Todos sabemos da crise vivida pela indústria automobilística nos últimos dois anos pela pandemia de Covid-19, desvalorização do real, alta nos preços das matérias primas e falta de componentes e insumos para a fabricação de veículos. Porém, a roda não pode parar de girar e novidades importantes são esperadas no Brasil. Confira quais serão os principais lançamentos de carros 2022.
Chevrolet Silverado
Após 21 anos – e de olho no sucesso que a rival Ram 2500 tem feito com o agronegócio nos rincões do Brasil – a Chevrolet Silverado volta ao país. A nova geração da picape será vendida com tração 4×4 e motores V6 Turbodiesel e V8 a gasolina. Outra novidade será o Cruze Sport6 RS, versão com visual esportivo (mas mesmo motor 1.4 de 150 cv de potência das demais versões) do hatchback médio.
Citroën C3
A terceira geração brasileira do C3 vai seguir a mesma receita do irmão maior C4 Cactus e terá visual de SUV desde a versão de entrada. Será produzido sobre a plataforma CMP, a mesma do novo Peugeot 208. O C3 terá o motor Firefly 1.0 de três cilindros da Stellantis (Fiat-Chrysler + Peugeot + Citroën), além do veterano 1.6 16V usado desde a primeira geração do compacto.
Fiat Argo e Cronos CVT
Com a aposentadoria do motor EtorQ 1.8 (leia mais abaixo), a dupla Argo e Cronos terá somente opções de motores 1.0 ou 1.3. Para não deixar órfãos os compradores da versões automáticas, a Fiat vai lançar o câmbio CVT para o motor 1.3, o mesmo conjunto motriz já usado em Pulse e Strada. Outra novidade será o Cronos 1.0, que toma o lugar do Grand Siena.
Fiat SUV cupê
A Fiat é bem perspicaz e percebeu que os SUVs cupês são os sucessores dos hatchbacks e sedãs médios, segmentos que nunca obteve êxito por aqui. Para estrear no segmento, prepara um modelo ligeiramente maior do que o Pulse, porém construído sobre a mesma – e nova – plataforma MLA . Sob o capô, o SUV cupê mineiro terá o motor 1.3 Turbo de 180 cv de potência, já usado na Toro e no Compass.
Ford Maverick
Apesar de ter parado de fabricar no Brasil em 2020, a Ford segue viva no país e de olho nos segmentos mais rentáveis. Prova disso é o lançamento da nova picape Maverick logo após sua apresentação nos EUA. Ressuscitando o nome do cupê V8 produzido por aqui entre 1973 e 1979, a picape chega com motor 2.0 Turbo e porte semelhante ao da Fiat Toro.
Ford F-150
Veículo mais vendido nos Estados Unidos há 40 anos, a picape grande Ford F-150 curiosamente nunca foi oferecida oficialmente no Brasil. Mas esta história vai mudar em 2022 e, assim como a Chevrolet Silverado, o modelo chega para pegar uma fatia do bolo da Dodge Ram.
Honda Civic
Com o novo City já lançado em versões hatchback e sedã no fim de 2021, a Honda se prepara para lançar a 11ª geração do Civic no mercado brasileiro. A notícia triste é que ele não será mais nacional – a décima geração já até deixou de ser produzida em Sumaré (SP) – e virá em pequenas quantidades e apenas em versões mais caras.
Honda HR-V
Já o SUV HR-V, que nos últimos anos roubou muitos compradores do Civic, continua brasileiro. Ele vai estrear por aqui sua segunda geração poucos meses após sua apresentação no Japão. Maior e com visual cupê, o novo HR-V promete ser um dos grandes lançamentos de carros 2022, aposentará o antigo motor 1.8 e terá o novo 1.5 aspirado do novo City. Já o 1.5 Turbo da versão Touring permanece.
Hyundai HB20 reestilizado
Apesar de ter sido o compacto mais vendido no brasil em 2021, a segunda geração do HB20 nunca foi uma unanimidade em termos de design. Sabendo disso, a Hyundai já testa uma ampla reestilização de meio de ciclo para o modelo, que deve ser apresentada no segundo semestre já como linha 2023.
Jeep Renegade
Entre os lançamentos de carros 2022 está o Jeep renegade. Lançado em 2015 e reestilizado em 2018, o Renegade prepara mudanças mais profundas para 2022. Além de ganhar um visual renovado – sem mexer muito na forte e bem sucedida identidade do SUV – a Jeep vai usar o motor 1.3 Turbo do Compass para equipar todas as versões, inclusive a 4×4 antes oferecida só com o 2.0 Turbodiesel. Outros Jeep que também devem estrear em 2022 são Grand Cherokee L e a picape Gladiator.
Peugeot 208 1.0 Turbo
O Peugeot 208 deve enfim ganhar o motor Firefly 1.0 Turbo de 130 cv de potência da Stellantis para o lugar do veterano 1.6 16V. A novidade promete colocar o 208 em pé de igualdade com rivais como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, todos equipados com propulsores 1.0 Turbo. Outra surpresa deve ser a picape média Landtrek, com motor 1.9 Turbodiesel e câmbio automático.
Renault Kwid
Modelo mais vendido da Renault no Brasil, o Kwid vai ganhar sua primeira reestilização em 2022. A dianteira terá as mudanças mais profundas, com novos faróis, grade e para-choque. Mudam também o interior e a traseira. Outra novidade será sua versão elétrica, importada da Europa.
Toyota Yaris
Quatro anos após o lançamento, o Yaris vai ganhar seus primeiros retoques. Hatch e sedã terão pequenas mudanças nos faróis e lanternas, além dos para-choques e interior. O motor 1.3 que hoje equipa somente a versão hatch se aposentará, restando somente o 1.5 com o câmbio CVT.
Volkswagen ID.3 e ID.4
Depois de renovar sua linha no Brasil, a Volkswagen investe pesado na eletrificação e vai lançar os novos ID.3 e ID.4 no país. Totalmente elétricos, o hatch e o SUV chegam para brigar em um segmento que foi na contramão do mercado como um todo e teve um alto crescimento em 2021.
Quem dá adeus?
Uns chegam e outros vão embora. A Fase L7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) entrou em vigor em janeiro de 2022. Ela impôs restrições maiores às emissões de poluentes. Com isso, alguns modelos com motores mais antigos pararam de ser produzidos:
- Chevrolet Joy e Joy Plus
- Chevrolet Montana
- Fiat Argo, Cronos e Toro 1.8 EtorQ
- Uno
- Grand Siena
- Fiat Doblò
- Volkswagen Fox
Última atualização em 26/01/2022