Respeito deve ser a principal palavra quando se trata de trânsito. Quando se respeita o espaço dos demais motoristas nas ruas, por exemplo, temos maior fluidez e segurança na hora de dirigir; quando respeitamos o espaço de pedestres, também construímos a relação de controle mútuo dentro do trânsito caótico das cidades. Assim, todos que andam pelas ruas conseguem ter seu espaço e circular com mais segurança na cidade.
Mas, e quanto aos ciclistas?
Andar de bicicleta pode ser uma alternativa saudável tanto para o ciclista como para o meio ambiente, por permitir uma redução total de poluentes. No entanto, é importante saber o papel de cada um dos atuantes no trânsito, para que se mantenha a calma, controle e, principalmente, segurança.
Dicas para o ciclista
- Educação e conhecer as leis de trânsito, sempre respeitando-as;
- Ser visto, utilizando roupas claras que chamem a atenção e, quando possível, acoplar luzes que são permitidas na bicicleta;
- Evitar ruas e avenidas movimentadas, além de manter-se à direita e na mão correta de direção;
- Utilizar ciclovias e ciclofaixas, quando estas são disponíveis.
Dicas para o motorista
- Levar em consideração a diferença entre a velocidade de um carro para uma bicicleta, e respeitar o tempo de reação de ambos;
- Justamente por pontos cegos e pelo tamanho, a bicicleta é difícil de se identificar no trânsito. Mantenha-se atento;
- O tempo de frenagem de um carro é menor do que de uma bicicleta, sendo preciso manter maior cuidado em casos que se faça necessário frear.
Deve-se levar em consideração que, segundo a legislação de trânsito brasileira, os ciclistas e pedestres possuem prioridades sobre demais veículos motorizados, sendo que quem anda a pé tem maior prioridade ainda no trânsito.
Lembre-se que o respeito no trânsito é ponto principal para prevenção de acidentes e situações desagradáveis! Inclusive, algumas seguradoras desenvolvem ações sustentáveis para a boa convivência no trânsito. E lembre-se que você pode optar pela bicicleta se pretende economizar com gasolina, estacionamento e outros gastos que o veículo não tem.
Vai andar de bike pelas ruas? Não esqueça de fazer um seguro para seu celular, evitando que roubos e furtos se tornem uma dor de cabeça!