Um assunto difícil, mas necessário no universo do seguro de vida: como receber seguro de vida por morte?
Trata-se de uma dúvida recorrente sobre esta que é a principal cobertura da maior parte das apólices contratadas no mercado – é importante mencionar que o seguro de vida também tem a proposta de auxiliar os segurados ainda em vida.
Mas contar com esse produto sob a ótica da morte do segurado é o que leva a mais números de contratação. Isso porque, nesse contexto, quem adquire o seguro quer ajudar familiares, amigos, entre outras pessoas beneficiadas, caso venha a faltar, principalmente se for o provedor da casa.
Mas, levar mais conforto e auxílio financeiro aos beneficiários em um momento difícil é o principal ponto para quem contrata o produto. Assim, saber como receber seguro de vida por morte, ficando por dentro das etapas que envolvem o requerimento da indenização, é vital para quem fica.
Por isso, fique atento às dicas para saber como é possível receber o seguro de vida por morte de um jeito simples e rápido.
Cotação online de Seguro de Vida
Seis dicas para facilitar o acesso ao seguro de vida por morte
Já que saber como receber seguro de vida por morte é uma questão administrada em meio a um contexto difícil, facilitar é o que a gente quer com as dicas abaixo. Confira!
1) Ter em mãos a certidão de óbito é o primeiro passo para receber o seguro de vida por morte, já que se trata do principal documento para comprovação do falecimento do segurado.
2) Caso o segurado não tenha alertado os beneficiários sobre a existência do seguro de vida, a dica é procurar os órgãos competentes para confirmar se há mesmo um seguro de vida e quem faz parte da apólice. Isso inclui pesquisar, por exemplo, os bancos em que o falecido tinha conta e mesmo um corretor de seguros da família.
3) Quando os beneficiários sabem da existência do seguro de vida, mas não têm acesso a informações detalhadas, a orientação para começar a descobrir mais sobre o produto é consultar extratos bancários para verificar se há descontos relacionados a essa contratação, por exemplo.
4) Não há vestígios da apólice e nem do nome da seguradora contratada? Procure o documento na casa, nos pertences e até no e-mail do segurado.
5) Outra dica para buscar informações é fazer contato com a empresa em que o segurado trabalhou. É comum ocorrer contratações no ambiente de trabalho, já que há empresas que oferecem seguro de vida para os funcionários.
6) O site da CNseg, Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, uma associação civil que atua em todo o território nacional, ajuda a descobrir qual a seguradora escolhida pelo falecido – a consulta é grátis.
Como efetivamente receber o seguro de vida por morte?
Após confirmar a inscrição como beneficiário de um seguro de vida, é chegado o momento de saber como receber o seguro de vida por morte.
Há certos requisitos para dar entrada no pedido da indenização mas, em geral, são simples. O que vale é estar atento às exigências da seguradora – e cada uma tem um jeito de atuar.
Porém, os seguintes passos costumam ser padrão no mercado:
- Apresentação dos documentos pessoais do beneficiário: trata-se da medida de prevenção de fraudes, que garante que apenas as pessoas registradas na apólice receberão a indenização. Os documentos são os mais básicos: RG ou CNH e CPF. Todos originais para não ter problemas de avaliação.
- Apresentação dos documentos da pessoa que faleceu, ou seja, de quem contratou o seguro: cada seguradora solicita diferentes documentos, mas o RG e CPF costumam ser exigidos, além da certidão de óbito.
Quer fazer uma cotação de seguro de vida agora mesmo? A gente tá aqui para facilitar para você!
Cotação online de Seguro de Vida
Última atualização em 10/01/2024