Você sabe o que é apólice do seguro? Em poucas palavras, apólice é o contrato do seguro.
É através dela que o segurado repassa à seguradora a responsabilidade sobre os riscos que possam acontecer com o item segurado, como seu carro, sua residência ou seu celular.
Na apólice estão as cláusulas e condições gerais, especiais e particulares do contrato de seguro. Além disso estão as coberturas adicionais, valor do seguro, forma de pagamento e demais dados referente ao seguro.
Como contrato, na apólice estão todos os dados que foram acordados entre o segurado e à seguradora. Esse documento é importante porque garante as duas partes todos os direitos e deveres.
Assim, caso você tenha um seguro auto e seu veículo seja roubado, é a apólice que garante que você receberá a indenização combinada. Assim como é através da apólice que a seguradora tem a garantia de indenizar somente nas situações combinadas.
Quando a apólice é emitida?
No caso do seguro auto, a apólice é emitida em até 15 dias após o início da vigência do seguro. Nesses 15 dias a seguradora pode rejeitar o risco por uma série de motivos. No entanto, até a comunicação da rejeição, o segurado tem cobertura e poderá ser indenizado em caso de um sinistro.
Caso isso aconteça, você pode fazer uma nova simulação de seguro com a Bidu Corretora e encontrar outra seguradora. Depois desse prazo, a apólice só pode ser cancelada ou não emitida por falta de pagamento ou falta de vistoria, nos casos necessários.
O que deve constar na apólice?
Na apólice, ficam registrados todos os dados referentes ao segurado, ao bem segurado e à cobertura do seguro em si. Por isso, é sempre fundamental revisar se tudo está correto nesse documento. Qualquer informação diferente pode acabar causando problema na hora de acionar e um sinistro negado.
Agora que você já sabe o que é apólice, veja abaixo os campos em que você deve ficar atento.
- No caso de seguro de carro, verifique se o modelo é exatamente igual ao descrito na apólice, assim como no no endereço descrito para o seguro residencial.
- Confirme se os seus dados pessoais e os dados das outras pessoas que você informou na cotação (como condutor adicional) estão corretos.
- Confira se as coberturas descritas são aquelas que você contratou. Se elas não estiverem na apólice, você não poderá utilizá-las se precisar. E não se esqueça de conferir se a indenização para cada cobertura está de acordo com as solicitadas e se a franquia corresponde com aquela que você contratou.
- Verifique se a forma de pagamento que você escolheu está correta. Seja ela o débito em conta, boleto ou cartão de crédito, bem como os possíveis parcelamentos que você efetuou. No caso do débito em conta, será necessário autorizar o pagamento por meio do internet banking ou ligação para o seu banco.
Alteração na apólice
No caso de você precisar fazer alguma alteração nos parâmetros de uma apólice vigente ou solicitar alteração de veículo caso você queira substituir este carro por outro na apólice, será necessário realizar um endosso no seguro. Este processo é necessário para manter o seu contrato atualizado e garantir que não haja recusa da indenização.
E, se tiver outras dúvidas sobre o mundo de seguros, conheça nosso dicionário de Seguros.
Se você é nosso segurado e precisar fazer alteração dos dados, por favor entre em contato com nossa central de atendimento, já que esta operação ainda não é possível de ser feita pelo site. E, se precisar cancelar o seguro antes do vencimento da apólice, fique de olho na tabela de curto prazo.
Ainda está com dúvidas sobre seguros? Separamos para você uma playlist com os principais questionamentos. Para passar para o vídeo seguinte, é só apertar o botão “>>” ao lado do play, no canto inferior.