Skip to main content

Principais competições de automobilismo

Por 20 de março de 2015maio 24th, 2021Mobilidade
corrida de carro Lineup formula 1 ferrari

Não dá para negar que a velocidade provoca o derramamento de doses cavalares de adrenalina em nossas veias. Como você não pode correr por aí feito um louco, já que isso não é seguro para seu veículo, você e para as demais pessoas nas ruas. Por isso a corrida de carro está aí para fazer a alegria dos fãs de velocidade e carros.

A Fórmula 1, por exemplo, está cada vez mais competitiva e interessante. Não é de se espantar, portanto, que a competição seja reconhecida mundialmente e seus lucros sejam exorbitantes. Mas ela não é a única corrida de carro que existe. Veja outras categorias interessantes para serem acompanhadas.

Formula E

Principais competições de automobilismo - Formula E

A Fórmula E inicia sua sétima temporada em 2021. Organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), conta com carros movidos exclusivamente a energia elétrica e é um laboratório para grandes fabricantes.

Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Jaguar, Nissan, PSA e Renault têm ou já tiveram equipes na Fórmula E. Elas usam como uma maneira de testar soluções para seus carros elétricos, que estão cada vez mais presentes nas ruas e na vida das pessoas.

A primeira temporada da “E”, como é carinhosamente chamada, começou em 2014 e contou com 10 equipes. Esta corrida de carro elétrico ocorre em circuitos de rua. São 2,5 a 3 quilômetros de extensão, com os carros correndo em uma velocidade máxima de 220 km/h.

Fórmula Indy

Principais competições de automobilismo - Formula Indy

A Fórmula Indy é, para o senso comum, muito semelhante à Fórmula 1. Não é bem assim. Além de não ter carros com tanta tecnologia, a Indy é praticamente uma corrida de carros monopostos exclusivamente norte-americana. Isso porque as etapas do campeonato ocorrem apenas nos Estados Unidos ou no Canadá.

Além disso, suas corridas acontecem, em boa parte, nas pistas ovais. Isso que faz com que os carros utilizados na competição sejam mais pesados e robustos, pois não possuem área de escape em casos de batidas. Entre as principais corridas estão as 500 Milhas de Indianápolis, que teve sua primeira edição em 1911.

Aliás, os carros são outro diferencial em relação à Fórmula 1. Além de serem mais robustos, todos os carros da Fórmula Indy são iguais, e fornecidos por uma mesma empresa. Às equipes cabe somente fazer pequenos ajustes aerodinâmicos, diferente da F1 em que cada equipe é responsável 100% pela construção de seus carros.

Fórmula Truck

Principais competições de automobilismo - Fórmula Truck

A categoria de corrida de caminhões surgiu no final dos anos 80, com o nome de I Copa Brasil de Caminhões. Desde então os números de competidores e fãs da modalidade crescem exponencialmente, ano após ano.

A Fórmula Truck é composta por caminhões totalmente preparados para corrida, totalizando 6 marcas competidoras, com 24 pilotos e 14 equipes participantes. O número de voltas varia entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista onde está ocorrendo a prova e das condições do autódromo.

Mas não pense que a modalidade tem corridas lentas por ser composta por caminhões: os veículos podem passar dos 200 km/h em determinados trechos. No entanto, para garantia de segurança, há um controle de velocidade em um ponto da pista. O limite? 160 km/h. Veloz, não?

Nascar

Principais competições de automobilismo - NASCAR

Conhecida principalmente por suas provas em circuitos ovais e de longa duração, a NASCAR é na verdade o nome da associação automobilística que controla campeonatos de stock car nos Estados Unidos. A modalidade começou há muito tempo, especificamente na década de 20, na cidade de Daytona Beach, Estados Unidos. Consistiam de carros de passeio normais, sem modificações para corridas.

A associação foi criada oficialmente em 1948, com o propósito de padronizar as regras da competição e buscando seu crescimento. Desde então a associação conta com diversas categorias de corrida de carro, tendo como principal e mais conhecida a Sprint Cup. Ela abriga provas tradicionais como a Daytona 500, principal prova da categoria e uma das mais longas (500 milhas), perdendo para a Coca-Cola 600 (600 milhas realizadas no Lowe’s Motor Speedway).

Dakar Rally

Principais competições de automobilismo - Rally Dakar

Considerada a prova mais dura de Off-Road do mundo, o Rally Dakar ocorre anualmente na América do Sul, começando sempre na primeira semana do ano. As categorias da competição são compostas por automóveis, motos, caminhões e quadriciclos.

+ Faça uma cotação de seguro para motos

Anteriormente era conhecida como Rali Paris-Dakar, justamente por ocorrer entre as duas cidades. A prova contemplava, entre diversos desafios, a passagem dos competidores pelo Deserto do Saara.

Por causa de conflitos armados na África que colocavam em risco a segurança de pilotos e equipes, a prova deixou de ser realizada em seu percurso original em 2008. Passou então a ser disputada através de terrenos variados entre Peru, Chile e Argentina até 2019. Desde então, o Rally Dakar ocorre na Arábia Saudita.

24 Horas de Le Mans

Principais competições de automobilismo - 24 horas de Le Mans

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas de carro do mundo. É uma competição de resistência que acontece em um circuito com mais de 13 quilômetros, grande parte composto por estradas. A prova é considerada como um grande laboratório de testes, onde as montadoras podem comprovar quanto seus carros podem ser rápidos e resistentes.

Ela é dividida em Protótipos, onde estão os carros mais velozes e experimentais, que passam ali por testes em todos os componentes, desde motores até pneus, casco e dispositivos de controle; E a categoria de Gran Turismo, composta por veículos esportivos.

A corrida acaba somente quando o primeiro carro cruzar a linha de chegada, após decorridos pelo menos 24 horas de prova.

WTCC

Principais competições de automobilismo - WTCC

O Campeonato Mundial de Carros de Turismo (em inglês World Touring Car Championship) é um campeonato internacional de carros de turismo, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo.

O conceito de turismo (conhecido também como Gran Turismo ou GT) diz respeito aos carros que mesclam luxo e alto desempenho, com projeto para ser dirigido por longas distâncias. Diferente dos esportivos mais comuns, os carros de Gran Turismo são mais largos, pesados e oferecem ênfase no conforto em relação ao desempenho.

A disputa acontece em grandes circuitos e tem participação de grandes fabricantes de carros como BMW e Chevrolet. É considerado como o terceiro maior campeonato organizado pela FIA, ficando atrás apenas da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rali.

E aí, qual é o seu campeonato preferido? Deixe nos comentários!

Cotação online de Seguro Auto

 

Última atualização em 24/05/2021