É isso mesmo que você entendeu, a empresa Uber termina a fase de testes e lança nas ruas sua frota de carros autônomos – Uber sem motorista – dá pra acreditar? Vamos explicar.
O CEO da Uber, Travis Kalanic, começou a botar em prática um sonho antigo. Em parceria com a Volvo, lançou nas ruas de Pittsburg (EUA) um Volvo especialmente modificado e equipado com radares, sensores, scanners e câmeras que mapeam o trajeto e mostram todas as condições do trânsito ao redor, tudo isso para que a máquina não precise mais de um condutor.
Com investimento de 300 milhões de dólares, a empresa contratou para seu centro de tecnologias avançadas mais de 50 cientistas vindos da Carnegie Mellon University, que é referência em projetos de robótica e veículos espaciais (vai vendo!), e com isso até causou um reboliço no Google, pioneiro no pensamento (mas por enquanto não comercial), que mantém uma parceria com a Lyft, principal concorrente da Uber.
+ Carro autônomo dá sono? Os engenheiros da Ford disseram que sim.
Inicialmente, o veículo ainda terá um motorista comum no assento do passageiro para monitorar todas as funções. Travis fez uma importante observação dizendo que nenhuma cidade está pronta para dispensar um ser humano, mesmo com toda confiança no seu projeto de autocondução, a supervisão agora será fundamental. A Volvo disponibilizou um pequeno número de SUVs XC90 para ensaios iniciais, mas o objetivo é a entrega de mais 100 carros para sua parceira Uber até o fim deste ano.
Como acontece
Por ora, os clientes em Pittsburg solicitarão os carros do jeito usual, via app Uber, e estarão sujeitos a embarcar nessa experiência, pois os veículos autônomos já estarão circulando e emparelhados à frota disponível para o solicitante. Por exemplo, você está esperando seu Uber, e ele chega, mas sem motorista, buu!
Sem medo, afinal, o supervisor estará lá, e o melhor: a viagem sai de graça!
A Uber, pela primeira vez, exibe fotos oficiais do veículo, uma SUV Volvo com utilitários esportivos.
O Ford Fusion foi o primeiro Uber sem motorista a ser testado.
Quem já experimentou
Na opinião de um repórter que já fez o test drive do Uber sem motorista, o veículo realizou suas funções básicas por conta própria, como acelerar e frear, mas quando o sistema detectava algo mais complexo como a aproximação de um carro em sua direção, ou objetos estranhos (como um ganso atravessando a rua!), era emitido um alerta sonoro antes de sair do modo autônomo. Deve dar uma certa aflição, né?!
A polêmica
Com essa supermáquina nas ruas, começam a surgir a surgir muitas questões quanto ao futuro. Motoristas de Uber já torcem o nariz, afinal, é o ganha pão. E olha que nem todos pertencem efetivamente à empresa, muito menos possuem um sindicato. Quase um milhão de motoristas no mundo todo serem substituídos por um software é polêmica sem limite de quilometragem.
Aqui no Brasil nossa preocupação maior é poder pegar o transporte em paz, de forma legal e segura (já conhece o seguro para Uber?), então, por enquanto somos plateia neste avanço tecnológico que parece estar tão longe, mas na verdade é logo ali, de Uber sai baratinho. 😉
Veja também: