Seguro de carro para mulher é mesmo mais barato? As seguradoras sempre tiveram o costume de considerar o público feminino com um risco menor que o masculino. As empresas seguem com a ideia de que as mulheres prestam mais atenção na direção do que o homem, além de se envolverem menos em acidentes e manterem diversas preocupações a mais na hora de dirigi, ou seja, a incidência de sinistro do público feminino é menor quando comparada ao masculino.
Para avaliar o preço do seguro auto, as seguradoras fazem um cálculo de risco, que leva em conta diversas questões como experiência do condutor, local de trabalho e moradia, se pernoita em garagem fechada ou na rua. Por exemplo, o preço do seguro de uma mesma pessoa para um mesmo carro em diferentes locais será diferente. O gênero também é (bastante) levado em conta na hora de precificar o seu seguro!
A porcentagem entre o valor final do seguro para mulher sempre se mostrava grande, se comparado com o sexo masculino. Porém, esse quadro vem mudando ao longo dos anos. Confira o gráfico abaixo:
+ Veja também: Mulheres do automobilismo
As seguradoras acreditam que podem depositar uma confiança maior na mulher por seu senso de responsabilidade no trânsito. Além de se envolverem menos em acidentes, carros conduzidos por mulheres acabam sofrendo danos relativamente menores que por homens. É por isso que muitas já oferecem proteções com benefícios específicos para seguro auto mulher – como é o caso da Bradesco Seguros e também da Porto Seguro. O seguro auto mulher oferece benefícios exclusivos para as seguradas, como por exemplo assistência 24 horas.
No entanto, pelo cada vez maior senso de igualdade de gênero, e o comportamento cada vez mais semelhante entre homens e mulheres, as seguradoras estão nivelando os valores do seguro auto, acabando com a fama de seguro de carro mais barato para mulheres.
Seja você homem ou mulher, é importante se manter protegido. Faça uma cotação de seguro auto para seu automóvel na Bidu Corretora e compare o preço nas melhores seguradoras!