O Brasil é o maior mercado de carros de passeio blindados do mundo. Um indicador um tanto controverso. Com a violência crescente nos grandes centros urbanos, cada vez mais pessoas recorrem a essa alternativa para se proteger. A frota de blindados no país gira em torno de 130 mil veículos, com 70% deles no estado de São Paulo.
Os modelos mais blindados ainda são os de luxo – Q3, Evoque, Corolla – mas há um crescimento sensível entre modelos mais populares como Voyage, VW Fox e Novo Fiesta. Se você está interessado em blindar o seu carro, é importante considerar alguns aspectos.
Segundo os especialistas, uma blindagem III-A, a que oferece maior proteção e a mais comercializada aqui, não deveria custar menos de 40 mil reais. Um investimento bastante alto, quando comparado ao preço dos carros em si. Nesse ponto, cabe a pergunta: carro blindado vale a pena?
Blindados: quais são os níveis?
Ter um carro blindado pode ajudar muito na sua segurança pessoal. Afinal, você pode circular por ai mais tranquilo, sabendo que um tiro não irá te atingir dentro do seu carro. Mas sabia que existem diferentes níveis de blindagem?
Nível de Blindagem I
Nível de Blindagem II
Calibre: 10 – 12 cm
Nível de Blindagem III-A
Tipo de munição: 9mm e .44
Nível de Blindagem III
Tipo de munição: .308 Winchester
Nível de Blindagem IV
Tipo de munição: .30-06 AP
Nível de Blindagem V
É importante lembrar que a blindagem não é uma opção amplamente recomendada. Certos carros não são exatamente adequados para essa proteção, seja pelo modelo – caso dos conversíveis – ou pela potência, já que o peso da blindagem pode afetar bastante o desempenho do veículo.
Lembre-se, também que a manutenção do carro blindado deve ser feita com maior frequência.
O seguro do seu carro também é um ponto fundamental nessa decisão. Os reparos normalmente são mais complexos e caros, por isso nem todas as seguradoras seguram carros blindados. Para te dar uma ideia da diferença, o seguro de um Fiesta Sedan 2013|2013 custaria 2068 reais, e se ele fosse blindado, custaria 4400. Sensível a diferença, né? Mas lembre o seguro te protege de outros riscos. Converse com a gente e contrate o seu.