivos, os pneus verdes foram desenhados para terem menor resistência ao rolarem. É assim que conseguem reduzir o consumo de combustível que pode chegar a até 20%.
Apesar da boa notícia, muitas pessoas acreditam que, por causa da melhora referente ao consumo de combustível, a menor resistência dos pneus tem impacto direto em outros pontos. Entre eles está, por exemplo, a aderência ao piso seco e a ampliação do espaço de frenagem.
Os fabricantes negam que haja qualquer diferença de espaço de frenagem entre os pneus verdes e os convencionais.
Segundo muitos deles, a sílica, presente nos pneus ecológicos, substitui outros componentes dos pneus convencionais. Com isso, economiza combustível graças à menor resistência, pois gera menos calor nos pneus.
Além de serem feitos com materiais ecologicamente corretos, os pneus ecológicos ou verdes permitem menor desgaste. O tempo para trocas aumenta e também produzem menos ruídos.
Compra pela internet
Comprar pneus requer uma avaliação minuciosa. E isso não se refere apenas ao preço que se pretende pagar, levando a uma boa economia.
Há variações de tamanho e modelos de pneus, convencionais ou ecológicos, que devem atender à necessidade do veículo em questão.
Usar a internet para essa compra é sim uma boa solução. É possível encontrar promoções que não são feitas em lojas físicas. Porém, é imprescindível encontrar lojas e produtos confiáveis.
Vida útil dos Pneus Ecológicos
Como todo pneu, os ecológicos precisam de certos cuidados rotineiros como, por exemplo, a calibragem semanal.
Como se sabe, rodar com os pneus com a calibragem baixa, diferente daquela indicada pela montadora do veículo, pode levar ao aumento do consumo de combustível.
Importante: a calibragem dos pneus deve ser sempre feita quando os pneus estão frios. Quando estão quentes, em decorrência da alta rodagem, é provável que a calibragem aumente automaticamente em virtude das condições.
Como conhecer um Pneu Ecológico?
Hoje em dia, as marcas oferecem várias opções para os consumidores, incluindo as mais conhecidas como Michelin, Pirelli e Goodyear.
Para saber identificar um pneu ecológico é fácil. Há quatro símbolos nos flancos, que estão ali pois simbolizam os principais benefícios e características de sustentabilidade:
- Redução do consumo de combustível
- Menor emissão de CO2
- Alta quilometragem
- Redução de ruído
Na próxima troca de pneu, avalie não apenas o preço desse produto. Coloque na balança o tempo de duração e a economia de combustível.
Há profissionais que podem contribuir para essa análise. Assim como é possível cada consumidor contribuir para o meio ambiente, reduzindo os índices de poluição.
Lembre-se também de contar com um seguro para o seu carro. Afinal, trata-se de um bem valioso e que merece todos os cuidados possíveis. Da escolha do pneu até a contratação de coberturas que trarão mais tranquilidade caso ocorram imprevistos.
Última atualização em 03/01/2020