Você precisa fazer um financiamento ou um empréstimo e não consegue… Deseja ter acesso a um cartão em determinada loja para obter crédito e…. nada! Para realizar pedidos de empréstimos e financiamentos você precisa fica de olho no seu score de crédito. Ele envolve a sua imagem financeira para as instituições credoras.
O seu score está baixo? Pois é, a pontuação do score de um consumidor tem impacto direto na liberação de crédito: enquanto estiver em baixa, muitos pedidos serão negados.
Não sabe do que a gente tá falando? Não sabe o que é score e a importância desse fator em sua vida? A Bidu explica agora mesmo!
Mas, o que mais importa nessa hora é ter um score alto para conseguir a liberação. E de maneira mais fácil. Se você já sabe qual o seu desempenho, e quer saber: “como aumentar meu score”. Veja as informações abaixo.
O que é score de crédito?
Antes de respondermos a sua pergunta sobre como aumentar meu score, você sabe exatamente o que determina o seu score de crédito?
O score de crédito é uma “nota” dada às pessoas mediante o seu histórico de pagadora. A análise de score é feita por instituições financeiras, como o Serasa e o SCPC. Elas avaliam o seu histórico de dívidas, hábitos de consumo e questões como estado civil e se você está ou não empregado.
A análise realizada leva em conta uma série de variáveis. Assim, é possível avaliar qual é a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Ou seja, qual o risco de inadimplência ao solicitar um crédito.
Assim, as instituições avaliam o histórico de dívidas, hábitos de consumo e buscam informações quanto ao estado civil ou mesmo se a pessoa está ou não empregada.
O resultado dessa avaliação é o score. E o que é importante saber aqui: quanto maior a pontuação, ou seja, quanto maior o score, mais fácil será para o consumidor ter acesso a diversas modalidades de crédito.
Um bom score, ou seja, uma boa pontuação, é aquele que está acima de 700 pontos, em uma régua de medição que compreende de um a 1.000, como você pode ver na tabela abaixo:
Pontos/Score | Risco de inadimplência |
Até 300 pontos | Rico alto |
Entre 300 e 700 pontos | Risco médio |
Acima de 700 pontos | Risco baixo |
Elaboramos o vídeo abaixo para mostrar como funciona o score e com dicas para você melhorar o seu.
Acesso ao score
Caso queira saber como anda o seu score, é possível fazer isso de um jeito simples e rápido. O Serasa Score, por exemplo, que é um dos modelos estatísticos utilizados na análise de risco, é uma opção.
Para fazer a consulta, basta seguir os passos abaixo:
1 – Acessar Serasa
2 – Digitar o CPF
3 – Fazer o cadastro
4 – Pronto, a pontuação é apresentada
Como aumentar meu score?
Algumas ações práticas podem contribuir para o aumento do score. Acompanhe.
1 – Limpe seu nome
Para aumentar o seu score, nada melhor do que um nome “limpo” no mercado. Então, que tal renegociar as suas dívidas em aberto e tirar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) da lista de inadimplentes?
Faça contato com a(s) empresa(s) em que possui dívidas e peça ajuda para renegociá-las. Essa prática também é interessante para as companhias, que terão mais chances de receber o valor devido, portanto fica mais fácil você conseguir resolver.
Mas, fique atento na hora de renegociar. Novos juros e taxas poderão ser incluídos e você precisa estar preparado para assumir esse novo compromisso.
Vale ressaltar que muitas propagandas prometem limpar o seu nome e aumentar o seu score, mas trata-se de golpe. Consulte órgãos oficiais de proteção ao crédito antes de realizar qualquer atividade.
2 – Não atrase suas contas
Pagar as contas em dia parece meio óbvio no que diz respeito a aumentar seu score. Mas, acredite, pagar as suas contas antes do vencimento pode ajudar você a elevar ainda mais a sua pontuação.
3 – Dados atualizados
Ao consultar o seu CPF, as empresas de crédito terão acesso aos seus dados como nome, data de nascimento, endereço e telefone. Você precisa ter o cuidado de sempre manter essas informações atualizadas.
Então, se você mudou de endereço ou trocou o número de telefone, não se esqueça de corrigir as suas referências em uma agência local. Ou nos portais online.
4 – Cadastro Positivo
Outra forma de aumentar seu score é registrar-se no Cadastro Positivo. Ele reúne todo o seu perfil financeiro, e não apenas as informações das contas não quitadas. Com ele, você permite que as instituições de crédito façam uma análise mais precisa e individual do seu histórico.
5 – Bancos
Seu banco possui uma pontuação própria de crédito e de política de avaliação. Ela considera sua situação financeira e os produtos do banco, como investimentos, consórcios e cartões, que você adquiriu. Outro fator que ajuda a aumentar o seu score com o banco é você sempre usar o seu cartão de crédito para compras à vista ou a prazo.
6 – CPF
Por último e não menos importante, o seu score tende a ficar mais baixo a cada consulta de crédito realizada em seu CPF. Isso porque, toda empresa que consulta o seu cadastro, fica registrada no Serasa e no SCPC por 90 dias e ter diversas pesquisas pode significar instabilidade financeira por parte do consumidor.