Um carro possui tantos componentes que parece impossível entendermos de todos eles. Mas tudo bem. Não é preciso ser mecânico para compreender um pouco a importância de cada um dos componentes do veículos. Neste texto, vamos explicar um pouco sobre o funcionamento e para que serve a bobina de ignição.
Bobina de ignição
A bobina de ignição é um componente essencial para o acionamento de veículos que usam motores a combustão, sejam eles movidos a gasolina, a álcool ou a diesel.
Os motores a combustão utilizam a queima de um combustível para funcionar. Além do combustível, seja ele qual for, para iniciar a combustão e fazer o motor girar, é necessária também a presença de ar (comburente) e de uma faísca.
Nos carros, essa faísca é elétrica, e é produzida pelas velas de ignição.
Para gerar essa faísca, cada vela precisa ser alimentada com uma tensão elétrica (popularmente conhecida como “voltagem”) de pelo menos 5000 V. E quem fornece essa tensão elétrica é a bobina de ignição.
Portanto, a bobina de ignição é fundamental para dar a partida no carro.
Mas como ela faz isso?
A bateria do carro proporciona apenas 12 V de tensão, mas é preciso 5000 V para gerar a faísca elétrica. Então como transformar 12 V em mais de 5000 V, para que a vela consiga gerar a faísca que dará partida no motor?
Isso pode ser feito usando princípios do eletromagnetismo, em especial a lei da indução eletromagnética.
Resumidamente, essa lei diz que uma corrente elétrica gera um campo magnético. Ela também afirma que a variação de um campo magnético gera uma corrente elétrica.
Pode parecer complicado, mas esse fenômeno está muito presente no nosso cotidiano. Um exemplo é o transformador de tensão, daqueles usados para transformar 110 V em 220 V e vice-versa.
Sinais de que pode ser preciso fazer uma revisão na bobina de ignição
Além de saber para que serve a bobina de ignição, é importante prestar atenção aos sinais que mostram que ela pode estar falhando. Os sintomas abaixo podem indicar a necessidade de revisão na bobina de ignição do carro.
- Presença de combustível não queimado no escapamento, com cheiro de gasolina;
- Dificuldade de dar partida no frio;
- Motor engasgando;
- Aumento inesperado do consumo de combustível.
Faça sempre as manutenções preventivas para evitar problemas, e não se esqueça também de fazer um seguro auto!
Para aqueles que já entenderam para que serve a bobina de ignição mas ainda querem mais informações, continue com a gente e veja detalhadamente o seu funcionamento.
Detalhes do funcionamento da bobina de ignição
Você gostou do assunto e quer mais detalhes? Então vamos lá.
A bobina de ignição possui um condutor envolto por dois enrolamentos. Cada enrolamento é composto por um fio que dá muitas voltas ao redor desse condutor. Os enrolamentos não estão eletricamente conectados. Eles só envolvem o condutor elétrico.
Um dos enrolamentos é chamado de primário, e o outro, de secundário. O número de voltas do fio do enrolamento secundário é bem maior do que o número de voltas no primário.
Aplicando uma diferença de tensão ao fio do enrolamento primário, ele começa a conduzir corrente elétrica. Com isso, essa corrente gera um campo magnético que percorre o condutor no qual o fio está enrolado.
Quando esse campo magnético é gerado, acontece também a geração de uma tensão elétrica ao longo do outro enrolamento, o secundário.
O número de voltas no enrolamento secundário é centenas de vezes maior do que o do primário. Portanto, ao aplicar uma tensão de 12 V ao enrolamento primário da bobina de ignição, obtém-se no secundário uma tensão centenas de vezes maior.
Essa tensão de milhares de volts é então transferida às velas de ignição, para produzir a faísca que dará início à queima do combustível no motor. Não parece tão simples assim né?
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Última atualização em 13/05/2019