Lançado em 2016, o Jeep Compass reinou praticamente sozinho no segmento dos SUVs médios por cinco anos. Concorrentes até teve, como o Chevrolet Equinox, o Honda CR-V, o Hyundai New Tucson, o Kia Sportage, o Mitsubishi Outlander e o Toyota RAV-4. Entretanto, ou eles eram importados e chegavam em pequenas quantidades ou, no caso do Tucson, tinham preços não muito competitivos. Mas e hoje em dia, quais são os melhores SUVs do mercado?
Melhores SUVs
A concorrência demorou, mas se mexeu e veio muito bem preparada para tentar derrubar o líder. Vai conseguir? Ainda é cedo para saber, mas uma boa parte do bolo Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos vão conseguir abocanhar.
Como peixe que não nada a onda leva, a Stellantis reestilizou seu menino de ouro por dentro e por fora. Também colocou um novo motor para enfrentar a artilharia pesada dos rivais na briga dos melhores SUVs.
Vamos conhecer um pouco de cada um deles? Escolhemos as versões mais procuradas pelos clientes e responsáveis pela maior parte das vendas para este pequeno comparativo.
Os preços são os divulgados por Jeep, Toyota e Volkswagen em seus respectivos sites no mês de agosto de 2021 para a cidade de Brasília (DF).
Jeep Compass Longitude T270 2022 – R$ 162.990
O Compass ganhou um banho de loja para não ficar envelhecido frente aos novos rivais Corolla Cross e Taos. Por fora, a Stellantis (que reúne os grupos Fiat, Chrysler e PSA) aplicou uma leve reestilização. São novos para-choques, capô e rodas, além de leves retoques nos faróis e lanternas.
O interior teve mudanças mais significativas:
- Novo painel;
- Mais porta-objetos;
- Redesenhos de saídas de ar-condicionado;
- Painéis de portas;
- Grafismo do quadro de instrumentos;
- Console central;
- Volante multifuncional.
O porta-malas não teve mudanças e mantém a capacidade de 410 litros, a menor entre os rivais.
Sob o capô, o Compass Longitude T270 tem o novo motor novo motor 1.3 turboflex, batizado T270. Ele entrega até 185 cv de potência e torque 27,5 kgfm quando abastecido com etanol. Trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis marchas. Ainda no conjunto mecânico, o Compass 2022 ganhou um ajuste de suspensão mais firme.
Para fazer bonito no confronto dos melhores SUVs, a Stellantis caprichou no pacote de equipamento do Compass Longitude:
- Ar condicionado digital de duas zonas;
- Seis airbags;
- Central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence;
- Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay;
- Faróis Full LED;
- Faróis de neblina em LED;
- Controles de estabilidade e tração Traction Control+;
- Assistente de partida em rampas;
- Rodas de 18”;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Sistema Keyless Enter ‘N Go;
- Sistema de carregamento de smartphone por indução;
- Sensores de chuva e crepuscular;
- Bancos em couro;
- Quadro de instrumentos de 7”;
- Retrovisores elétricos;
- Aletas no volante;
- Retrovisor eletrocrômico, entre outros.
Toyota Corolla Cross XRE 2.0 2022 – R$ 157.090
Como de boba a Toyota não tem nada, aproveitou a plataforma e o nome de seu best-seller mundial para fazer o Corolla Cross. E as semelhanças vão muito além. Na versão XRE, o Cross utiliza o mesmo motor 2.0 Flex usado no sedã: São 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque máximo com etanol, com câmbio automático CVT que simula 10 marchas.
No visual do Corolla Cross, destaque para ampla grade dianteira que tem como objetivo dar mais agressividade ao modelo. O interior sóbrio é praticamente igual ao do Corolla sedã e o porta-malas do SUV pode levar 440 litros de bagagem.
De série, o Corolla Cross XRE traz:
- Ar-condicionado automático;
- Sete airbags;
- Retrovisores elétricos com setas e rebatimento elétrico, painel de instrumentos com tela de 4,2″;
- Central multimídia de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto;
- Sensores de chuva e crepuscular;
- Volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade.
- Câmera de ré;
- Controles de tração e estabilidade;
- Assistente de partida em rampas;
- Faróis principais e de neblina;
- Lanternas traseiras em LEDs;
- Rodas de 18”;
- Acabamento em couro;
- Chave presencial com partida por botão;
- Controle de cruzeiro;
- Retrovisor interno fotocrômico;
- Troca de marchas pelas aletas no volante.
Volkswagen Taos Comfortline 1.4 TSI 2022 – R$ 155.585
O novato da turma é o Taos, que chega para ficar entre o T-Cross e o Tiguan na hierarquia de SUVs da Volkswagen brasileira. Sua plataforma é a MQB, a mesma usada no Jetta e no próprio Tiguan, que lhe emprestam também o motor 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque com etanol ou gasolina. O câmbio é automático, de seis marchas.
O Taos é o mais discreto do confronto dos melhores SUVS médios. Suas linhas carregam o DNA da Volkswagen, mas não chamam tanto a atenção quanto os irmãos Nivus, T-Cross e Tiguan. É a melhor opção para quem não gosta de chamar a atenção. A não ser que você escolha a versão topo Highline, que tem um filete de LED na grade dianteira ligando os dois faróis.
O Taos é o mais espaçoso e tem o maior porta-malas entre os três concorrentes: 498 litros. O interior segue a mesma sobriedade da carroceria ao melhor estilo alemão. O Taos Comfortline traz de série:
- Ar-condicionado de duas zonas;
- Carregador de celular por indução;
- Sensor de chuva e crepuscular;
- Painel 100% digital com tela de 8”;
- Central multimídia VW Play com tela de 10” e suporte via Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (via cabo).
- Rodas de 18”;
- Seis airbags;
- Assistente de partida em rampa;
- Câmera de ré;
- Controles de estabilidade e tração;
- Detector de fadiga;
- Sistema de frenagem automática pós-colisão;
- Retrovisor interno fotocrômico;
- Retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down;
- Monitor de pressão dos pneus;
- Lanterna de LED;
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Chave presencial para acesso e partida.
Os bancos revestidos em couro são opcionais.
E agora, qual dos três entre os melhores SUVs?
Os três são bastante semelhantes em termos de equipamentos, preço, performance e consumo. Apesar de já ter cinco anos de mercado, o Compass continua atraente e possui o melhor acabamento. O Corolla Cross carrega a seu favor a confiabilidade e o pós venda da Toyota, além da baixa desvalorização. Já o Taos é o mais espaçoso. Cabe a você avaliar o que é mais importante no seu uso diário e escolher a melhor opção. Boa compra!
Última atualização em 12/08/2021