Você abriu um negócio ou decidiu atuar de forma autônoma no mercado de trabalho. Então, optou pelo registro como Microempreendedor Individual (MEI). Se esse é seu caso, você precisa saber dos benefícios de ser formalizado como MEI. Entre as vantagens, você sabia que existe disponibilidade para empréstimo para MEI?
O crédito para MEI possui características bastante interessantes. Ele ajuda você a realizar avanços no seu negócio e ter mais capacidade de gerar capital. Vamos explicar como funciona.
Qual a vantagem do empréstimo para MEI?
Taxa de juros. Sim, a principal vantagem dos empréstimos para MEI está na redução da taxa de juros por parte das instituições financeiras.
Esse benefício é concedido quando o microempreendedor comprova a aplicação do crédito em benefícios para a sua empresa.
+ Empréstimo para abrir empresa
Onde pedir meu empréstimo?
Instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), promovem vantagens para quem é MEI. Por isso, é muito importante que você realize uma pesquisa para entender todas as taxas e regras que cada banco oferece.
Outro ponto importante a ser avaliado é que alguns bancos possuem linhas de créditos específicas para cada objetivo do microempreendedor.
Ou seja, eles te ajudam a orientar a utilização da renda solicitada pelo empréstimo pessoa jurídica. Pode ser uma ajuda para realizar um investimento, ampliar seu capital de giro, ou até mesmo antecipar suas vendas.
Requisitos
Listamos abaixo o que você precisa saber e ter ao solicitar o seu empréstimo para MEI:
- Documentação: apesar de cada banco exigir uma lista diferente de documentos, basicamente você precisará do seu RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI;
- Plano de Investimento: ter em mente e no papel os motivos e razões para a solicitação do empréstimo para empresa, e o planejamento de onde será aplicado;
- Comprovante de Renda: nesse caso é bom você ter em mãos os comprovantes de renda pessoal e da sua empresa. Assim, pode atestar a estabilidade e revelar a sua capacidade de cumprir com o compromisso de um empréstimo empresarial.
Microcrédito
Outra opção menos burocrática de crédito para MEI é o microcrédito. Ele apresenta valores menores do que o empréstimo tradicional e custo baixo em transações.
Para esse formato, empresários de pequeno porte formais e informais podem ser contemplados. É só acessar a lista de agentes realizadores no site do BNDES e aguardar a visita do avaliador de liberação de crédito.
Não esqueça!
Lembre-se sempre que, ao pedir um empréstimo para empresas ou realizar um financiamento, você deve estar organizado e planejado para cumprir com esse novo compromisso.
O empréstimo para microempreendedor deve ser focado em projetos e metas para sua empresa. Nunca para fins pessoais.
Coloque tudo na ponta do lápis, veja se a sua empresa tem capacidade de crescimento com esse investimento e faça boas escolhas!
Quer saber mais sobre MEI?
+ Passo a passo para emitir nota fiscal MEI
+ Plano de saúde MEI: quais benefícios para quem é microempreendedor
+ MEI precisa declarar Imposto de Renda?
Última atualização em 30/10/2019