Skip to main content

Como limpar estofados de sofá de todos os tipos?

Por 25 de janeiro de 2022Residencial e Lazer
como limpar sofá

Nada pode ser pior do que ter a sensação de que a nossa casa, por mais que a gente cuide e limpe, está sempre com algo sujo. Isso acontece muito com itens que são mais difíceis de fazer a limpeza por si próprio. Aí é preciso contratar um serviço especializado e de confiança, como para higienizar sofás, tapetes e cortinas.

Bom, mas neste artigo trazemos a boa notícia de que é possível você resolver essa questão, com dicas simples e uma de ouro. O seguro residencial pode te ajudar até mesmo com essa tarefa, e vamos te mostrar como isso acontece!

Acompanhe como limpar sofá e como chamar um profissional especializado para te apoiar, caso você prefira.

Cotação online de Seguro Residencial

Como limpar sofá?

A pergunta parece bem simples. Porém, saber como limpar sofá nem sempre se resume a tirar as migalhas de comida ou de dar uma batida no estofado para tirar a poeira. Após um tempo, ela gruda no tecido, fica entranhada, e não é com gestos simples que você resolve.

Segue o nosso passo a passo de como limpar sofá:

  1. Procure a etiqueta ou alguma indicação de referência que aponte quais são as instruções do próprio fabricante para você executar a ação. Assim você pode ter a garantia de quem produziu esse móvel de que seguindo as orientações. É importante para não prejudicar o tecido e o sofá como um todo, de maneira irreversível;
  2. Utilize aspirador de pós sempre que possível. Assim, você não deixa acumular poeira e sujeira tanto no estofado como nas almofadas.Se o encosto ou outras partes do móvel forem soltas, retire-os da estrutura principal. Desta forma dá para limpar o sofá com mais qualidade, bem nos cantinhos;
  3. Caso tenha partes em metal ou em madeira, evite produtos de limpeza muito fortes ou abrasivos, que vão estragar o seu sofá. Na dúvida, se você não tiver a indicação do fornecedor, use pano úmido, água e sabão neutro.

Importante dizer que deixar para fazer isso quando o sofá estiver já muito sujo, não será tão produtivo e o resultado esperado pode não ser o ideal. Então, inclua esse passo a passo de como limpar o sofá na sua rotina de limpeza da casa, ou peça ajuda para a pessoa que prestar esse serviço mais recorrente no seu lar.

Como limpar sofá: dicas por tipo de tecido

Indo um pouco mais no detalhe de como limpar sofá, preparamos uma lista de atividades que podem ser aplicadas, por tipo de tecido ou de estofamento que o seu móvel possui:

Sofá de couro

Existe uma diferença pequena entre limpar um sofá de couro sintético e corino, e o sofá de couro natural. Porém, em todas essas opções você deve começar com o uso do aspirador de pó, que removerá a poeira superficial do estofado.

Nos sofás de couro sintético e de corino, você pode usar detergente neutro misturado com água, e aplicar com um pano limpo e de preferência macio, esfregando de forma suave. Não esqueça de retirar bem o produto.

Em couro natural, recomenda-se apenas água e um pano. Se o tecido já estiver bem sujo e prejudicado você pode misturar sabão neutro com água. Porém, sem deixar que o detergente puro tenha contato direto com o sofá. Retire bem o produto depois, para evitar manchas.

Móveis de couro podem receber uma aplicação de silicone líquido ou produtos hidratantes específicos. Eles vão conservar, principalmente, a aparência do tecido. Vale entender com o fabricante quais são as soluções indicadas.

Sofá em tecido, linho e veludo

Use uma mistura de 1 litro de água morna para 250 mL de vinagre branco. Aplique com um pano limpo, em movimentos circulares e leves.

Remova o excesso de umidade com um pano seco, mas deixe secar totalmente com o ambiente. Por isso, opte por fazer a limpeza em dias mais quentes, deixe as janelas abertas e até mesmo ligue um ventilador para agilizar o processo.

