Pensando em diminuir as despesas, o dentista João resolveu transferir o seu consultório para um dos cômodos dentro de sua casa. Um certo dia, quando abriu a porta do seu consultório, percebeu que um dos seus equipamentos foi furtado durante a noite. Lembrando do seguro residencial, com a cobertura de escritório em residência que tinha contratado, resolveu ligar para a seguradora para informar o ocorrido.
Será que o seguro faz a indenização deste furto? Em quais situações ele está coberto? Nós da Bidu Corretora tiramos as suas dúvidas!
Seguro Residencial
O seguro residencial é a proteção para a sua casa, seja para a estrutura, conteúdo ou moradores. Com um pequeno investimento – que não passa de 1% do valor de reconstrução do imóvel – você tem disponível coberturas básicas e adicionais.
As coberturas básicas são aquelas mínimas necessárias para a contratação do seguro. Com elas você fica coberto contra queda de raio, incêndio e explosão.
As coberturas adicionais são contratadas a parte por um valor extra. Com elas você escolhe as coberturas que mais atendem suas necessidades, como proteção contra roubo e furto, desmoronamento, recomposição de documentos pessoais, impacto de veículos, perda ou pagamento de aluguel e até para seus tacos de golfe. A cobertura para escritório em residência é uma dessas contratadas de forma adicional.
Cobertura escritório em residência
A cobertura para escritórios em residência garante a indenização, até o limite contratado, para os prejuízos causados aos bens de escritórios no imóvel segurado causados por:
- Incêndio, queda de raios e explosão
- Danos elétricos
- Roubo/furto qualificado
Como ter a cobertura de escritório em residência?Para ter a cobertura de escritório em residência e muitas outras proteções para o seu lar, faça uma cotação de seguro residencial online. É rápido e fácil. Começar minha cotação >> |
Define-se como escritório em residência, o local em que um profissional liberal (pessoa com formação técnica ou universitária, podendo ter uma empresa ou sendo empregado) exerce a sua atividade profissional em tempo integral dentro da residência segurada.
Esta cobertura é destinada para profissionais que possuem escritórios em casa e que exercem a sua profissão exclusivamente na residência segurada. Essa cobertura não garante, no entanto, proteção para um escritório de uso esporádico e nem de uso por estudantes.
Esta cobertura garante indenização exclusivamente aos bens de escritórios, sendo eles móveis e equipamentos usados para exercer a atividade profissional.
Voltando ao exemplo do dentista João:
Ele tem um pequeno consultório em sua casa e contratou uma indenização de 5 mil para a cobertura de escritório em residência.
Caso algum dos aparelhos que ele utiliza no trabalho sofra um curto circuito, o valor máximo que ele vai receber serão os 5 mil contratados, mesmo que os prejuízos sejam maiores.
No caso de roubo (subtração de bens mediante ameaça) em que os ladrões levarem os equipamentos e todo o estoque (gases, anestesia, algodão…), o seguro irá fazer a cobertura somente dos equipamentos.
Riscos excluídos
Não são todas as situações que o seguro residencial cobre. Veja abaixo algumas das exclusões mais comuns
- Danos a telefones e celulares;
- Danos por uso inadequado do equipamento, desgaste natural pelo uso, oxidação, erosão e similares;
- Transporte dos equipamentos;
- Cabos ou equipamentos fora do local segurado;
- Danos a softwares;
- Perda de dados, arquivos, informação ou similares;
- Agendas eletrônicas, calculadoras e equipamentos eletrônicos portáteis;
- Mercadoria e mostruários;
- Computadores de uso familiar;
- Defeitos estéticos nos equipamentos;
- Despesas fixas e lucros cessantes;
- Furto decorrente incêndio, queda de raios, explosão, vendaval, impacto de veículos e similares;
- Extorsão indireta e mediante a sequestro;
- Bens ao ar livre, em edificações abertas ou semi abertas;
- Furto simples, estelionato, extravio, infidelidade de empregados e atos dolosos.
Ou seja, no exemplo do dentista João, que teve um equipamento de seu consultório furtado durante a noite, ele não estaria coberto. Nesse caso, o furto ocorreu por conta de rompimento de barreiras. Porém, essa cobertura também não cobre outros tipos de furto, como o causado por empregados ou o simples sumiço de equipamentos, assim como os danos causados aos equipamentos durante o transporte de um local para o outro.
Dicas para ter um escritório em casa
Ter um escritório em casa pode ajudar a diminuir muito as despesas, como a conta de água, luz, telefone, IPTU, faxineira, gasolina e muitos outros. Porém, é preciso ter foco e disciplina.
Separamos algumas dicas para te ajudar a ter um escritório em sua residência:
- Tenha um horário certo para começar a trabalhar. Assim, você mantém o foco naquilo que está fazendo e não deixa a sua vida pessoal entrar na profissional e vice versa;
- Tenha disciplina e foco no trabalho, isto é, não se distraia ligando a TV ou abrindo a geladeira a cada meia hora;
- Separe um lugar da casa para você fazer o seu trabalho, seja um cômodo ou um pequeno espaço na sala;
- Use uma linha telefônica para o trabalho e outra para uso pessoal;
- Equipe a sua área de trabalho com computador (se for necessário) que atendam as suas necessidades, uma boa mesa e cadeira para aguentar várias horas;
- Para evitar que documentos importantes sumam, tenha um móvel específico para essa função, como um arquivo por exemplo;
- Deixe por perto tudo aquilo que você pode precisar ao longo do dia, seja ele uma jarra com água, grampeador, tesoura, canetas e outros;
- Para saber controlar o orçamento, separe as contas de casa e do escritório.
Proteja a sua casa e seu escritório, faça uma cotação de seguro residencial online ou cote um seguro residencial simples.