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GNV: dúvidas sobre economia, seguro automotivo e mais

Por 23 de setembro de 2021Mobilidade
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Com a alta nos preços da gasolina e do etanol, as conversões para GNV (Gás Natural Veicular) voltaram a ganhar força. De acordo com o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), em agosto de 2021 tiveram 18.027 conversões de veículos para GNV no Brasil. Contra 9.364 no mesmo mês de 2020, uma alta de expressivos 92,5%.

Mas são muitas as dúvidas que costumam rondar este assunto. Desde a conversão do carro até o preço do seguro automotivo.

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Mais barato e econômico com GNV

A razão é simples de entender. Enquanto os preços médios do litro da gasolina e do etanol no Brasil são de R$ 6,07 e R$ 4,70, respectivamente, o metro cúbico do GNV é está R$ 4,14. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo para a semana de 12 a 19 de setembro de 2020.

De quebra, ao usar o GNV o carro consome menos do que com gasolina ou etanol. Imagime um modelo compacto que faça, em média, 8 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina. Com GVN vai alcançar um consumo médio de 15 km/m³, o que representa uma economia de cerca de 50%.

+ Veja dicas de como economizar com seu carro

Quanto custa converter?

Hoje, o custo para converter o carro para GNV é de aproximadamente R$ 5 mil por um kit de quinta geração em empresas homologadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Este valor não inclui os gastos da nova documentação do veículo com a conversão para GNV junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Isso é obrigatório e vai custar cerca de R$ 1 mil. Além disso, é preciso fazer uma inspeção do kit todos os anos no INMETRO.

Quanto demora para o kit GNV se pagar?

O tempo exato para recuperar o investimento depende do tanto que a pessoa utiliza o carro. Se rodar cerca de 1 mil quilômetros por mês em um carro que faça 11 km/l com gasolina e 15 km/m³ com GNV, serão necessários 22 meses. Se rodar 3 mil quilômetros mensais, o tempo cai para apenas sete meses.

É necessária alguma manutenção no kit GNV?

Sim. O kit deve ser inspecionado pela empresa que fez a conversão a cada 10 mil quilômetros e o filtro de GNV deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros. No mais, o carro movido a GNV pode seguir os prazos e recomendações do manual do proprietário.

Quais os melhores carros para fazer a conversão?

Qualquer carro pode receber o kit GNV, mesmo os mais antigos. O GNV é armazenado em cilindros de diversos tamanhos:

  • 7,5 m³ e 30 kg de peso
  • 9,5 m³ e 35 kg
  • 15 m³ e 50 kg
  • 17 m³ e 55kg
  •  21 m³ e 70 kg
  •  24 m³ e 80 kg

Os cilindros normalmente ficam dentro do porta-malas e ocupam, em média, 50% de sua capacidade de bagagem. Alguns modelos permitem que os cilindros sejam acomodados sob o assoalho, no local onde fica o estepe externo. Entretanto, você tem que retirar o o pneu reserva.

Na hora de vender o carro, posso retirar o kit de gás natural veicular?

Sim, é possível retirar o equipamento na hora da revenda e instalá-lo em outro veículo. Entretanto, você tem que avisar o Detran da alteração para dar baixa na conversão no documento do veículo antigo. E todo o processo de homologação deve ser feito junto ao órgão no carro novo que será convertido.

E como fica o seguro automotivo de um carro movido a GNV?

Quase todas as seguradoras aceitam carros convertidos para gás e ainda oferecem uma cobertura adicional para o kit GNV. O cliente declara o valor do equipamento no ato da contratação do seguro automotivo. Em caso de perda total, a seguradora adiciona o total na indenização integral.

O kit GNV aumenta muito o preço do seguro automotivo?

A diferença de preço do seguro automotivo para o mesmo perfil de segurado é de aproximadamente 20% a mais para o carro com um kit de GNV de R$ 6 mil. 

É um investimento baixo perto do preço total do equipamento. Vale lembrar que omitir a informação de que o carro é convertido para gás natural veicular pode gerar a recusa no pagamento da indenização pela seguradora.

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Última atualização em 23/09/2021

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