Quando falamos de seguro, geralmente o brasileiro associa logo ao seguro auto, modalidade mais popular no país. Porém, o seguro residencial vem ganhando espaço nos últimos tempos dado o seu ótimo custo benefício ao proprietário do imóvel. Espera um pouco, mas será que o seguro residencial funciona, de fato? Para entender melhor, acompanhe o nosso post!
Cotação online de Seguro Residencial
Então, o Seguro Residencial funciona?
Sim, o seguro residencial funciona. Para quem não está muito familiarizado, o seguro residencial busca proteger o imóvel (seja casa ou apartamento) de uma série de imprevistos. Isto serve tanto para a estrutura da residência como os objetos que estão dentro dela. É uma espécie de garantia do lar para o dono do imóvel poder dormir tranquilo.
Dessa forma, o proprietário não precisa arcar com tantos custos, caso haja algum prejuízo na residência. Um alívio, sobretudo quando somos pegos de surpresa e afeta bastante o orçamento familiar. O seguro, na prática, pode ser escolhido de acordo com às necessidades dos moradores, o que ajuda a encontrar uma proteção realmente funcional à toda família.
O que é útil no Seguro Residencial?
Para não haver mais dúvidas se o seguro residencial funciona, vamos explicar o que tem, exatamente, de útil no seguro. Confira:
Cobertura básica garantida
Sabe que todo seguro oferece uma cobertura básica, certo? Com o residencial, isso não é diferente. Neste caso, existe cobertura para três situações: incêndio, queda de raio e explosão. Como são problemas de grande magnitude, causando enormes danos ao imóvel, o segurado será indenizado, visto que a cobertura básica é garantida, independente da seguradora escolhida. Um verdadeiro respiro para o seu bolso.
Vale destacar a cobertura contra incêndio. Em todos os casos o seguro entra em ação? Na verdade, não é bem assim que o seguro residencial funciona. Por exemplo, um incêndio criminoso, que seja comprovado pela perícia, não é coberto pelo seguro. No entanto, um incêndio acidental, como um curto-circuito, situação comum nos domicílios, tem o reembolso certo ao proprietário.
Grande variedade de coberturas adicionais
Sim, isso é um dos grandes trunfos do seguro residencial: o grande cardápio de coberturas adicionais. Aqui, o dono do imóvel pode decidir pelas coberturas que realmente sejam necessárias de acordo com o seu perfil e avaliar os possíveis riscos na residência. Quer um exemplo? Caso more na região Sul, a cobertura para vendaval ou tornado é uma boa escolha. Já que falamos de locais onde esses fenômenos da natureza costumam aparecer com maior frequência. Em compensação, se residir numa região serrana, a cobertura contra desmoronamento pode ser a que esteja procurando.
+ O Seguro Residencial cobre enchentes e alagamentos?
Outro caso se refere a cobertura de roubo e furto. Ainda mais, quando se leva a família para fazer aquela viagem de férias e deixa o imóvel sozinho por um período. Para não encontrar uma surpresa desagradável na volta, recomenda-se garantir essa cobertura, assim o segurado será ressarcido conforme os valores dos objetos roubados.
Há, também, outras coberturas voltadas à proteção da parte interna da propriedade, como a cobertura para danos elétricos, cobertura para vidros e cobertura para vazamento de tubulações. Vale conhecer as principais coberturas disponíveis e analisar quais são mais benéficas à sua realidade.
Ter assistências emergenciais 24h
Passou algum perrengue na residência? O seguro residencial funciona nesses momentos ao disponibilizar um pacote de serviços de emergência a qualquer hora. Geralmente, estão inclusos no pacote básico chaveiro, encanador, reparos elétricos e hidráulicos. São consertos realizados gratuitamente, embora haja uma limitação para usá-los.
A notícia boa é que, caso o proprietário do imóvel queira, é possível também aumentar a lista de assistências 24h, a depender da seguradora. Um vasto leque de serviços é oferecido, tais como substituição de telhas, despachante, assistência técnica de computadores, babá, vigilante e cuidados com os animais domésticos.
Ao invés de abrir a carteira e contratar terceiros para fazer algum conserto, cabe dar uma olhada nas assistências que a seguradora proporciona. Um reparo que pode sair caro, o seguro tende a oferecer valores mais acessíveis ou, até mesmo, de graça.
Protege a área externa da residência
Isso mesmo, o seguro residencial funciona não somente no interior do imóvel. Existem proteções vantajosas para a área externa de seu lar. Sabe a caixa d’água que costuma dar um trabalhão para limpar? Está integrada no pacote de assistências ofertado pelo seguro. O seu cãozinho mordeu o carteiro? A indenização pode sair da cobertura de responsabilidade civil familiar (pessoas que não convivem com o segurado).
Ou seja, mais uma utilidade do seguro residencial que pode ser positiva a fim de evitar maiores gastos desnecessários.
Como escolher um Seguro Residencial que funciona?
Não tem segredo: ao procurar um seguro residência, pesquise todas as coberturas e assistências e personalize o seguro da forma que seja mais apropriada à sua família. Com isso, o segurado fica ciente dos possíveis prejuízos e, caso venha acontecer algum problema, estará coberto pelo seguro, de acordo com a apólice contratada.
Outro detalhe importante: o custo do seguro. Não procure o seguro residencial mais barato, uma vez que o preço do seguro, em geral, é mais em conta se comparado com outras modalidades de seguros. Vale fazer diferentes cotações até encontrar o seguro ideal ao seu bolso e que corresponda às suas necessidades. Dessa forma, poderá ter o custo benefício tanto desejado.
E informe-se sobre a franquia e indenização do seguro. São momentos que o proprietário do imóvel precisa estar ciente como o seguro residencial funciona para, depois, não ter alguma insatisfação com a seguradora.
Quer encontrar o seguro residencial que casa com o seu perfil? Faça já uma simulação de seguro residencial com a Bidu Corretora!
Última atualização em 29/06/2020