Se por acaso o tecido do sofá sujou e manchou com algum xixi de animal de estimação ou porque entornou uma bebida, siga esse passo:

  • Misture 1 litro de água;
  • Uma colher de amaciantes de roupas;
  • Meio copo de vinagre branco;
  • Adicione também 1 colher de sopa de bicarbonato.
  • Aplique com a ajuda de um borrifador e use um pano para fazer movimentos suaves em cima do local que precisa ser limpo.

Para todos os tipos de limpeza no sofá, vale testar a mistura de produtos aplicando em uma parte mais escondida do tecido. Deixe agir por um tempo necessário, para você entender se está optando mesmo pela melhor medida de limpeza.

Sofá de camurça

Em camurça recomenda-se um pano ou uma escova com cerdas macias e água. Apenas se houver manchas, faça a aplicação da mistura com detergente neutro. Sempre retire o produto após deixar agir por algum tempo.

Sofá de suede, poliéster e chenille

Esses sofás são feitos de tecido que não podem ser molhados. Então, você precisará fazer a limpeza a seco. Caso não seja possível, use com a ajuda de um borrifador, a mistura de água fria e álcool em pouca quantidade.

O álcool é um produto recomendado, pois evapora mais rápido.

Importante na limpeza do sofá em casa

Nunca se esqueça de antes, seja qual for o estofado do seu sofá, de aplicar o produto escolhido em uma parte do móvel que seja mais escondida e menor. Assim, você faz o teste e tem mais segurança para continuar limpando o sofá inteiro.

Como evitar sujar o sofá?

Talvez algumas dicas de como também evitar sujar o estofado do seu sofá, possam ser providenciais. Claro, que cada família possui hábitos e uma rotina que pode ser complicada. Mas pense em como ir adaptando para virar um novo costume.

  1.  Evite comer e beber no sofá. Acidentes acontecem, por distração, principalmente. Se for comer, utilize bandejas ou aparadores. Comprar esteiras porta-copos, para colocar no braço do sofá também é uma ótima saída para apoiar e evitar tombar;
  2. Se tiver animais de estimação em casa, compre um forro impermeável ou uma manta para que o seu animalzinho fique tranquilo, perto da família, mas sem sujar ou deixar pelos. Lembre-se que a patinha dele pode estar suja e ele não vai ter esse critério de limpeza antes de subir, caso seja um hábito e permitido;
  3. Para seres humanos vale o cuidado também em relação a apoiar os pés em cima do estofado do sofá. Às vezes andamos descalço na casa ou não vemos que os pés não estão tão limpos, como se tivesse saído do banho, e isso pode sujar também;
  4. Uma boa ideia para deixar o sofá mais limpo é usar uma manta protetora. Além disso, elas são ótimos elementos decorativos.

Falando em decoração, uma outra opção é, caso o seu sofá esteja em bom estado, mas com o estofado mais antigo, procure um serviço especializado e troque o tecido. Há muitas outras opções de revestimento e que podem dar um novo visual para o ambiente.

Limpeza de sofá no seguro residencial

Bom, muitas pessoas não sabem, mas no seguro residencial você pode ter serviços de apoio para resolver problemas comuns da sua rotina. Entre eles, por exemplo, chamar um chaveiro, pois a chave quebrou na maçaneta, ou um eletricista.

E o mesmo serve para serviços gerais, como limpeza de sofá. O melhor é que você conta com a garantia de receber em casa um serviço com selo de qualidade que a sua seguradora contratou para oferecer o melhor aos seus clientes. Sem tanta espera por uma agenda ou burocracia, apenas solicitando a sua seguradora.

Se você ainda não tem um seguro residencial para pedir ajudas como essa de limpar o seu sofá, peça agora uma cotação on-line gratuita aqui na Bidu. Você vai conhecer as principais seguradoras do mercado, e as coberturas mais incríveis e necessárias para você proteger o seu lar e a sua família.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 25/01/2022

Deixe uma resposta