O terminal de direção é uma peça integrante dos sistemas de direção e de suspensão de um veículo. Leia este texto para descobrir tudo sobre o terminal de direção, sua importância e quando substituí-lo.
O sistema de direção
Todo automóvel possui um sistema de direção. Esse sistema é responsável por possibilitar que o automóvel faça curvas.
O sistema de direção é composto por várias peças. Basicamente, há o volante, que está conectado à caixa de direção. Essa, por sua vez, está conectada ao braço de direção. Finalmente, acoplado ao braço de direção, há o terminal de direção, que está conectado a uma das rodas.
Assim, quando o condutor do automóvel gira o volante para fazer uma curva, esse movimento é transferido às rodas pelo sistema de direção.
O terminal de direção
O terminal de direção, ou ponteira, como também é chamado, liga todo o sistema de direção às rodas do veículo.
Trata-se de uma peça pequena, medindo cerca de 15 cm. Ela é constituída por um corpo de aço, um pino esférico, uma coifa de borracha e uma bucha, e é engraxada, para facilitar sua movimentação.
Alguns terminais de direção possuem forma reta. Este tipo de terminal pode ser acoplado tanto à roda direita quanto à esquerda do carro. A maioria deles, contudo, apresenta um formato curvo e possui um lado específico para o acoplamento ao veículo. No interior do terminal de direção fica o pivô. Ele funciona como a ligação entre o chassi do automóvel e o sistema de suspensão.
Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também atua na suspensão do veículo. Assim, ele possui dupla importância.
Quando substituir o terminal de direção
Quando o terminal de direção está gasto, surge uma folga no acoplamento. Essa folga provoca uma trepidação, ou seja, uma vibração na direção. Muitas vezes esse sintoma é confundido com problemas no balanceamento. Porém, às vezes, o responsável é o terminal de direção gasto, com folga.
Por isso, quando a trepidação surgir, antes de mandar balancear as rodas, convém fazer uma revisão na suspensão do carro.
Se for constatada a folga nos terminais de direção, será preciso trocá-los urgentemente. Depois é preciso fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. Não rode com o terminal de direção gasto. Além da trepidação ao volante, isso também acarreta maior desgaste dos pneus, fora a dificuldade de controlar o carro.
Em casos extremos, a folga no terminal de direção pode ocasionar o rompimento do pino mestre do terminal. Se isso ocorrer, o condutor perderá completamente o controle da direção do carro, o que pode resultar em um grave acidente.
Lembre-se: para que o veículo apresente boa dirigibilidade e segurança, é extremamente importante que toda a suspensão esteja alinhada, incluindo o terminal de direção.
Mais proteção com o Seguro de Carro
Para evitar problemas, faça uma manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros. E não se esqueça de contratar um seguro auto, para poder rodar tranquilo por aí! Com um seguro de carro você fica mais tranquilo sabendo que estará protegido contra qualquer imprevisto.
Última atualização em 30/06/2020