Ser um motorista cauteloso no trânsito nem sempre é sinônimo de não ter nenhum ponto na carteira de habilitação. Quem dirige com muita frequência pode cometer algumas infrações pouco graves durante o ano e sem perceber vai acumulando pontos podendo até perder a CNH.
Entenda como funciona o procedimento de pontuação por infração e saiba com quantos pontos perde a CNH para evitar uma dor de cabeça no futuro.
Como funciona o sistema de pontos
Conforme o artigo 259 do Código de Trânsito Brasileiro quanto mais grave for a multa, maior é o número de pontos recebidos:
- Gravíssima – sete pontos
- Grave – cinco pontos
- Média – quatro pontos
- Leve – três pontos
Quais são as principais infrações gravíssimas?
- Conduzir com a CNH vencida há mais de 30 dias;
- Conduzir sem óculos ou lentes corretoras;
- Conduzir segurando ou manuseando telefone celular;
- Dirigir após consumir bebida alcoólica ou drogas;
- Transportar crianças irregularmente;
- Dirigir ameaçando pedestres;
- Dirigir de forma perigosa ou disputando corrida;
- Transitar pela contramão em vias de mão única;
- Desobedecer o farol vermelho ou sinal de parada obrigatória;
- Transpor bloqueio policial sem autorização;
- Transitar com velocidade superior à máxima em mais de 20% em estradas;
- Transitar com velocidade superior à máxima em mais de 50% em vias locais;
- Estacionar em vagas reservadas a deficientes ou idosos sem a devida credencial.
Com quantos pontos perde a CNH?
Quando o motorista acumula 20 pontos na CNH no período de um ano, ele perde o direito de dirigir. A intenção é punir os motoristas que recebem muitas multas, mas ainda insistem em cometer infrações.
Período de suspensão da CNH
A suspensão da carteira é de seis meses a um ano. Se em 12 meses o motorista atingir novamente 20 ou mais pontos na habilitação, o prazo aumenta para oito meses a dois anos.
Consulta de Pontos
Mantenha o controle dos pontos acumulados a partir das infrações que cometeu pelo site do Detran de seu estado. Alguns órgãos, como o Detran de São Paulo, oferecem o serviço de aviso quando o motorista está prestes a atingir 20, que é com quantos pontos perde a CNH. Assim você pode se precaver e evitar surpresas indesejáveis no futuro.
O que fazer se perder a CNH
Se você atingiu os 20 pontos e sua habilitação foi suspensa, é possível reverter a situação. Para isso é necessário entrar com recurso para anular a infração que culminou na suspensão.
O motorista deve apresentar sua defesa por escrito em primeira instância, em até 30 dias da data que consta na carta enviada pelo órgão. A apresentação pode ser realizada via internet pelo site do Detran, pessoalmente ou pelos Correios. A elaboração do recurso não exige a contratação de um advogado.
+ Quais as diferenças entre CNH suspensa e CNH cassada?
Caso o recurso seja recusado, o condutor poderá recorrer em segunda instância ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O recurso deve ser feito por escrito e entregue também em até 30 dias a partir da resposta da análise do primeiro recurso.
Se todos os recursos forem indeferidos, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada.
Seguro para Carro
A preocupação em perder a CNH é uma realidade para muitos. Entretanto, é preciso também se precaver em relação a segurança do seu carro. Assim, você até mesmo poderá dirigir mais tranquilo. Se você está dirigindo sem um seguro para carro, vale a pena considerar fazer um. É possível fazer cotação online de seguro para carro. Confira os valores e proteja-se.