Talvez você já tenha passado por isso: entra no carro, cercado de preocupações cotidianas, como coisas a resolver, lugares para ir, como proceder, mas em meio a tudo isso, você liga o carro e ele não obedece a nenhum comando. E agora? O que fazer se seu carro não pega?
Há uma série de coisas que podem dar origem ao problema. Mas talvez não seja preciso telefonar para alguém e pedir ajuda. Preparamos para você algumas dicas que podem te auxiliar na identificação do problema. Mesmo se você estiver distraído com outros problemas!
Ar
Se o filtro de ar estiver entupido ou o escapamento, não vai entrar ar no motor.
Combustível
A bomba de combustível está localizada dentro do tanque, geralmente embaixo do assento do banco traseiro. Se você levanta o assento e coloca o ouvido na tampa, pode checar se ela continua funcionando. Será preciso pedir a alguém que ligue e desligue a ignição. Se estiver com baixa pressão (menos de 2bar), o motor não irá mesmo pegar.
Outra possibilidade pode ser uma perda de programação do motor flex. Sabe quando você abastece o carro com outro tipo de combustível e depois estaciona? Quando não se tem tempo para a injeção realizar a reprogramação, esse problema pode surgir, o carro não vai pegar.
Caso de combustível alterado também pode gerar esse tipo de problema, sobretudo no final do tanque. Quando ocorre a mistura da água com solventes que não podem ser queimados. E por que não dizer também do problema de falta de combustível? Pode acontecer. Não só por distração. Às vezes, o indicador do combustível não avisa corretamente o nível de combustível e, com isso, você deixa de abastecê-lo.
Mas saiba que, nesse último caso de pane seca, o seguro auto pode te ajudar.
Centelha
É a tal da faísca da vela. Você deve checar primeiro a bateria do carro. Quando o motor de partida não gira, ou faz isso muito devagar, é sinal de que o problema está aqui. Checa se o alternador está funcionando corretamente.
Se bateria e alternador estão ok, cheque alarmes, travas e bloqueadores. Depois, o sensor de rotação e o sensor de oxigênio. A chave do carro também pode ser um problema. Atualmente, eles vêm com um chip, e quando a chave cai no chão pode se romper. Tente a chave reserva.
Se o problema for com a bateria, veja como fazer chupeta no carro.
O fato é que existem muitas, e muitas mesmo, possibilidades de problemas que podem levar um carro parar de pegar. Mas sempre vale a pena dar uma checada nessas questões básicas. Se não for assim tão aparente, vale chamar um especialista mecânico.
E em várias dessas situações, você poderá contar com o seu seguro auto. Ele oferece diversas assistências para te salvar na hora do sufoco. Faça uma cotação e proteja o seu carro!