Tornou-se comum para muitos motoristas dirigir enquanto faz ligação para a mãe, manda uma mensagem pro chefe, caça um Zubat, tira uma selfie para a namorada ou dá uma olhada para ver quantas curtidas teve a foto do final de semana. Porém, mesmo sendo uma prática quase automática, ela oferece diversos perigos, tanto para o condutor, quanto para os pedestres e outros veículos.
Se você acha que não tem nenhum risco mexer ao celular enquanto dirige, listamos 6 itens para te deixar um pouco mais alerta.
1 – Ocorrência de multa cresce São Paulo
A multa por uso do celular no trânsito aumentou 22% em 2015 em comparação com o mesmo período de 2014, chegando a quase 431 mil ocorrências da infração. Isto é, são mais de mil multas aplicadas a cada dia em São Paulo. Hoje a infração para quem estiver usando o celular enquanto dirige (vale também para quem está parado esperando o semáforo ficar verde) é considerada média, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.
2 – Pena mais cara a partir do final do ano
As multas de trânsito vão ficar mais caras a partir de novembro, inclusive a relacionada ao uso do celular enquanto dirige. Desde 2001 o valor das multas não eram alterados e desde lá muita coisa mudou no trânsito. Por exemplo, o uso do celular não era tão grande como hoje em dia.
Para coibir motoristas em dar uma olhadinha no aparelho, a partir de novembro a infração passa a ser gravíssima, custando R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Veja mais sobre multa ao falar no celular enquanto dirige.
3 – Dirigir e falar ao celular é mais perigoso que beber
Por essa você não esperava! Segundo uma pesquisa realizada na Grã Bretanha, mexer no celular enquanto dirige é mais perigoso quanto pegar a direção após a ingestão de álcool.
Mexer no celular deixa o motorista com reações 30% mais lentas do que o condutor que bebeu, e 50% menos rápido daquele que está com total atenção no trânsito. A pesquisa também mostra que quem dirige manuseando o celular tem mais dificuldade de manter a velocidade média e distância adequada do veículo à frente.
4 – Viva voz também afeta a direção
Você pensa que colocar o telefone no viva voz te deixa totalmente concentrado no trânsito? Sinto muito informar, mas não é bem assim que funciona. A mesma pesquisa britânica verificou que o viva voz diminui os riscos de acidente se comparado com a ligação normal, porém não zera as possibilidades. Diferente de uma pessoa que está sentada no banco passageiro, o interlocutor da ligação não sabe se você está prestes a fazer uma freada brusca ou passar um sinal vermelho.
5 – Caçar Pokémon dirigindo? Não!
Desde que foi lançado o aplicativo Pokémon Go, não foi difícil ver notícias de acidente de transito causados pelos monstrinhos. E lógico, não é recomendado caçar Pokémon enquanto está no volante e saber jogar com segurança é fundamental.
Veja quantos metros são percorridos quando se tira os olhos da estrada em apenas 1 segundo.
1 segundo em 120 km/h = 33 metros |
1 segundo em 100 km/h = 28 metros |
1 segundo em 70 km/h = 19 metros |
1 segundo em 50 km/h = 14 metros |
Vamos supor que você está dirigindo na Marginal Pinheiros em São Paulo, na velocidade de 50 km/h. Se você mexer no celular durante um período de 5 segundos, você percorre 70 metros as cegas. isto é equivalente a distância de 15 carros populares enfileirados.
6 – Mexer no celular aumenta 400% a possibilidade de acidente
Segundo uma pesquisa realizada pelo Organização Mundial da Saúde manusear o celular aumenta 400% o risco de acidente, já que não é somente a visão que se desvia do trânsito, mas também o foco, a atenção e a concentração.
Não deixe a distração causar acidentes no trânsito! Use o celular enquanto estiver fora do carro, assim você evita muita dor de cabeça. Para isso também, contrate um seguro auto que traz tranquilidade e segurança. Entenda, também, como funcional os volantes multifuncionais. Com eles é possível atender uma ligação sem tirar as mãos do volante.
+ Confira algumas curiosidades sobre Pokémon Go, o game que está fazendo muito sucesso
+ Veja mais: Qual o melhor calçado para dirigir?