O laboratório Air Fuel Synthesis, sediado na Inglaterra, desenvolveu uma tecnologia capaz de combinar o gás carbônico do ar com o hidrogênio da água para produzir metanol, que pode ser transformado em gasolina.
Segundo os engenheiros do projeto, o combustível de água e ar já existia há algum tempo. O procedimento demora aproximadamente um dia, e a gasolina resultante pode ser utilizada em qualquer motor sem a necessidade de uma adaptação especial.
O combustível de água e ar, no entanto, sofreu críticas por ser economicamente inviável e consumir altos níveis de energia no modelo atual. Além disso, o gás carbônico usado na produção do combustível seria devolvido à atmosfera, mantendo o nível atual de poluição.
A empresa pretende produzir esse combustível em escala comercial a partir de 2014.
Você sabe da importância do combustível para o seguro auto?
Embora o uso de um ou outro tipo de gasolina não modifique o valor do seguro de carro, alguns hábitos na hora de abastecer ou deixar de abastecer podem danificar o motor ou outras peças. Por exemplo, usar gasolina adulterada pode danificar praticamente todas as peças e andar sempre no combustível auxiliar pode ocasionar a famosa “pane seca”, entre outras coisas que os motoristas fazem.
O impacto disso no seguro é indireto: com o desgaste das peças, aumenta o risco de problemas mecânicos, que podem acontecer no meio de uma estrada e causar um acidente. Por isso é importante sempre abastecer em postos de confiança e fazer manutenções preventivas com frequência.
UPDATE
O CNET publicou uma matéria sobre descoberta realizada pela Sunfire GmbH – empresa alemã no ramo de tecnologias limpas – relacionada a produção de combustível a partir de água e dióxido de carbono (H2O e CO2). Batizada de “Power to Liquid”, o combustível é produzido a partir de um equipamento capaz de converter água e dióxido de carbono em gasolina sintética, diesel e querosene, componentes que também são conhecidos por hidrocarbonetos líquidos.
Christian von Olshausen, CTO da Sunfire, indica que é possível reciclar 3,2 toneladas de CO2 por dia e produzir um barril de combustível com a nova tecnologia. O equipamento permite uma viabilidade técnica na produção em escala industrial, mostrando ser economicamente viável.
A Sunfire garante que o processo tem uma taxa de eficiência em 70%.