O Brasil é um país com uma enorme quantidade de motocicletas circulando diariamente em suas vias. No entanto, no país, o seguro de moto é caro em comparação com outros tipos de seguro, como o seguro de automóveis. Quais são os principais motivos que contribuem para o alto custo do seguro de moto no Brasil?
Risco de roubo e furto
Seguro de moto é caro por vários motivos e um deles é o alto risco de roubo e furto desses veículos.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os roubos e furtos de motos dispararam na cidade de São Paulo, neste ano. Nos cinco primeiros meses de 2023, ocorreram 7.868 roubos e furtos na capital paulista, um aumento de 36% desse tipo de ocorrência na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 5.798 roubos e furtos de motos.
As motocicletas são alvos frequentes de criminosos devido à facilidade de manuseio e à demanda por peças de reposição. A falta de segurança nas cidades brasileiras e a falta de investimentos em medidas de prevenção aumentam consideravelmente o risco de ter uma moto roubada ou furtada, o que leva as seguradoras a cobrarem prêmios mais altos para proteger seus clientes.
Acidentes de trânsito
Além disso, seguro de moto é caro também no Brasil pelo elevado número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Infelizmente, as motos são consideradas veículos mais vulneráveis em comparação aos automóveis, pois oferecem menos proteção ao condutor e passageiro em caso de colisão. O trânsito caótico, a imprudência no uso das motos e a falta de infraestrutura adequada contribuem para um aumento nos acidentes. Com isso, as seguradoras precisam cobrar prêmios mais altos para cobrir os riscos associados aos acidentes frequentes e às indenizações.
Falta de cultura de seguro
No Brasil, ainda existe uma falta de cultura de seguro entre os proprietários de motos. Muitos motociclistas optam por não contratar um seguro devido aos altos custos envolvidos ou à falta de informação sobre a importância do seguro. Esse cenário faz com que o número de veículos segurados seja menor em comparação com outros países, o que resulta em uma menor base de segurados e, consequentemente, em prêmios mais altos para compensar o risco.
Custo de peças e reparos
Em caso de sinistro, as peças e os reparos de uma motocicleta tendem a ser mais caros do que os de um automóvel. As peças de reposição específicas para motos podem ser mais difíceis de encontrar e, consequentemente, mais caras. Além disso, a mão de obra especializada também possui um custo elevado. Esses fatores contribuem para o aumento dos valores das indenizações e, por sua vez, para o encarecimento do seguro de moto.
Perfil do condutor
O perfil do condutor é outro aspecto importante na precificação do seguro de moto. Fatores como idade, sexo, experiência na direção e histórico de sinistros são levados em conta na análise de risco. Jovens motociclistas e condutores com histórico de sinistros têm maior probabilidade de se envolverem em acidentes, o que aumenta o custo do seguro para esses perfis específicos.
O alto custo do seguro de moto no Brasil é resultado de uma combinação de fatores, incluindo o risco de roubo e furto, o elevado número de acidentes de trânsito, a falta de cultura de seguro, o custo de peças e reparos e o perfil do condutor.
Para que haja uma redução nos preços, é necessário investir em segurança pública, infraestrutura adequada, conscientização sobre a importância do seguro e adoção de medidas que promovam a redução de acidentes no trânsito. Além disso, é essencial buscar uma maior oferta de seguros para motocicletas, o que pode gerar uma competição entre as seguradoras e, consequentemente, uma redução nos preços praticados.
Última atualização em 20/07/2023