Até poucos anos atrás, o mercado brasileiro tinha como protagonistas os carros pequenos e baratos. O ranking dos mais mais vendidos era dominado por modelos como Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio e os Chevrolet Celta e Classic. Quase todos em suas versões com motor 1.0, menos equipadas e com preço inicial baixo.
Na última década, os fabricantes perceberam que o consumidor estava mais exigente. Assim, começaram a lançar modelos mais completos e com um pouquinho a mais de refinamento. Surgiram:
- Chevrolet Onix;
- Hyundai HB20;
- Novos Ford Fiesta e Ka;
- E, mais recentemente, opções como o novo Volkswagen Polo, Fiat Argo e Toyota Yaris.
Entretanto, os carros pequenos e baratos ainda têm seu espaço. Além de compradores que buscam apenas um meio de locomoção urbano com baixo consumo, esses modelos atendem os grandes frotistas, como locadoras de veículos e empresas de telefonia. Vamos listar os modelos de entrada hoje disponíveis nos concessionários.
Carros pequenos e baratos de verdade
Hoje, temos apenas dois modelos que podem ser considerados realmente carros pequenos e baratos, o Fiat Mobi e o Renault Kwid. Ambos trazem poucos itens de série e têm preço inicial baixo. Porém, serão bastante desvalorizados na revenda caso não ganhem equipamentos opcionais.
Renault Kwid Life 1.0
Por R$ 48,8 mil, o Kwid Life é hoje o carro novo mais barato do Brasil. A receita para o preço baixo, porém, é conhecida e o modelo traz apenas os obrigatórios airbag duplo e freios ABS como equipamentos de série. Se quiser ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas com acionamento elétrico, a etiqueta já sobe para os R$ 59,9 mil da versão Zen.
Fiat Mobi Easy 1.0
A Fiat é outra que ainda oferece carros pequenos e baratos, além de básicos. O Mobi Easy custa R$ 51,5 mil e traz os mesmos itens do Kwid. E, como no rival, para colocar ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico para vidros e travas, é preciso subir para a versão Like e assinar um cheque de R$ 61,1 mil.
Pequenos, mas não tão baratos
Os carros a seguir já estão em um subsegmento acima. São as versões de entrada de compactos um pouco maiores que Kwid e Mobi. Já trazem mais equipamentos de série, porém não abrem mão do motor 1.0. E dois deles estão com os dias contados, pois não vão atender à fase 7 do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares), que entra em vigor a partir de janeiro de 2022.
Chevrolet Joy 1.0
Quando lançou a segunda geração do Onix no Brasil, em 2019, a General Motors manteve a primeira em linha rebatizada Joy. O modelo custa R$ 65,9 mil, traz de série:
- Ar-condicionado;
- Direção elétrica;
- Vidros e travas elétricos;
- Alarme.
Não possui opcionais. Seu motor 1.0 de quatro cilindros é um projeto do fim da década de 1970 que foi sendo atualizado ao longo dos anos. Defasado, não vai atender às novas normas de emissões do Proconve e deve decretar o fim do Joy.
Volkswagen Gol 1.0
Prestes a completar 42 anos de produção ininterrupta no Brasil, o velho Golzinho hoje parte dos R$ 68,7 mil e já não é mais querido como antigamente. Suas vendas são quase todas para frotistas. A versão mais em conta do compacto da Volkswagen traz:
- Ar-condicionado;
- Direção hidráulica;
- Vidros e travas elétricos de série.
Com o pacote opcional Urban Completo, ganha:
- Central multimídia;
- Rodas de alumínio;
- Faróis de neblina, entre outros mimos que fazem seu preço chegar a salgados R$ 76,3 mil.
Fiat Uno Attractive 1.0
Assim como o Joy, deve morrer em 2022 por não atender à nova fase do Proconve. Há pelo menos cinco anos, o Uno é quase exclusivamente vendido para frotistas, pois foi ofuscado pelo irmão menor e mais jovial Mobi. Nesta versão única, o Uno traz:
- Ar-condicionado;
- Direção hidráulica;
- Vidros e travas elétricos de série.
Custa R$ 70,7 mil.
Hyundai HB20 Sense
O HB20, um dos grandes responsáveis pelos fim dos carros pequenos e baratos, ironicamente figura na listagem. Em sua versão de entrada Sense, o modelo produzido em Piracicaba (SP) custa R$ 70,2 mil e traz de série:
- Ar-condicionado;
- Direção elétrica;
- Vidros e travas elétricos;
- Rádio com Bluetooth;
- Controles no volante, controles de tração e estabilidade;
- Assistente de partida em rampa;
- Airbags laterais.
Como o Gol, tem motor 1.0 de três cilindros que não será afetado pelo Proconve em 2022.
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Última atualização em 20/12/2021