Já ouviu falar no Caribe Colombiano? Trata-se de uma região na Colômbia conhecida pela beleza dos muitos pontos turísticos.
Mas o que é recomendado fazer por lá? Quais os principais atrativos? Será que é preciso contar com um seguro viagem para ir ao Caribe Colombiano?
Vamos descobrir o que esse lugar tem para oferecer. Assim, quem sabe, você já pode programar as suas próximas férias!
Um destino cobiçado e próximo ao Brasil
Não é de agora que o Caribe Colombiano tem feito a cabeça dos turistas brasileiros.
Após um período de tensão em virtude da questão de segurança na Colômbia, o país soube sair desse cenário. Agora se apresenta em sua melhor forma para os turistas de todo o mundo, incluindo os que partem do Brasil.
Cá entre nós, apelo é o que não falta para o brasileiro conhecer esse destino paradisíaco. O mar tem de um tom de azul que impressiona – e é bem mais perto do que o do Caribe.
Para quem sai do Brasil para conhecer essa beleza, o custo também pode ser considerado outro atrativo.
É verdade que não estamos falando de um destino barato. Mas, sem dúvida, não é dos mais caros.
Voltando a falar de apelo, o Caribe Colombiano oferece uma comida que agrada ao paladar do brasileiro. Além disso o povo é simpático, típico de quem é sul-americano. Indo ao Caribe Colombiano, você também pode incluir no roteiro da viagem lindas cidades históricas ou vilarejos na serra.
O que conhecer no Caribe Colombiano
São inúmeras as atrações do Caribe Colombiano, começando pela histórica Cartagena. A cidade é um convite ao turista que deseja fazer uma visitinha ao passado em virtude das construções locais e da muralha.
Seu centro-histórico – Ciudad Amurallada – é digno de muitas fotos. E é o que o turista deve mesmo aproveitar, pois as praias de Cartagena não têm o apelo de outras de ilhas específicas.
Um pouco distante de Cartagena, a 240 quilômetros da cidade, está Santa Marta, de onde os turistas saem para conhecer o Parque Tayrona. O parque oferece praias selvagens, verdadeiro refúgio para quem deseja sair da rotina do dia a dia.
Entre todos os destinos da região do Caribe Colombiano, o que mais chama a atenção dos brasileiros é San Andrés. Essa ilha está mais perto da Nicarágua e está a 780 quilômetros da costa da Colômbia.
Com paisagens que lembram muito o Caribe, San Andrés recebe muitos turistas, mas, mesmo assim, tem encanto de sobra. Vale a visita apesar das praias estarem sempre cheias na alta temporada.
San Andrés em foco
A principal atração do centro da ilha de San Andrés é o North End, seu maior contingente urbano. As ruas são movimentadas, muito trânsito, comércio, restaurantes, agências bancárias e lojas de câmbio.
É nessa região que fica uma das principais praias – e a mais extensa: Spratt Bight. Lá você encontrará águas calmas e claras e um calçadão lotado de turistas e de vendedores de lembranças e de comidas típicas.
La Loma é uma das áreas mais antigas e apresenta arquitetura tradicional. É aqui que o turista pode conhecer as casas coloridas de madeira que são construídas em cima de pilotis (para evitar inundações) e com largas varandas e cozinhas independentes, fora da sede (para evitar incêndios).
No oeste de San Andrés está o Parque Westview, conhecido por ser um lugar ideal para quem deseja fazer mergulho.
É lá que se encontra a caverna de La Sirena e as famosas cabanas feitas na madeira de coco aromática.
Nessa região os visitantes podem nadar e visitar um parque ecológico onde são cultivadas frutas como mangueira, tamarindo, abacaxi e ameixa.
A prática de snorkel é uma experiência imperdível. A cor do mar é tão fantástica que é possível observar peixes de vários tamanhos e diferentes espécies.
Para fazer uma visita completa em torno dessa ilha há city tours em caminhões abertos (conhecidos como chiva), trem turístico, vans, lambretas e táxis.
Há também inúmeros passeios de barco e de lancha, em grupos ou fretados.
Locomoção no Caribe Colombiano
Uma viagem para esse destino pode incluir vários tipos de locomoções.
Até a Colômbia é possível ir de avião. Sendo assim, uma boa escolha é chegar por Cartagena.
Também é possível ir de avião da cidade-histórica para San Andrés em um percurso que leva cerca de 1h30min.
Para ir de San Andrés para a Ilha de Providencia, por exemplo, outra opção de passeio, o turista pode optar por um catamarã.
Dicas práticas para conhecer o Caribe Colombiano
O brasileiro que deseja fazer uma viagem ao Caribe Colombiano, por até 90 dias, não precisa de visto e nem de passaporte, basta apresentar o RG (emitido a, no máximo, 10 anos).
Porém, a Colômbia exige, desde 2017, a apresentação de um Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela. Avalia se já é hora de tomar essa vacina, então!
Com os documentos em dia, outra dúvida pode pairar: qual a melhor época para conhecer o Caribe Colombiano?
Entre dezembro e abril você conhecerá o Caribe Colombiano em sua alta temporada. É o período que chove menos.
De maio a agosto o sucesso da sua viagem também pode estar garantido, apesar de as chuvas já aparecerem de vez em quando.
Já entre a segunda quinzena de setembro e início de novembro as chances de pegar muita chuva são maiores, cabe avaliar o risco.
E o seguro viagem? É obrigatório?
Não, o seguro viagem não é obrigatório para o turista entrar na Colômbia. Porém, é sempre recomendável viajar com um seguro. Como a gente sabe, imprevistos podem acontecer e nessas horas contar com um suporte adequado é tudo o que se deseja.
Câmbio
Segundo os especialistas, não é indicado comprar pesos colombianos no Brasil.
Em destinos turísticos como os que integram esse roteiro, o real costuma ser comercializado com cotação inferior, enquanto o dólar mantém o patamar oficial.
Por esse motivo, a melhor opção é levar dólares pois, na prática, poderá apresentar um câmbio mais favorável.
Uma curiosidade: o uso de cartão de crédito na Colômbia não é tão comum como no Brasil. Por isso, tenha sempre dinheiro em espécie na carteira para as despesas diárias.
Última atualização em 15/03/2019