Skip to main content

Vendi meu carro – Como cancelar meu seguro?

Por 19 de abril de 2023Mobilidade
melhor seguro para carro zero

Vendeu o seu carro e não vai comprar outro? É importante solicitar o cancelamento do seguro, uma vez que não será feito o endosso para um novo veículo. Em todas as seguradoras o processo para cancelar seguro do carro é parecido.

Lembre-se de que é importante seguir os procedimentos da seguradora para garantir o cancelamento adequado do seguro do veículo após sua venda, a fim de evitar cobranças indevidas e garantir que o novo proprietário do veículo obtenha seu próprio seguro, se desejar.

É recomendável entrar em contato diretamente com a seguradora para obter informações detalhadas sobre o processo de cancelamento específico da empresa em questão. Confira o passo a passo.

Cotação Online de Seguro Auto

Passo a passo para cancelar seguro do carro

Verificar a apólice do seguro

A apólice do seguro é o contrato que detalha os termos e condições do seguro. É importante revisar a apólice para entender os prazos, coberturas e as condições de cancelamento.

Entrar em contato com a seguradora

Entre em contato com a seguradora do seu carro, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente, informando a intenção de cancelar seguro do carro. Geralmente, é necessário fornecer informações como o número da apólice, nome do segurado e do veículo e motivo do cancelamento.

Preencher e assinar o pedido de cancelamento

A seguradora pode fornecer um formulário de pedido de cancelamento para cancelar seguro do carro, que geralmente o titular da apólice precisa preencher e assinar. Este formulário pode variar de acordo com a seguradora.

Providenciar a documentação necessária

Em alguns casos, a seguradora pode solicitar documentos adicionais, como cópia do documento de identificação do titular da apólice, cópia do documento do veículo, comprovante de venda do carro, entre outros. É importante fornecer a documentação que a seguradora pede para fazer o cancelamento.

Pagar eventuais valores em aberto

Caso haja algum valor em aberto, como parcelas pendentes do prêmio do seguro, o proprietário deve efetuar o pagamento antes de solicitar o cancelamento. A seguradora pode exigir o pagamento desses valores como condição para efetuar o cancelamento.

Aguardar a confirmação do cancelamento

Após fornecer a documentação necessária é necessário aguardar a confirmação do cancelamento por parte da seguradora. Você pode enviar a confirmação por e-mail, correio ou qualquer outro meio de comunicação da seguradora.

Qual o custo do cancelamento?

Normalmente não há custos para o cancelamento. Caso o prêmio já esteja quitado, o valor volta ao cliente com os descontos do tempo de seguro que já usou mais o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

Entretanto, dependendo da política da seguradora, pode haver taxas ou multas associadas ao cancelamento antecipado do seguro. É importante verificar a política de cancelamento da seguradora e estar preparado para pagar eventuais custos adicionais.

Como fica a classe de bônus?

A classe de bônus do seguro de carro é um benefício que o usuário acumula ao longo dos anos e não se perde ao vender carro.

A cada vez que renova a proteção, sem ter registrado nenhum sinistro no período anterior, o indivíduo acumula uma classe. Cada um destes “pontos” garante um percentual de desconto na renovação do seguro. Então, se você colocar seu carro para vender, não perderá seus pontos.

Uma das principais vantagens da classe de bônus é que ela está vinculada ao CPF do consumidor.Isso significa que, mesmo que venda o carro e/ou cancele o seguro, o indivíduo terá desconto na contratação de um novo seguro no futuro.

Cotação Online de Seguro Auto

Última atualização em 19/04/2023

Deixe uma resposta