O começo do ano traz consigo a necessidade de pagar algumas contas extras. Entre elas estão IPVA, IPTU, material escolar, Imposto de Renda, entre outras coisas. Então, será que fazer empréstimo no começo do ano é bom? Dá para achar juros menores no crédito pessoal nesta época do ano?
Não fique com dúvidas. Vem saber se o começo do ano é melhor para quem quer pedir empréstimo!
O que é Empréstimo Pessoal? É fácil pedir?
O empréstimo pessoal é uma operação financeira entre pessoa física e instituição credora, que tem por objetivo fornecer crédito. Nesta negociação, é possível decidir, entre ambas as partes, o melhor prazo de pagamento e demais encargos. Tudo antes de assinar o contrato.
Essa é uma das opções mais simples e rápidas de levantar um dinheiro extra. Além disso, tem prazo de pagamento facilitado (podendo chegar a 48 meses) e todo o processo de liberação é online. O dinheiro cai diretamente na conta corrente.
Assim, o empréstimo pessoal é uma forma rápida de obter recursos financeiros. Portanto, quem começou o ano precisando de um reforço no orçamento, pode avaliar se essa é uma boa opção.
Fazer empréstimo no começo do ano é bom?
O empréstimo pessoal é sempre uma alternativa quando se precisa de dinheiro rápido. Isso pode ser no começo do ano ou em qualquer outro período.
Isso porque o empréstimo é uma das modalidades menos burocráticas para levantar aquele dinheiro extra, que você tanto precisa.
Se você quer fazer empréstimo no começo do ano, tem algumas coisas a pensar.
De modo geral, o começo do ano é aquele momento em que várias obrigações financeiras aparecem como IPVA, IPTU, material escolar, rematrícula da escola, Imposto de Renda, entre outras.
+ Você sabe calcular o valor do IPVA?
Então, é comum que a procura por uma graninha a mais seja maior assim que o ano começa. Mas, isso não quer dizer que é nesse período que você encontrará juros mais baixos no empréstimo pessoal.
E falando nisso, você sabe o que pode fazer com que o seu empréstimo fique mais caro ou mais barato?
Empréstimo no começo do ano: como conseguir mais barato?
Vamos pensar que você precisa de um empréstimo no começo do ano para dar aquela força no orçamento. Onde você pode encontrar empréstimo barato?
A primeira coisa a saber é que toda solicitação de empréstimo passa por uma análise de crédito. Então, ela serve para avaliar se você tem condições de pagar o valor solicitado.
A análise de crédito também é importante para que a empresa credora (que irá lhe conceder o empréstimo) determine em quais condições ela poderá disponibilizar o valor para você.
Portanto, é por isso que as taxas de juros podem variar de pessoa para pessoa (para mais ou para menos). Além disso, outras questões que podem variar são a quantidade de parcelas e o limite máximo que será emprestado.
As dicas para encontrar empréstimo mais barato são:
- Nome limpo: quando o CPF está inscrito em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa pode dificultar a busca por crédito. Assim, ele se torna mais caro.
Isso porque as empresas que emprestam dinheiro para quem está negativado, podem aumentar os juros na hora de avaliar o perfil o seu perfil;
- Capacidade de comprovar renda: todas as vezes que você pede um empréstimo, será preciso comprovar que tem renda suficiente para pagar o dinheiro de volta. Vários documentos podem comprovar sua renda como: extratos bancários, declaração do imposto de renda, holerite, etc;
- Bom histórico financeiro: o score é o índice que reúne informações que indicam como está a sua capacidade de quitar compromissos financeiros. Ele é um bom sinalizador que pode fazer com que um empréstimo fique mais barato. Existem várias formas de aumentar o seu score de crédito. Entre elas estão pagar as contas sempre em dia e não ficar com o nome negativado;
- Dar algum bem como garantia como imóvel ou carro: nesse caso, o empréstimo pode ficar mais barato. Pois isso serve para reduzir o risco possível de inadimplência.
+ Mais dicas para pegar empréstimo pessoal.
Empréstimo consignado: opção mais barata de crédito
Independentemente da época do ano, um crédito consignado é uma boa opção para quem precisa de um dinheiro extra, mas quer pagar menos juros.
Se você recebe aposentadoria, é pensionista ou tem carteira assinada, então, possui um menor risco de inadimplência nesta modalidade de empréstimo. Isso porque a parcela da dívida é descontada diretamente do salário ou do benefício do INSS.
Então, a instituição que concede o crédito tem maior confiança em você. Portanto, isso faz com que os juros do empréstimo consignado sejam menores do que em um empréstimo pessoal.
+ Como funciona o empréstimo para funcionário público?
Quando é o melhor momento para pegar empréstimo?
Empréstimo no começo do ano, meio ou final do ano? Qual é a melhor época para pegar um empréstimo?
Bom, como já vimos, quando o ano começa, traz com ele algumas despesas extras que podem dar uma apertada no orçamento.
Então, o que pode indicar o melhor momento para pegar um empréstimo é o seu planejamento financeiro para cada situação.
Por exemplo: se você tiver incentivo para quitar alguma despesa à vista com desconto, vale a pena considerar o empréstimo. Isso caso as taxas do empréstimo sejam menores que os juros para parcelamento das contas.
O empréstimo vale a pena também quando você está sem reserva financeira para arcar com as despesas extras. Ou seja, se você fez as contas e percebeu que não terá dinheiro suficiente para pagar as despesas no prazo, pode considerar essa modalidade de crédito.
Bons motivos para pegar um empréstimo:
- Ter dinheiro para cobrir uma situação inesperada;
- Pagar dívidas mais caras: como cheque especial ou cartão de crédito;
- Limpar o nome;
- Aumentar a renda para investir em um novo negócio;
- Pagar estudos que podem gerar novas oportunidades renda.
Empréstimo no começo do ano: melhor momento para cuidar da sua vida financeira
Se você já fez as contas e viu que dá para encaixar a parcela do empréstimo no começo do ano, então, este pode ser um bom momento.
Mas, o começo do ano também pode ser uma boa hora para fazer sobrar dinheiro no fim do mês.
Um dos primeiros passos para isso é saber como é possível investir o seu dinheiro e conseguir juntar uma reserva de emergência.
Entender as opções que oferecem mais vantagens vai depender das metas que você estabeleceu e em quanto tempo pretende alcançá-las.
Cada investimento possui características de rentabilidade e prazos que podem se ajustar ao perfil do investidor e ao seu objetivo.
O importante é começar. E cada início de ano é sempre uma boa hora para virar o jogo da sua vida financeira!
Última atualização em 01/02/2021