Skip to main content

Saiba como pagar licenciamento de veículo pela Internet

Por 17 de fevereiro de 2020junho 9th, 2021Mobilidade
imagem de pessoa no computador para texto sobre pagar licenciamento pela interner

A taxa de licenciamento dos veículos brasileiros, que é oficialmente conhecida como Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), deve ser paga obrigatoriamente todos os anos. Isso ocorre assim como o pagamento anual do IPVA e o DPVAT (seguro obrigatório). Mas é possível pagar licenciamento pela internet?

A resposta é sim. É possível! Assim, o processo fica mais rápido e ágil. Além disso, também dá para economizar, já que não é mais necessário contar com a ajuda de um despachante.  

Confira o passo a passo para pagar licenciamento online corretamente.

Cotação online de Seguro Auto

Passo a passo: pagar licenciamento pela Internet

1. O que você deve ter em mãos

No o primeiro passo para pagar a taxa de licenciamento é necessário ter em mãos o número do Renavam do veículo. Ele pode ser encontrado no documento do carro.

Aí então, acesse o site do seu banco e busque pela opção “pagamentos”.

Assim, é possível pagar a taxa de emissão do novo documento, além de também efetuar o pagamento da taxa de envio do mesmo pelos Correios.

OBS.: não é necessária a impressão de qualquer documento para o pagamento das taxas mencionadas.

O próprio sistema dos bancos informa possíveis débitos relativos ao IPVA, DPVAT e até mesmo multas. Caso haja alguma pendência, é necessário quitar primeiro para só depois pagar a taxa de licenciamento.

2. Aguarde o documento

O passo número dois para pagar licenciamento pela internet é aguardar a chegada do novo documento no endereço que foi cadastrado no Detran. 

O prazo para ter o documento em mãos é de até 7 dias úteis. Porém, de janeiro a março esse prazo aumenta para até 10 dias úteis em virtude do grande volume de solicitações do licenciamento. Muitos proprietários de veículos optam pelo pagamento antecipado dessa taxa, que é feito junto com o pagamento do IPVA, no início do ano.

3. Não recebeu o documento no prazo?

Este terceiro passo é apenas para quem não recebeu o documento no prazo indicado. Optou por pagar licenciamento pela internet e não recebeu o documento? É preciso acessar o site do Detran para verificar o que está acontecendo.

Para fazer isso, é necessário fazer login com o CPF/CNPJ e senha . Há opção de cadastro para quem está acessando o site do Detran pela primeira vez.

Para obter o código de rastreamento (A.R.) do documento nos Correios, basta seguir os comandos “Menu”, “Serviços Online”, “Veículos”, “Acompanhamento de Serviços Eletrônicos” e  finalmente “Licenciamento de Veículo”.

4. Código em mãos

Com esse código de rastreamento em mãos, acesse o portal dos Correios e acompanhe a situação do documento.

É importante saber que há situações que dificultam e até mesmo impedem a entrega do documento. Entre elas está, por exemplo, quando o endereço cadastrado está desatualizado.

Mas quando há um motivo como esse, os Correios informam que não foi possível efetuar a entrega, retornando o documento para a unidade do Detran em que o veículo é cadastrado. Assim, é necessário fazer a retirada no local. 

Dá para pagar em agências e terminais de banco

Embora a melhor forma seja pagar licenciamento pela internet, em virtude da praticidade e eficiência, essa não é a única forma. Também é possível pagá-la nas agências bancárias e pelos terminais de autoatendimento dos bancos que são credenciados pela Secretaria da Fazenda.

Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, por exemplo, aceitam o pagamento em praticamente todos os estados do Brasil.

O que é o Licenciamento?

A obrigatoriedade do pagamento anual da taxa de licenciamento se dá por se tratar de um documento que autoriza o veículo a circular pelas vias do Estado brasileiro. Ou seja, sem o licenciamento não é permitida a circulação do mesmo.

Mais ainda: quando essa taxa não é paga, o dono do veículo é multado. Ele “ganha” sete pontos na carteira de motorista e tem o veículo recolhido pelos oficiais da lei. A retirada ocorre apenas quando há a regularização da situação do mesmo.

Importante: a emissão e envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é feita apenas quando não há registro de débitos referentes ao IPVA, TRLAV e DPVAT.

Quando efetuar o pagamento

Os prazos de pagamento são estimados mediante o final da placa do veículo. Confira as datas para São Paulo: 

  • Abril: final de placa 1
  • Maio: final de placa 2
  • Junho: final de placa 3
  • Julho: final de placa 4
  • Agosto: final de placa 5 e 6
  • Setembro: final de placa 7
  • Outubro: final de placa 8
  • Novembro: final de placa 9
  • Dezembro: final de placa 10

Caso o pagamento não seja realizado até o último dia útil do mês referente ao número do final da placa do veículo, o proprietário pagará multa e juros.

Além disso, é preciso ter o novo documento em mãos até o término do período de licenciamento do mesmo. A partir do primeiro dia do mês seguinte o veículo só pode circular quando o motorista está com o documento do carro em dia, livre das penalidades já citadas.

Licenciamento antecipado

O licenciamento dos veículos deve ser feito, no Estado de São Paulo, a partir do mês de abril.

Mesmo assim, muitos optam pelo pagamento antecipado, junto com o pagamento do IPVA – entre janeiro e março. 

Cotação online de Seguro Auto

 Última atualização em 17/02/2020