Seguro de Vida com capitalização: descubra como funciona e se vale a pena ter um

Por 16 de novembro de 2020dezembro 22nd, 2020Finanças, Vida e Saúde

Você já ouviu falar em seguro de vida com capitalização? 

Assegurar um futuro mais confortável e com menos preocupações, tornou-se uma questão indispensável para conduzir a vida. Diante de tantos acontecimentos inesperados nos últimos anos, o ser humano percebeu que é preciso se planejar. 

O mercado também assimilou essa nova perspectiva. De tempos em tempos é possível notar que novos produtos e serviços surgem, ou se reinventam, para atender a essa demanda. 

Nessa nova prateleira de consumo está o seguro de vida com capitalização. Uma ferramenta que une, primordialmente, as definições de proteção e investimento.

Ela permite que o consumidor tenha, em um único produto, acesso a uma gama maior de benefícios. Vamos entender nesse artigo como isso funciona e se vale a pena, para o seu perfil, considerar essa opção. 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é o Seguro de Vida com capitalização?

Como o próprio nome sugere, o seguro de vida com capitalização reúne os conceitos de dois produtos antes adquiridos de forma separada. 

Seguro de Vida

O seguro de vida, de maneira geral, traz em seu portfólio a proteção financeira ao segurado e aos seus beneficiários, no caso de acontecimentos como: 

  • No caso de alguma doença grave acometer o segurado, ele terá auxílio com os tratamentos. Entre as doenças está o câncer e o AVC, por exemplo; 
  • A assistência funeral pode ser garantida pelo segurado e cobrirá os custos com o funeral.

Tudo é formalizado de maneira personalizada, de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Capitalização

Já a capitalização é uma forma de economizar dinheiro de maneira programada. Depósitos periódicos, que podem ser, inclusive, ser mensais, autorizam a participar de sorteios e concorrer a prêmios, através da Loteria Federal. 

Com esse título você pode resgatar de volta o valor total ou parcial, após um período de tempo. Haverá correção monetária com base na taxa referencial. Também há a vantagem de não ter juros aplicado. 

Entre os prêmios que mencionamos, que podem ser em forma de dinheiro ou bens, estão imóveis, carro e outros.

Para as empresas que vendem esses títulos, a vantagem está em acumular determinado montante. Esse recurso pode render em forma de outros investimentos. 

Na devolutiva do valor ao comprador do título, ela devolve o valor comprado sem aumento ou correções mais expressivas. Isso garante o sucesso desse modelo de operação. 

E o que tem a ver Seguro de Vida e capitalização?

Tem a ver que quando você compra o seguro de vida, você também está adquirindo um título. Uma apólice que garante o cumprimento das coberturas contratadas por parte da seguradora. Além disso, também é um investimento financeiro de médio ou longo prazo, que não deixará a sua família desamparada nos momentos mais difíceis. 

Com o adicional do título vinculado a uma capitalização, esse valor investido passa a operar também no formato de concorrência de prêmios. 

Quais as vantagens do Seguro de Vida com capitalização? 

Existe uma lista interessante de vantagens que podem mudar a sua percepção sobre unir coisas que parecem ser tão distintas com um seguro de vida com capitalização:

  • Tudo em um único produto. Proteção e a capacidade de fazer uma reserva financeira em um título;
  • Possibilidade de realizar contratos de prazo maior e com mais possibilidade de negociação do valor do prêmio;
  • Há a possibilidade de transferir o investimento para um ou outro formato, de maneira a separar os títulos. Isso garante a possibilidade de cancelar uma das funções;
  • A expectativa de vida aumentou. Com esses recursos você garante uma capacidade adicional de suportar mudanças ou oscilações no orçamento familiar.

Seguro de Vida com capitalização: cuidados para se observar

A parte burocrática pode ser um tanto desconfortável para muitas pessoas. Muita gente não está acostumada, ou não gosta mesmo, de ler os termos de um contrato. Mas é muito importante que você esteja atento à alguns detalhes. Isso é fundamental para não haver surpresas ou falta de informações que podem lhe gerar frustração. Confira: 

  • Tanto o seguro de vida quanto a capitalização podem apresentar em seu contrato um período de carência. Ou seja, um determinado prazo para tal cobertura valer ou para que você possa até mesmo cancelar alguma função antes contratada. 
  • Vale ficar atento também que para modificar qualquer situação já assinada neste contrato, você precisará realizar um endosso.
  • Não deixe de confirmar e sempre atualizar todos os seus dados pessoais e dados bancários para o recebimento dos benefícios.
  • Tenha em mãos ou saiba exatamente como acompanhar a sua capitalização ou acionar o seu seguro de vida. Você pode precisar. 

Como contratar o Seguro de Vida com capitalização?

Na Bidu você encontra as principais seguradoras do mercado e juntamente com as diferentes opções que vão, com certeza, atender ao seu perfil. 

Não é necessário investir tanto tempo para descobrir qual o melhor para você, basta fazer uma cotação online gratuita, que em poucos dias você encontra o produto que quer e em breve já poderá estar usufruindo dos benefícios. 

Última atualização em 16/11/2020