Imprevistos acontecem até no lugar onde nos sentimos mais seguros: a nossa casa. Por isso, muitas pessoas fazem o seguro residencial, uma forma de proteger e de minimizar possíveis prejuízos. Mas é muito comum a gente se mudar de um imóvel para outro ou até mesmo mudar de ideia em relação a compra de uma apólice, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas se perguntam se é possível fazer a transferência de seguro residencial.
Nesse artigo, vamos explicar as principais informações que você precisa saber sobre transferência de seguro residencial e como você poderá fazê-la.
Cotação Online de Seguro Residencial
Sobre o Seguro Residencial
Se você pretende transferir o seu seguro residencial, provavelmente você é uma das poucas pessoas que já percebeu a importância de se ter essa modalidade de apólice.
E talvez você não saiba, mas o seguro residencial não é apenas para grandes incidentes e estragos, como um incêndio ou roubo e furto. Ele serve também para outros pequenos ajustes, como por exemplo:
- Cobertura para perdas ou danos em vidros, espelhos, mármores;
- Assistência de chaveiro;
- Reparo de antenas e parabólicas;
- Cobertura para danos ou defeitos elétricos, assim como checagem para prevenir futuros problemas;
- Reparos hidráulicos, como contenção de vazamentos e vistoria de encanamentos;
- Substituição de telhas e telhado em caso de danos;
- Limpeza da caixa d´água;
- Fornecimento de caçamba;
- Vigilante para casos de vulnerabilidade;
- Dedetização.
Todos esses serviços estarão disponíveis de acordo com o tipo de contratação da apólice, que você pode escolher mediante a assinatura de contrato, podendo ser uma cobertura parcial ou integral. Para acionar o seguro, é preciso ter a apólice na mão e o contato direto da sua seguradora.
Me mudei, e agora?
Trocou de imóvel e deseja permanecer com o seu seguro já contratado? Quer fazer a transferência de seguro residencial? Sem problemas, é só você solicitar um endosso de seguro.
O endosso de seguro é justamente a transferência de propriedade de um título em que, durante a vigência da apólice, você pode modificar ou alterar os dados do contrato do seguro.
Ou seja, em caso de qualquer tipo de mudança nas especificações contratuais já acordadas é feito um endosso, que irá reavaliar as condições solicitadas. Essa é a alternativa para que você não precise cancelar ou refazer todo o processo de contratação de uma nova apólice.
Veja as principais necessidades para a realização de um endosso:
- Alteração de dados cadastrais;
- Inclusão ou retirada de alguma garantia do contrato;
- Realização de obras, reformas ou ampliação do imóvel;
- Situações que podem colocar em risco alguma segurança e proteção do imóvel.
O que acontece quando peço a transferência de Seguro Residencial?
Com a transferência de seguro residencial, o valor das novas condições da sua residência serão avaliadas e, provavelmente, um novo valor será gerado. Mas, ainda assim, vale mais a pena do que começar do zero ou se desfazer do seu seguro residencial.
Em caso de venda de um imóvel para a compra de um novo, lembre-se de solicitar a sua seguradora a transferência de seguro residencial logo após o fechamento da residência antiga e antes da mudança para a nova.
Para a mudança de proprietário do seguro residencial, recomenda-se apresentar todas as condições da apólice ao novo segurado. Assim, ele pode avaliar se as condições são favoráveis ou de acordo com o esperado. Após isso, deve-se acionar a seguradora e fazer os trâmites normais de mudança de titularidade e também de reavaliação dos itens segurados.
O endosso é a forma mais segura e legal de você realizar movimentações referente ao seu imóvel atual ou a um novo.
Casas de veraneio versus residência principal
Pode acontecer em um determinado momento da vida que aquela casa de praia ou de campo, vire a residência principal. E para esses casos, o que muitas pessoas não sabem, também pode ser necessário fazer uma transferência do seguro residencial.
Lembre-se que pode ser necessário rever os itens do seguro residencial, agora que você e sua família irão passar mais tempo no imóvel. Inclua itens como novos eletrodomésticos, ajustes estruturais na casa e até mesmo sobre bens materiais como joias e obras de arte.
Como calcular o Seguro Residencial?
Diante de tantas mudanças, sem dúvidas, você não quer ficar mal informado e sem saber quais são as medidas que a seguradora está tomando, não é mesmo? Por isso, lembre-se de resgatar o cálculo do seu seguro residencial para ter como base sobre como foi o fechamento do seu contrato.
Em seguida, diante de uma mudança para outro imóvel, considere todos os aspectos referentes à contratação de um seguro residencial novamente:
- Os custos que seriam envolvidos em caso de reconstrução do novo imóvel;
- Valor dos itens e do patrimônio que está dentro da sua residência;
- Faça um inventário e registre tudo em documentos e fotos;
- Reveja a condição da franquia aplicado ao seu seguro;
- Reconsidere os itens adicionais de assistência contratados, como chaveiro, encanador, limpeza de caixa d´água, para entender se ainda faz sentido.
Por fim, tenha em mãos o seu contrato e converse sobre a sua avaliação com o seu corretor. Não se esqueça que ter um seguro residencial pode ser fundamental para que a sua residência e os moradores que ali estão estejam protegidos,. Portanto, não deixe de dedicar um tempo para reavaliar todos esses aspectos.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 16/09/2019