Skip to main content

Por que o Seguro de Vida e a previdência privada ainda são tabus no Brasil?

Por 16 de março de 2022Vida e Saúde
seguro de vida

Percebemos que certos temas relacionados ao planejamento financeiro continuam sendo verdadeiros tabus na sociedade brasileira. Estamos até mesmo atrasados em relação ao tema se compararmos com o resto do mundo.

Temos uma grande deficiência em educação financeira. Além disso, o mercado também não ajuda muito. Ele traz nomes e termos complexos que dificultam todo processo de compreensão.

O seguro de vida, por exemplo, é notável que é um tema sensível. Isso porque trata-se fundamentalmente da perda de um ente querido e o benefício do direito ao prêmio do seguro por outro. Já a previdência privada fica no obscuro desconhecimento pelo seu funcionamento e a sua importância.

Ambos os temas precisam mesmo de uma reflexão. Vamos neste artigo desmistificar os tópicos mais sensíveis e trazer informação para que você possa se decidir e se organizar financeiramente.

Cotação online de Seguro Eventos da Vida

O direito ao Seguro de Vida

O seguro de vida é um produto que tem como objetivo resguardar financeiramente você e os seus beneficiários, por incidentes que possam vir acontecer. Sim, ele pode também ser uma chave de proveitos para você ainda em vida. Vamos detalhar melhor com as coberturas que você pode eleger ao fechar a sua apólice:

Morte natural ou acidental

Esta é a cobertura básica e mais sensível também. Portanto, a partir deste item, com a morte do segurado, os seus familiares poderão recolher com a indenização da quantia acordada em contrato.

Invalidez permanente parcial ou total

Esta está entre as coberturas disponíveis para você utilizar ainda em vida. Imagine que, por motivos de algum acidente, você tenha redução total ou parcial das atividades funcionais de algum membro ou órgão. Assim, se isso acontecer, você poderá receber uma indenização por parte da seguradora.

Reembolso por despesas médicas

O seguro de vida também é um investimento financeiro. Você o utiliza a seu favor, para receber, por exemplo, reembolso por  despesas médico-hospitalares devido a acidentes com o segurado.

Cobertura para doenças graves

Para doenças graves, como câncer ou AVC, também. Você pode solicitar apoio financeiro para custear os recursos do tratamento, a partir do seu direito ao seguro de vida.

Assistência funeral

No momento mais complicado, o seguro de vida também será fundamental. Os custos com funeral são sempre uma “caixa de surpresa” em uma ocasião extremamente delicada.

Essa é uma verdadeira personalização da apólice do seu seguro de vida. Desta forma, esse tabu não precisa restringir a sua capacidade de se planejar financeiramente com os recursos fáceis e protegidos do mercado.

Previdência privada: chega de tabu

Você pode até ficar na dúvida, depois dessa leitura, sobre fazer um investimento em previdência privada ou em um seguro de vida. Porém, a verdade é que só com o mínimo de conhecimento sobre os produtos, você chega a melhor definição para o seu perfil e necessidade.

A previdência privada é um produto voltado para longo prazo. Portanto, objetivo é acumular patrimônio durante um período de contrato. Ao final, você poderá sacá-lo, junto aos rendimentos, de maneira integral ou parcial.

Essa modalidade também é conhecida como um complemento à previdência pública disponibilizada pelo Governo. Então não confunda. Mesmo que ambos tenham a proximidade da ideia de trazer mais rendimentos ao seu momento de aposentadoria.

Sendo privada, isso significa que precisa ser operada junto a uma instituição financeira. Isso pode trazer variações em relação às regras, taxas e ajustes. Cada empresa pode operar de uma forma, e se adequando a sua análise particular de histórico financeiro.

Vale destacar que a previdência privada pode ter um rendimento mais baixo, dependendo do seu perfil. Ela tem um risco menor, por isso a observação. E o que queremos dizer é que se você tem uma expectativa muito mais alta e capacidade de assumir algo maior, talvez a previdência privada não seja para você. Mas, não se preocupe, pois há muitos outros produtos financeiros de investimento no mercado.

Como investir em previdência privada e seguro de vida

Para começar, é necessário que você reflita sobre os seus objetivos financeiros, em curto, médio e longo prazo. Fazer uma análise sobre a sua realidade financeira também é muito importante. Os dois produtos exigem um compromisso de pagamento mensal de prêmio, que, caso não seja respeitado, poderá comprometer a entrega da sua finalidade e funcionamento.

Ou seja, cada um deve pensar individualmente a respeito do seu propósito com a previdência privada e o seguro de vida, sem cair em regras e listas prontas. Claro que buscar referências e opiniões sempre é interessante. Porém, tenha sempre em mente o seu próprio objetivo e realidade.

Outro ponto importante é a pesquisa pelas empresas do mercado que podem atender exatamente às suas necessidades, ou pelo menos parte delas. E aqui na Bidu a gente consegue te ajudar a escolher o seu investimento em seguro de vida.

Você pode fazer uma cotação on-line e gratuita, e em poucos cliques contratar um seguro de vida completo e que seja personalizado para o que precisa.

Cotação online de Seguro Eventos da Vida

Última atualização em 16/03/2022

Deixe uma resposta