A Amil é uma das maiores operadoras de plano de saúde do Brasil. Ela possui mais de 6,1 milhões de beneficiários e oferece excelente cobertura médica de atendimento. Mas sabemos que, algumas vezes, você precisa realizar alguma consulta ou exame fora dessa rede credenciada. Nessa hora vem a dúvida: como pedir reembolso Amil?
Não pense que é impossível e cheio de burocracia. Aqui vamos explicar passo a passo do que é necessário ter em mãos para que você consiga o seu reembolso Amil sem dores de cabeça.
O que é o reembolso Amil?
Como antecipamos, o reembolso Amil pode ser solicitado quando algum procedimento é realizado fora da rede credenciada, envolvendo custos. O que vale ficar atento é que o seu reembolso pode ser com o valor da despesa integral ou parcial. Isso vai depender do tipo do plano e das motivações que o levaram a seguir para um atendimento fora da Amil.
Além disso, você precisa solicitar ao prestador do serviço médico, uma nota fiscal com o valor do atendimento e também uma declaração do especialista relatando o ocorrido. Sem essa documentação você não consegue comprovar nem o valor da despesa e nem as motivações do atendimento externo. A nota fiscal é fundamental para o reembolso Amil.
Quando eu posso pedir reembolso da Amil?
Há alguns casos obrigatórios que o reembolso Amil pode ser solicitado, veja abaixo:
- Para atendimentos de emergência e urgência previstos em contrato no plano do beneficiário, em que a Amil não atende;
- Para casos de atendimento em que a Amil não conseguiu oferecer o atendimento buscado em até 14 dias e o beneficiário precisa buscar na rede particular;
- Ausência de atendimento credenciado na localidade ou município;
- Clientes Amil 400, Amil 500 e Amil 700 possuem direito a reembolso para procedimentos realizados na rede externa.
Qual prazo para solicitar o reembolso Amil?
Essa pergunta é muito importante. Todas as operadoras de plano de saúde estabelecem um prazo máximo, a partir da realização do atendimento, para a solicitação do reembolso.
No caso do reembolso Amil esse prazo é de até 30 dias. Ou seja, se você realizar um atendimento médico hoje, você terá até 30 dias para realizar o pedido de reembolso, com a documentação necessária e a nota fiscal do atendimento.
Como pedir o reembolso Amil?
Mais uma vez a tecnologia facilita a sua vida. O seu pedido de reembolso Amil pode ser feito pelo site da operadora. Veja o passo a passo:
- Entre no site da Amil, acesse a área de clientes. Selecione “Para você” e faça o seu login;
- Dentro da sua página de clientes, você encontrará a seção de serviços na lateral esquerda da tela e a opção “Solicitação de reembolso”;
- Caso o reembolso seja para algum membro dependente do plano, você deverá informar nesta mesma seção e seguir as instruções do site;
- Tenha os recibos ou nota fiscal e a declaração do médico em mãos;
- Selecione a forma mais fácil para você enviar essa documentação para a Amil: por meio de courier (motoboy), que pode ir até a sua casa ou no seu trabalho para buscar a documentação, envio por correio, ou atendimento nas agências físicas da Amil;
- Depois, você seleciona o tipo de despesa que precisa de exame, como consultas médicas, exames e procedimentos ou internações;
- Preencha corretamente os seus dados cadastrais e anexe os arquivos dos seus documentos;
- Nesse momento, fique atento ao preenchimento da sua conta bancária, pois é por ela que você irá receber o valor do reembolso.
O procedimento de reembolso poderá ser 100% digital, caso a sua nota fiscal seja do tipo eletrônica.
Fique atento!
É importante saber alguns detalhes que devem constar na sua documentação registrada pelo profissional que lhe atendeu:
- Caso você tenha realizado uma “consulta médica”, esse termo deverá ser mencionado no documento assinado pelo médico. Caso não haja essa informação e tenha apenas, algo como, “serviços médicos prestados”, o documento não será aceito;
- Para atendimento em psicólogos ou psicoterapeutas, é necessário que no recibo tenha as datas das sessões, a quantidade de sessões realizadas e o custo unitário de cada uma. Você também deve apresentar o pedido assinado e datado do médico que solicitou a sua ida a esse tipo de atendimento;
- No caso de exames, o recibo deverá ter a informação de quais exames foram realizados. Não são aceitas descrições genéricas, como “exames laboratoriais”, e os valores aplicados em cada um;
- Para internações, você deverá ficar atento. Cada profissional que prestou atendimento deverá emitir uma nota específica para o seu serviço. Caso seja uma nota única você deverá ter o serviço e o valor unitário especificado para cada atendimento;
- Faça com antecedência o seu pedido de reembolso, pois, se houver divergência ou erro em alguma documentação, o seu prazo poderá ser prejudicado.
Como vou saber se o reembolso está aprovado?
A Amil disponibiliza um painel online na sua página de serviços, para que você possa acompanhar o status de cada solicitação. Lá também é possível verificar as informações subsequentes da liberação do pagamento do seu reembolso Amil na sua conta bancária.
Como saber se o reembolso será total ou parcial?
Essa informação, provavelmente, você teve acesso ao assinar o seu contrato com a Amil. Lá eles especificam quais são os seus direitos a reembolso Amil, de acordo com o seu tipo de plano.
De qualquer forma, a Amil define que 90% do valor de consultas médicas poderá ser reembolsado, mas isso varia de acordo com o plano. Os demais procedimentos podem ser acompanhados por uma tabela do plano que é atualizada periodicamente.
Como ter um plano de saúde da Amil?
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Sem dúvidas você vai encontrar muitos motivos para cuidar da sua saúde, com um plano que cabe no seu bolso e atende ao seu perfil.
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Última atualização em 06/03/2019