Se você comprou um carro, vendeu ou está pagando suas parcelas, é preciso colocar essa informação na declaração de Imposto de Renda. A Receita Federal disponibiliza um formulário no qual é possível colocar todos os dados. Como o Registro Nacional de Veículo (Renavam), que tem contribuído para evitar fraudes. Se você quer saber o passo a passo sobre como declarar venda de veículo no imposto de renda, fique atento ao conteúdo deste post que preparamos para você.
Vamos lá. Afinal, como declarar venda de veículo no imposto de renda
A seguir vamos te mostrar todo o caminho de como declarar venda de veículo no imposto de renda.
Ficha: “Bens e Direitos”
Para declarar seu veículo, você deve ir ao campo “Bens e Direitos”, no código 21 – Veículo automotor terrestre. Na aba “Discriminação”, você deverá fornecer detalhes como: marca, modelo, placa, ano de fabricação, por exemplo.
Caso você tenha comprado o carro no ano passado, é necessário escrever quanto pagou por ele. Isso é possível no campo “Situação em 31/12/2018”.
Se você não comprou um carro no último ano, mas ainda está pagando por ele, é só repetir a informação que está no cadastro do ano passado. É importante especificar a data em que adquiriu o veículo e colocar as condições de pagamento.
Compra e financiamentos
Na mesma ficha, “Bens e Direitos”, você coloca todas as informações, como data, CNPJ da concessionária, o valor de entrada. E explica tudo sobre como a compra foi realizada. Ou seja, se foi a vista ou até quando permanecerá pagando as parcelas.
No caso de um financiamento, acesse “Dívida e Ônus” e coloque o valor que falta pagar pelo carro. É importante também saber que, caso você tenha vendido seu carro e ele ainda permaneça em seu nome, você deve colocar o nome e o CPF do comprador em “Bens e Direitos”, e não preencher o campo “Situação em 31/12/2018”.
Se você vendeu um carro para comprar outro
Ainda na aba “bens e Direitos”, você vai até o campo “Discriminação” e descreve o valor pelo qual vendeu seu veículo, a data, e o CPF do comprador (ou CNPJ). Você não deverá preencher a ficha “situação em 31/12/2018”.
Depois, coloque todas as informações sobre o veículo que adquiriu durante o ano. Preencha também com os dados de data de compra, condições de pagamento, se há financiamentos, bem como CPF ou CNPJ do vendedor. Na ficha “situação em 31/12/2018” você deve informar o valor que pagou pelo carro até essa data.
Seguro Auto
Se você comprou ou trocou de carro, é importante protegê-lo da melhor forma possível. Para isso, contratar um seguro de veículos é fundamental. Se ainda não tem, faça uma simulação de seguro auto online na Bidu e confira as opções.
Esse conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre como declarar venda de veículo no Imposto de Renda?
Veja também como declarar poupança no IR. Assim como é importante saber como declarar venda de veículo, também é válido saber o que pode ser descontado do IR. E se você acabou perdendo o prazo da declaração justamente por conta da negociação de venda do veículo, veja no passo a passo para declarar imposto de renda atrasado.
+ Como declarar venda de imóvel
Última atualização em 10/04/2019